Vibracao A4 B8

Bons dias a todos!

Tenho uma A4 B8 Avant 2.0TDI 143cv
http://www.audipt.com/showthread.php/87233-A4-B8-Black-Phantom

e ao fim de 25.000km ( Maio deste ano) comecei a sentir o carro a vibrar aos 130 Km/h. Não fazia sempre mas volta e meia la apareciam.

Como ainda estava com pneus de neve, e ja nao tava muito frio, achei que poderia vir dai o problema. Quando troquei para pneus+jantes de Verao, verifiquei que as vibrações volta e meia la se faziam sentir.

Fiz marcação num concessionario ja que queria resolver alguns problemas pela garantia antes de fazer a revisão dos 30.000km. Os problemas eram os seguintes:
1- Vibrações acima referidas (bem conhecidas neste modelo)
2- Vibração no volante em manobras com o carro parado (ou marcha lenta) tb conhecidas neste modelo
3- Banco do condutor com ruídos (já esta resolvido)
4- 2a velocidade dificil de meter quando o carro esta frio ( ja tinha reclamado noutro concessionário, e onde me tinham dito que era normal)
5- Barulho quando o Auto-Hold esta activado

No dia marcado (6/9) la fui levar o carro, e como estou na Alemanha, mas o meu alemão não é dos melhores, indicaram-me o único empregado que falava inglês.
Expliquei-lhe todos os problemas que o carro tinha. Como já estava a espera, o empregado não confirmou nem desmentiu os problemas que tanta gente tem neste modelo com vibrações.

O empregado pediu se poderiamos fazer um test drive, onde ele viu que realmente o carro vibrava aos 138km/h. Disse-me logo que poderia ser de vários factores: pneus e/ou jantes descalibradas; deficiencia nos pneus (pelos vistos normais em pneus Dunlop 18", o que nao tenho), ou então dos braços de direcção. Neste momento, disse-me claramente que os problemas de vibrações são conhecidos e que existiam TSB para este problema.

Passados dois dias (8/9) ligaram-me a informar que tinham visto a calibração de jantes/pneus e que dessa parte estava tudo OK, e por isso, teriam de aguardar novas ordens da Audi AG uma vez que o carro ainda tem garantia. Informaram-me ainda que o carro não só vibrava aos 138km/h mas que tinham conseguido reproduzir aos 66km/h. Passados mais dois dias (10/9), ligaram-me a informar que ja tinham recebido autorização para fazer o Road Force Balance (julgo que seja alinhamento e/ou calibracao com o carro em andamento), mas que também estava tudo OK apesar das vibracoes continuarem e que por isso aguardavam novas instruções por parte da AUDI AG. Disseram-me também que as vibracoes eram diferentes das que normalmente verificam. As vibracoes nao se sentem no volante, mas sim pelo carro, e que as vibrações parecem ser para a frente/trás e não vibrações "laterais".

Dia 15/9 voltam a entrar em contacto comigo com mais novidades:
Trocaram jantes e pneus do meu carro com outro e experimentaram os dois;
Trocaram "mangas de eixo" do meu carro com outro e experimentaram os dois;
Trocaram braços da suspensão do meu carro com outro e voltaram a experimentar;

Em todos estes testes, o resultado foi o mesmo: o meu carro continua a vibrar. O outro carro tudo OK.

O próximo passo, será começar a analisar transmissões, óleo, desgaste do material, etc, mas que mais uma vez, é necessário autorização da AUDI.

Peço desculpa pela extensão do post, mas julgo que possa ser util a outros seja agora, seja no futuro...

Se alguem tiver ideias, façam favor de enviar. O concessionário tem-se mostrado bastante receptivo a novas ideias/sugestões!

Vou actualizando assim que souber novidades!


PS: Gostaria tb de mencionar que ja tinha estado neste concessionário, e que não tinha gostado do atendimento. Desta vez, fui atendido por outra pessoa, e estou bastante confiante que o problema vai ser resolvido. Com isto quero so dizer que, talvez o grande problema de alguns concessionários Audi, não é do concessionário propriamente dito, mas da pessoa com quem temos de contactar e da sua vontade em resolver problemas, ou simplesmente dizer "É normal"!


Um abraço


UPDATE: 21/09/2010: Resolvido com montagem de uma nova transmissao!
 
Last edited:
Acho que já ouve um tópico sobre isto aqui no forum, e a conclusão a que se chegou é que era um problema crónico dos B8...

