Ibiza 6K Seat Ibiza 6k 1.9D 1997 "IQ" - Diário Bordo / Manutenção

Boas amigo tudo bem por aí?
Bruno as tuas deduções são acertadas, acrescentaria apenas que também pode ser no próprio painel (quadrante) maus contactos, soldas "frias", etc. Não era o primeiro! Contudo aponto para o sensor de temperatura que poderá estar para entregar a alma ao criador. Digo isto pois já me aconteceu, uns dias marcava bem, outros não marcava e outros parecia querer passar os 90º.:confused: Foto do dito aí em baixo.
Quanto a esse serviço de escapes, recordo-me dos comentários na altura... O que importa é que tenhas resolvido e que nada se tenha estragado, tirando alguns €€ :(
Fica bem.
Boas amigo!
Felizmente tudo bem por cá, espero que contigo também!
Sim, também já me tinha ocorrido essa hipótese e sei bem de que sensor falas. Além dessa função, também dá indicação se é necessário ou não as velas incandescentes "ligarem" (relativamente ao motor estar quente ou já mais frio). Por acaso até tenho 2 "suplentes", usados, dará para fazer um despiste caso volte a acontecer!
Está num sítio acessível (nestes carros mais "antigos" fica tudo "logo ali"), no próprio dia em que me fez essa "parte" foi logo onde fui verificar se estaria tudo bem! Obviamente que fiquei preocupado, mas como tinha a certeza que o carro tinha água e aparentemente tudo estava bem (até porque os trajectos diários casa-trabalho-casa não ultrapassam os 10km/viagem) uma pessoa fica sempre com a pulga atrás da orelha...
Grande abraço!
 
Bem pessoal, o IQ cá continua a andar devagarinho no dia-a-dia :p
Está a aproximar-se mais uma IPO, de momento com algumas coisinhas a fazer:

- Verificar e substituir o fole de direcção que vem como anotação na folha do ano passado
- Após alguns dias com o escape devidamente "apertado", eis que tenho o miolo solto da panela traseira :mad: Uma "grilada insuportável", em principio irei meter a outra panela que tenho de "reserva", porém o curvo da saída não é idêntico à que o IQ tem (virada para baixo) o que na hipótese menos dispendiosa passará por cortar um pouco do lip do para-choques :oops:
- O ponteiro da temperatura continua com o processo descrito num post anterior, já mudei o sensor e continua igual... Terei que tirar o termóstato fora e ver o que se passa, tenho outro OEM suplente que, embora o meu pai lhe tenha feito dois furinhos (por causa de um sintoma de aquecimento no 6k que ele teve) está funcional e não será "por aí" que fará mal...
 
Boas pessoal, deixo aqui algumas novidades para partilhar convosco!

- Fole de direcção novo montado no sitio e respectivo alinhamento de direcção:



Ao alinhar a direcção, aproveitei para corrigir uma "falha" que tinha ficado aquando da substituição da caixa de direcção assistida, onde não ficou bem centrada e virava mais para um lado do que para o outro, o que fazia a jante (já no limite) tocar na barra estabilizadora. Tudo impecável agora!

- Barulho do escape eliminado!



Retirei novamente a panela final do sitio e ao contrario do que suspeitava, o miolo não está solto! Ao que parece, a panela estava a "roçar" numa chapa metálica mesmo à saída, o que faria aquela vibração toda que falei. Talvez tenha a ver com o facto de ter metido o catalisador "no sitio", o que provocou a panela "subir". Solução rápida? Baixar a panela, metendo uns parafusos maiores nos apoios e uma espécie de casquilhos entre o apoio e o chassis. Umas borrachas/sinoblocos maiores resolveriam também, ainda está para análise futura ;)

- A novidade menos boa: com a ajuda do meu pai, coloquei o dito termóstato OEM que tinha e continua tudo igual :( por vezes o ponteiro lá anda num sobe e desce (sempre dos 90ºC para cima!), outras mantem-se no sítio que é o suposto... De notar que a água do frasco de expansão não ferve nem deita para fora, a ventoinha aparentemente dispara dentro do que é suposto e nem tão pouco liga em estrada... Notei apenas uma ligeira descida do nível da água no outro dia, mas nada do outro muito e isto após uns km's, mas como foi a seguir a ter mudado o termóstato, julgo que seja o circuito a "ferrar" como deve ser. Repus o nível, vamos ver como se porta.

