Possibilidade de Comercio Livre entre UE e USA!

Hoje li esta noticia que achei brutal, vou postar porque achei interessante partilhar.

Fonte
Negociações formais para acordo de comércio livre entre UE e EUA começam em Julho - Comércio - Jornal de Negócios

- - - - - - - - - -

A primeira ronda negocial vai ter lugar em Washington já no próximo mês. O anuncio foi feito esta segunda feira pelos líderes das instituições europeias e Barack Obama durante a do G8.


As negociações para firmar o acordo de comércio livre entre a União Europeia (UE) e os Estados Unidos vão ter início em Julho e o palco para a primeira reunião vai ser Washington.



Barack Obama, Durão Barroso, Herman Van Rompuy e David Cameron aproveitaram uma conferência de imprensa durante a cimeira do G8, que decorre em Lough Erne na Irlanda do Norte, para fazerem o lançamento oficial das negociações.



Durante o anúncio, os líderes reconheceram que as negociações “não serão fáceis”, mas mostraram-se confiantes num bom termo para as negociações. Caso o acordo se concretize vai produzir a maior zona de comercial livre do mundo.



Segundo Durão Barroso, o início das negociações vai ser “decisivo para a economia global”, refere o “Wall Street Journal”. Por seu lado, Barack Obama afirmou que a ideia do acordo foi “recebida calorosamente nos Estados Unidos” e que alcançar um bom fim para o projecto “vai ser uma prioridade pessoal e do Governo” norte-americano.



As intenções para a formação de um acordo foram conhecidas em Fevereiro, aquando do discurso anula de Barack Obama no Congresso norte-americano. Contudo, o âmbito do novo acordo está já a ser analisado desde Novembro de 2011. Nessa altura, durante a cimeira entre a UE e os EUA, foi criado um grupo de trabalho liderado pelo representante do comércio norte-americano, Ron Kirk, e pelo comissário europeu com a pasta da política comercial, Karel de Gucht.



Caso o acordo seja concluído com sucesso, a economia europeia deverá receber um estímulo equivalente a 0,5% do PIB. O mesmo crescimento é válido para os Estados Unidos, que em 2027 devem ver um ganho adicional de 0,4% no PIB. Traduzindo em números, o acordo deverá render 119 mil milhões de euros à Europa e 95 mil milhões aos Estados Unidos, de acordo com os cálculos já efectuados pela Comissão Europeia. Inúmeros postos de trabalho devem ainda ser criados de ambos os lados do Atlântico.



O acordo vai abranger uma região onde o comércio bilateral atingiu 480 mil milhões de euros em 2012.
 
Last edited:
Para ser comércio livre tem de ser mais do que o proprio nome indica, com o nivel de segurança que os EUA têm a nivel de mercadoria, quem vai ganhar vão ser sempre eles!!!

Para mim esta vai ser uma daquelas que servem para tapar o sol com a peneira. O EUA, México, Canadá e Brasil neste momento são os paises que mais procedimentos são necessários cumprir para que se possa fazer quer a export quer a import...

Tirem o cavalinho da chuva se pensam que vai ser free como na UE!!
 
Epah desde que deixem de haver taxas alfandegarias de material dos USA já fico contente, nem me importo das encomendas que levam dois meses a chegar =P

Mas quanto as jantes e afins tenham em atenção, os americanos também cada vez são mais adeptos de Euro Style, o que vai aumentar um numero de utilizadores americanos a licitar em leiloes europeus, o que leva a que o pequeno portuga com menos nota, consiga ficar sem ganhar alguns leiloes, que se calhar com menos gente e mais europeus conseguia ganhar, mas e só um ponto de vista.
 
Até isto andar, vai correr muita tinta. Só para Julho entram as negociações. Será um ano? 2 anos? Esperemos que breve. Os States também estão a rebentar, daí pensar que eles tenham de se sujeitar um bocado ao livre comércio e a diminuir os níveis de segurança. Mas vamos esperar e ver.
 
Continuo na minha, não creio que vá ser assim tão facilitado quanto isso!!! O facto de introduzirem o comércio livre entre EUA e EU vai gerar muita alteração e não sei até que ponto é fiavel!
 
Ñ acredito muito...
Ja ouvi dizer que os USA querem por uma taxa (TVA salvo erro, já não me lembro) "Extra" no mercado da Internet...
 
Back
Top