Procura pelo forum
 
Acho que já ouve um tópico sobre isto aqui no fórum, e a conclusão a que se chegou é que era um problema crónico dos B8...

Procura pelo forum

Boas

Segundo encontrei, o TSB 2022179/2 (High Speed Vibration) tem como ultima solucao a substituicao dos "Control Arms". Não sei bem qual a traducao para PT, mas julgo ser as partes que ligam da transmissão a roda (acho que são as mangas de eixo), mas certamente alguém me poderá corrigir.

Ja existem inúmeros tópicos sobre este problema quer neste fórum, quer no espanhol, alemão, americano... etc... Em todos os que encontrei, o TSB resolve o problema, e por isso resolvi criar um novo tópico.
 
fonix eles andam mesmo a "cagar" nos clientes da audi

Tal como referi, acho que isso depende um pouco da pessoa responsável por estes assuntos nos concessionários. Como é óbvio, a resposta mais fácil é simplesmente dizer que "é normal" e não admitir qq problema. Esta é a parte que nao consigo perceber, porque segundo me parece, se a garantia é activada, quem paga é a Audi AG e não o concessionário. Mas claro que o problema poderá ser simplesmente da passividade/arrogância/simpatia de quem nos atende.

Eu já tinha levado a carrinha a este concessionário antes e não gostei... Voltei la por necessidade, e aparentemente estão a tentar resolver o problema da melhor maneira possível, e ate agora não tenho quaisquer razoes de queixa. Nunca me disseram que a carrinha estava pronta, apresentando ainda os mesmos problemas. Alias, por mais que uma vez que me convidaram a voltar a fazer o test drive com eles, com partes da minha carrinha subsistidos para comprovar que os problemas ainda existem!

Abraço
 
e como o carro é bem novo e com esse problema cronico eles não te trocam de carro?
pq realmente se não houver uma solução de jeito, isso seria uma hipotese que eu propunha, isto pq não ia querer um carro assim, imagina que até detectam e arranjo o problema, com a sbustituição da peça, e que essa peça é de desgaste mais acentuado e qd acabar a garantia, és tu que vais pagar? pq o carro tem um defeito?

é só a minha opinião
boa sorte
cumps
 
e como o carro é bem novo e com esse problema cronico eles não te trocam de carro?
pq realmente se não houver uma solução de jeito, isso seria uma hipotese que eu propunha, isto pq não ia querer um carro assim, imagina que até detectam e arranjo o problema, com a sbustituição da peça, e que essa peça é de desgaste mais acentuado e qd acabar a garantia, és tu que vais pagar? pq o carro tem um defeito?

é só a minha opinião
boa sorte
cumps

Ate que nem era mal pensado... mas acho que a Audi AG nao esta prai virada...
Mas era da maneira que talvez ainda metesse mais uma coisinha ou outra!

Desde que me arranjem o carro ja fico mais contente... e claro esta que mais uma vez vou pedir tudo por escrito pro caso de ter futuros problemas... Pode ser que me valha de alguma coisa..

Um abraço
 
sim, para a solução que encontrarem que te dé garantias disso, para no futuro não seres tu a pagar por um defeito do carro
abraço
 
Ontem 16/9 o concessionário recebeu a informação de que já tinha seguido pela transportadora uma transmissão nova pro meu carro...

Vamos la ver se é desta

Um abraço
 
humm, tb pode ser!
vamos aguardar
eles q te façam mesmo por escrito todo o que fizeram para te assegurares para o futuro

cumps
 
Boas,

Esse problema de vibração é algo que muita gente se tem queixado nos modelos B8 A4 e A5, até agora ainda não tenho esse problema, mas o meu B8 tem muito poucos KMs! também dizem que os carros construídos depois de 10/2009 já não têm esse defeito, se for mesmo verdade já não vou ter esse problema....

Há um artigo interessante sobre isso neste site http://a6retrofit.tripod.com/articles/a4a5vibration.html e diz que o problema é resolvido com estas peças

1 x 8K0 498 998 conversion kit
2 x N 107 315 01 bolt
2 x WHT 001 987 nut
2 x WHT 000 785 B nut

cumps
 
Olá mrafpinho!
Espero que tenhas sucesso na resolução desse problema. Tens de ser insistente.
Eu não tenho esse problema a apontar no meu A4 B8 Avant, que até foi dos primeiros a aparecer em Portugal.
O único e grande stress que tive foi com a caixa de velocidades, mas após muita insistência foi mudada. De resto, já tem 38 mil kms e tem estado tudo Ok.
Adoro o meu B8!!!
 
Back
Top