Tudo supostamente verificado para ir à IPO, apenas uma ligeira limpeza interior e exterior (já merecia principalmente a exterior o_O), assim como de algumas babas de óleo na zona do cárter/caixa de velocidades e tampa das válvulas:



E entretanto...


IPO check ! Folha limpinha como eu gosto! :cool:

Apenas me chamaram a atenção para uma folga numa parte de um triângulo, nada de grave mas para posterior verificação :)
 
coloquei o dito termóstato OEM que tinha e continua tudo igual :( por vezes o ponteiro lá anda num sobe e desce (sempre dos 90ºC para cima!), outras mantem-se no sítio que é o suposto... De notar que a água do frasco de expansão não ferve nem deita para fora, a ventoinha aparentemente dispara dentro do que é suposto e nem tão pouco liga em estrada...
Boas. Se tudo visto no compartimento do motor resta verificares o painel ou cablagem. Soldas "frias" ou partidas, falta de massa (gnd), o próprio manómetro de temperatura ou mesmo o circuito regulador de tensão do painel que também costuma dar problemas devido a aquecimento.
 
Boas. Se tudo visto no compartimento do motor resta verificares o painel ou cablagem. Soldas "frias" ou partidas, falta de massa (gnd), o próprio manómetro de temperatura ou mesmo o circuito regulador de tensão do painel que também costuma dar problemas devido a aquecimento.
Boas amigo Zé.
Pois bem, o meu pai bem que me parte a cabeça com um "Isso é um problema elétrico, caral**!! Não vês que a temperatura do motor aparentemente está normal e não te desaparece água nem ferve?!" :D
Existe uma ficha junto ao motor com imensos fios, que já foi inclusive "mexida" por nós e refeitas algumas soldas, onde inclusive ficou um fio de massa directo ao borne da bateria (em vez de a um ponto do motor) - vê a parte inicial deste post. Não me admiro nada de ser aí...
Até porque e como exemplo: há dois dias, fui alinhar a direcção e dentro da cidade no pára-arranca, lá andava o ponteiro a oscilar. Ao chegar a casa, ligou a ventoinha, tudo normal. Foi após isso que o nível da água baixou e repus. Quando andei a dar a limpeza no cofre, desliguei essa dita ficha (não meti produto nenhum nem nada), soprei para tirar uma sujidade e voltei a colocar no sitio. Hoje, fui à IPO (viagem de uns 15/20km ida e volta) e o ponteiro não passou dos 90ºC, nem mesmo lá enquanto estava a ser inspeccionado. Ao chegar a casa, voltou a ligar a ventoinha e tudo impecável o_O Lembras de referir que também tenho aquele problema das velas nem sempre ligarem? E outra... ultimamente ao ligar a chave, quase que acciono o motor de arranque para as luzes do painel acenderem! Ou é o interruptor de chave a dar o berro, ou não sei... Também desliguei e voltei a ligar a ficha na outra tarde, parece ter ficado melhor. Curioso é que só se nota melhor essa "falha" quando o carro está ao Sol/mais quente, de manhã parece-me funcionar tudo normal!
Por acaso ainda não tirei (novamente) o quadrante fora, só para verificar se existe algum mau contacto na ficha/humidade. No quadrante em si, não me arrisco em mexer pois não tenho conhecimentos a esse nível para verificar as ditas "soldas frias"...
 
