Desligar a bateria por muito tempo?

Bem a situação é que tenho o carro com a bateria desligada ,já lá vai um mes, a minha mulher não gosta muito de andar no a6 e o carro está parado com a bateria desligada será que afecta alguma parte eletrónica ou desmomoriza alguma centralina? obrigado pela ajuda;)
 
Penso que nao faz mal,Tens é de sempre voltar a por data Horas Etc...
Tens Uns Carregadores da CTEK que trabalham como se fosse um Alternador.Ligas isso a bateria ligas a Corente e isso quando a bateria esta cheia desliga,quando precisa de carga Liga,
Tens aqui em exemplo
Sonigate :: Carregador de Baterias Multi XS 7000 EU 12V - 7A : Carregadores
MUITO IMPORTANTE dizer o que se deve fazer ao colocar a bateria a carga.
Convem abrir as tampinhas para poderem sair os vapores do acido.
A bateria deve ir a carga apenas desligada do circuito do carro.

Nota: Não sei que vantagem ha em utilizar o carregador e gastar uns 50€ nisso...
Pelo menos neste caso.
 
isso de tirar as tampinhas é importantissímo, contudo as baterias mais recentes já não permitem isso. Acho que o sistema é diferente. Aliás de tal forma que este tipo de baterias novas quando se compram já vêm todas totalmente carregadas e é só montar e tá a andar.
Comprei uma no continente e era dessas. Acho que são de gel...
 
Last edited by a moderator:
MUITO IMPORTANTE dizer o que se deve fazer ao colocar a bateria a carga.
Convem abrir as tampinhas para poderem sair os vapores do acido.
A bateria deve ir a carga apenas desligada do circuito do carro.

Nota: Não sei que vantagem ha em utilizar o carregador e gastar uns 50€ nisso...
Pelo menos neste caso.
Com estes Carregadores ja Não é preciso , Pelo o menos vem escrito no Folheto que ja nao é presiso abrir,E tenho uma bateria ligada a mais de 1 Mes ao aparelho com as tampas fechadas até agora nada,Isto trabalha mesmo como um alternador
 
Desminto isso, tens de abrir as tampas pois ha sempre vapores e mesmo que carregue como um alternador, não ha consumos do veiculo. As baterias mesmo que recentes dão para abrir na mesma. Têm tampas escondidas. Apenas uma minoria estão totalmente seladas, mas as mesmas possuem respiros maiores e diferentes que lhes permitem carregar sem abrir.
 
Prejudicar não prejudica, mas na minha opinião, era muito mais saudavel para o carro,
deixar tudo ligadinho e de 15 em 15 dias dar uma pequena voltinha, so para lubrificar
o motor e manter as peças moveis em bom estado.
 
O melhor é como o user em cima referiu, alias de experiencias que tenho os carros muito tempos parados so dão chatices, ate os pneus ficam ovalizados, umas vez por semana convem dar uma volta ;)
 
posso dar-te um exemplo concreto. Tive o carro na oficina 2 meses, o 1º mês teve o motor desmontado e obviamente bateria fora etc. Após terem montado deram à chave e o carro estava a engasgar para pegar até morrer. meteram a bateria à carga de um dia para o outro, o carro pegou sem problemas andou de uma lado para o outro etc. ficou mais 1 semana desligado, foi preciso dar carga outra vez. ESta situação repetiu-se diversas vezes até que fomos obrigados a meter uma bateria nova.
Resumindo, a bateria já tinha pelo menos 6 anos mas nunca deu qualquer sinal de fraqueza enquanto o carro não foi para a oficina.
ficou desligada 1 mês e berrou. deixou de reter a carga.
EStas baterias mais recentes devem ser do género descartáveis, quando ela berra por falta de carga a solução é mesmo por uma nova.

Conselho, não deixem nunca esgotar a carga de uma bateria como o Madlima disse e bem.
 
Back
Top