Sim, essa ficha que fica junto ao motor costuma ser problemática principalmente para quem costuma lavar o motor ou o compartimento. Convém usar um bom limpa contactos, secar bem e aplicar por ex. wd40. Verificar que está bem presa sem grandes vibrações para evitar folgas nos terminais.
Sim lembro-me de vocês mexerem nessa ficha e sim, deves ter o contacto chave a dar as últimas.
O problema da velas continua? Agora vem aí o calor, não fazem falta nenhuma! :) Nesse Ibiza não sei bem como é o circuito de pré-aquecimento, há-de ter um relé temporizador. Tenta descobrir qual é, abre-o e faz-lhe uma limpeza aos contactos do relé e verifica as soldas da placa.
Abraço.
 
Sim, essa ficha que fica junto ao motor costuma ser problemática principalmente para quem costuma lavar o motor ou o compartimento. Convém usar um bom limpa contactos, secar bem e aplicar por ex. wd40. Verificar que está bem presa sem grandes vibrações para evitar folgas nos terminais.
Sim lembro-me de vocês mexerem nessa ficha e sim, deves ter o contacto chave a dar as últimas.
O problema da velas continua? Agora vem aí o calor, não fazem falta nenhuma! :) Nesse Ibiza não sei bem como é o circuito de pré-aquecimento, há-de ter um relé temporizador. Tenta descobrir qual é, abre-o e faz-lhe uma limpeza aos contactos do relé e verifica as soldas da placa.
Abraço.
Amigo @zefern , antes de mais nada o meu muito obrigado pelas tuas respostas sempre atenciosas ;)
Noto por exemplo que, com o travão de mão puxado (carro a trabalhar) a luz do painel "enfraquece" ligeiramente se meter um pisca a funcionar. Nada demais, apenas se nota a luz a "perder ligeiramente" a intensidade sempre que o pisca liga. Não me admira nada de ser falta de massa nesse circuito, digo eu... De manhã ao ligar a resistencia, muitas vezes os números do relógio/conta-quilómetros quase que se apagam, ficando pouco visíveis até dar à chave. Se bem que sei que as velas puxam imenso pela bateria e diga-se, não tarda muito deve estar a dar o berro (a caminho dos 5 anos e de 60ah!) Quando tiver uma oportunidade, irei retirar a bateria fora e dar uma limpeza no ponto de fixação do cabo da massa ao chassis. Velas no verão? Há um ano ou dois, chegou a andar com 3 queimadas... Achas que se notava? :D:D
Se não estou em erro, o relé temporizador que falas é o 144, o "grandalhão":

Nunca o abri, embora já o tivesse retirado uma ou duas vezes e limpo os contactos exteriores com uma faca...

Ainda em relação ao "aquecimento", também tenho em hipótese outra situação:
Actualmente o IQ tem algumas babas de óleo, pela junta da tampa das válvulas/parafusos de aperto, no colector de escape, na parte onde leva o filtro de óleo. Após limpar, ao fim de 3 ou 4 dias, aparece-me sempre uma pinga de óleo no chão, de escorrer... Consome também um pouco de óleo, nada de grave mas volta e meia tenho de verificar. Também tenho resíduos de valvulina na caixa, já vi o retentor da transmissão onde está sempre sujo e está OK, ou a "fuga" é pelo veio do selector ou então a caixa estará com algum "estalo" que ainda não dei por ele. O carro a quente também custa a pegar por vezes, naquele ponto ali "nem quente e nem frio" mas que a resistencia nem liga, ui... às vezes até tenho de desligar a ficha do sensor da temperatura (para as velas ligarem) e meter a trabalhar, já quase com a bateria a não fazer rodar o motor de arranque! Assim que pega, alta fumarada pois então! Já deve ter alguma folga nos segmentos de certeza....
Qual a hipótese que tenho para isto? Bem... Tenho um bloco e caixa de velocidades que eram do 6k 1.9TD que o meu pai mandou para a sucata:



Já não tenho a cabeça nem o turbo, entretanto vendidos... O carro aquecia em estrada quando andava mais a fundo, no entanto como vim a saber que a cabeça estava estalada por dentro, deveria ser por aí. O bloco à partida estará OK, sem babas algumas enquanto o tivemos, embora da ideia que tenho, tenha mais km's que este... Mas a ideia passará por verificar tudo o que seja retentores e juntas, e montar a cabeça do IQ neste... É o que actualmente está "em cima da mesa", caso o suposto problema de aquecimento persista... Vamos ver! :duhh:
 
A bomba de agua esta a trabalhar?
Sai agua com alguma pressao pelo tubo de retorno do vaso de expansao? A vaso fica quente quando o motor está quente?
Pode estar ai o teu problema de aquecimento.
Quanto ao resto, os segmentos, acho que é um pouco precipitado estares a ir por ai.. Para já..
 
A bomba de agua esta a trabalhar?
Sai agua com alguma pressao pelo tubo de retorno do vaso de expansao? A vaso fica quente quando o motor está quente?
Pode estar ai o teu problema de aquecimento.
Quanto ao resto, os segmentos, acho que é um pouco precipitado estares a ir por ai.. Para já..
Caro @Black Drako , julgo que a bomba de água funciona correctamente. Ainda não experimentei entretanto se sai água pelo tubo de retorno do vaso de expansão (anteriormente já fiz isso, quando mudei a água do circuito e meti-o a "perder" por esse tubo), no entanto julgo que a água circula de forma normal, acho que é o que pretendes saber, certo? Quando o carro está frio, vê-se bem o anti-congelante verde no frasco e a sujidade no fundo. Basta meter a trabalhar e fica tudo turvo, à partida estará a circular... Todos os tubos de água ficam "quentes", incluindo os da sofagem... O que dizes (e tens bem mais experiência do que eu, não sou mecânico nem tão pouco mais ou menos lol), seria a bomba de água com pouca rotação? No outro dia quando mudei o termostato, as pás pareceram-me em boas condições... Além disso, não seria caso para acontecer sempre o dito sintoma? É que nem sempre faz, das últimas duas vezes que andei com o carro, tudo normalíssimo :duhh:
 
Noto por exemplo que, com o travão de mão puxado (carro a trabalhar) a luz do painel "enfraquece" ligeiramente se meter um pisca a funcionar. Nada demais, apenas se nota a luz a "perder ligeiramente" a intensidade sempre que o pisca liga. Não me admira nada de ser falta de massa nesse circuito, digo eu... De manhã ao ligar a resistencia, muitas vezes os números do relógio/conta-quilómetros quase que se apagam, ficando pouco visíveis até dar à chave. Se bem que sei que as velas puxam imenso pela bateria e diga-se, não tarda muito deve estar a dar o berro (a caminho dos 5 anos e de 60ah!) Quando tiver uma oportunidade, irei retirar a bateria fora e dar uma limpeza no ponto de fixação do cabo da massa ao chassis. Velas no verão? Há um ano ou dois, chegou a andar com 3 queimadas... Achas que se notava? :D
É fazer um teste a essa bateria mas pelo que descreves, já estará com os dias contados! Aparentemente também deves ter falhas de Massa pela instalação....
Quando o carro está frio, vê-se bem o anti-congelante verde no frasco e a sujidade no fundo. Basta meter a trabalhar e fica tudo turvo, à partida estará a circular...
Quando trocaste o anticongelante não fizeste uma limpeza ao circuito?
 
É fazer um teste a essa bateria mas pelo que descreves, já estará com os dias contados! Aparentemente também deves ter falhas de Massa pela instalação....

Quando trocaste o anticongelante não fizeste uma limpeza ao circuito?

Quando mudei o termostato não fiz uma limpeza porque a fossa não tinha condições para tal... Julgo que te referes a meter o motor a trabalhar e ir colocando água no circuito e a deitar fora, não é? Fiz isso logo quando comprei o Ibiza, mas pelo tubo de retorno da cabeça ao vaso de expansão!

No entanto tenho andado com o carro esta semana nos seus trajectos habituais (viagens de 10km no máximo, 3 a 4 vezes ao dia) e até agora ainda não passou dos 90ºC. A diferença que noto é que leva mais tempo a atingir os 90ºC (pelo facto do termostato estar perfurado), quase a chegar aos 90ºC o ponteiro baixa um pouco (deve ser quando o termostato abre na totalidade) e depois estabiliza. Notei também foi que o anticongelante baixou um pouco o nível mas nada de grave (nem tão pouco baixou do nível máximo, mas como tenho aquilo marcado, sei :p). Entretanto também já disparou as ventoinhas por uma vez ou duas (parado a ralenti) sem nunca o ponteiro ter passado do dito "normal"... É estar atento :duhh:
 
Entretanto e de forma a tentar eliminar uma vibração de escape que o IQ fazia a baixa rotação, o meu pai fez-me uns casquilhos no torno, todos com a mesma medida para que a panela final "descesse de forma uniforme", para aplicar com uns parafusos maiores, claro!



Aqui já no sitio, primeiramente com os parafusos apontados e posteriormente tudo bem apertado:



Ficou com uma folga bastante boa entre o tubo de saída da panela e a chapa onde a mesma tocava, cabe perfeitamente um dedo nesse espaço. Ainda me ocorreu que a saída da panela ficasse a aparecer, para "fora" do lip do para-choques, mas não :)



Conclusão: deixou de fazer a dita vibração, só faz mesmo ali num certo ponto talvez entre as 600 e as 800rpm, com o carro ligeiramente inclinado. A ralenti tudo OK! Não consegui ainda descobrir onde o escape tocará, ou então e como o meu pai supõe, o tubo poderá estar uns quantos cm's mais comprido do que o suposto (por causa de ter sido aproveitado do outro carro e talvez na oficina nem se deram ao trabalho de andar com medições!) e faz com que sejam necessárias estas "afinações" todas o_O
Outra coisa que me ocorreu é o apoio da panela do meio (é OEM de 1993), que penso não ser bem idêntica à de origem de 1997, pelo menos a borracha parece-me bastante "desencontrada" dos "engates" (chassis/tubo de escape) e o escape demasiado fora do "tunel" :confused:
 
Uma pequena mod bastante fácil e que a meu ver terá bastante utilidade!
Aplicação de um relé OEM VW Nº99 - temporizador do limpa pára-brisas!

Baseado na informação contida num Do It Yourself de outro fórum e o aparecimento de um negócio bastante em conta pelo OLX, adquiri o dito:



Troca directa e plug&play com o relé Nº 19:



De uma forma muito resumida, nos Ibiza 6k a velocidade intermitente das escovas apenas tem uma velocidade, que por sinal é bem lenta. Nas situações em que possa houver um pouco mais de chuviscos, o intervalo de espera é bastante longo e temos que colocar na primeira velocidade, porém nessas situações torna-se demasiado rápida... Basicamente não existe um "meio termo".
Com este relé, que costumava equipar os Golf's 3 GTI e Passat's, passa a ser possivel regular a temporização do intermitente. Quando se liga a opção de intermitente, fica sempre na velocidade mais lenta, ou seja, o funcionamento idêntico para o relé Nº19. Para se programar outra temporização, ligamos para a posição intermitente, desligamos e voltamos a ligar a opção intermitente. O tempo que decorre entre desligar e voltar a ligar, será o tempo que o temporizador irá assumir. Um exemplo prático: ligo, desligo, espero 2 segundos e volto a ligar. De 2 em 2 segundos, o limpa pára-brisas é accionado! Se esperar 5 segundos, será esse o tempo de "pausa" do intermitente. E por aí fora! :)
 
Hoje tratou-se de mudar o óleo do IQ e respectivo filtro!



Aproveitei também para dar uma limpeza no filtro de ar, que já merecia!
Sem grandes fotos tiradas (não é grande ciência e além disso não dá muito jeito :D), apenas uns registos já com tudo terminado:



Óleo utilizado: PETRONAS Urania 3000E 15W-40 ("A cavalo dado não se olha ao dente!" :rolleyes:)

Nos próximos dias irei verificar o nível e repor se necessário :cool:
 
Back
Top