Indicador de temperatura desce em andamento

Já passei por isso, termostato, sensor e G12 na origem e ponto. Dado o valor em causa não vale a pena ir à concorrência, até porque corres o risco (elevado) de teres problemas com o termostato e lá está a gastar € novamente.
 
Tipo... Desde que o comprei que ele faz isto, nunca pensei que fosse um problema...

Desde o inicio que noto que ele em Auto-Estrada perde potencia quando estão temperaturas ambientes baixas, ele no verão costuma estar sempre nos 90º C ....


Ou seja, as quebras de potencia estão relacionadas com isto quase de certeza não? Como o motor nunca fica a temperatura "normal" não é injectado o combustível correcto e ele não puxa tanto?
 
Last edited:
Boas pessoal.

Após fazer uma procura aqui pelo fórum, decidi aproveitar este tópico para partilhar o meu "problema" e evitar criar um tópico em duplicado ;)

De há uns tempos para cá, reparei que o meu A3 8L 1.9TDI 130cv, em estrada, quando numa descida mais acentuada o deixamos de acelerar, deixando-o apenas com o "embalo", o ponteiro da temperatura desce dos 90ºC para os 75ºC/80ºC aproximadamente, voltando depois aos 90ºC ao fim de uns 30 ou 40 segundos após voltamos a meter o pé no acelerador.

Tenho o carro cá em casa desde 2005, e que eu ou o meu pai dessemos por isso (somos os únicos que circulam com ele) nunca aconteceu anteriormente.

Realço que isto só acontece quando o deixamos embalar sem acelerar, numa AE ou algo semelhante, e de resto o ponteiro não tem qualquer oscilação, mantendo-se sempre nos 90ºC.

Sendo um carro que faz poucos km's num ano (cerca de 5 ou 6mil) justificará a mudança do termóstato e/ou sensor de temperatura? Agradeço a vossa opinião!

Um abraço! :beer:
 
pls trocos que aquilo custa, vale a pena trocar.
olha se trocas e continuas com o mesmo sintoma... começam a aparecer outros problemas bem mais dispendiosos na equação tais como junta da colaça...
 
a minha carrinha tambem tem essa oscilação quando a deixo embalar ela baixa a tempratura logo para os 70 ou 75º acelero um pouko sobe logo para os 90º tambem só desce aundo deixo de acelarar isto será mesmo o termostato e o dito sensor?cumprimentos
 
a minha carrinha tambem tem essa oscilação quando a deixo embalar ela baixa a tempratura logo para os 70 ou 75º acelero um pouko sobe logo para os 90º tambem só desce aundo deixo de acelarar isto será mesmo o termostato e o dito sensor?cumprimentos


Quando o meu A4 teve exactamente esses sintomas era do termostato. Na altura substitui primeiro o sensor mas o problema era mesmo do termostato. Ficou impec novamente.

Cumps
 
O sensor provavelmente está bom.. o termostato como é um componente mecânico que actua constantemente tende a falhar com o tempo.. fica "pasmado".. ou seja paralisa numa posição.. se ficar aberto, a água fica em circulação e arrefece o motor antes do necessário.. isto provoca que o motor varie de temperatura assim como a água que nele circula.. o termostato abre e fecha de forma a que a temperatura fique num determinado intervalo de graus celsius.. mais ou menos nos 90º.. esta é a temperatura de serviço esteja sol ou frio, verão ou inverno.Quando está demasiado calor, aí a ventoinha do radiador é accionada de modo a arrefecer a água para a temperatura de serviço.
O facto de o motor estar abaixo da temperatura ideal afecta os consumos.. pois o sensor detecta a temperatura baixa, informa a centralina e esta faz com que seja injectado mais combustível de modo a obrigar o motor a aquecer até atingir a temperatura ideal de funcionamento.
Tendo este problema, não convém andar muuuitos km com o carro.. pois obrigar o motor a trabalhar a frio muito tempo, provoca um desgaste prematuro dos seus componentes internos pois haverá mais fricção entre eles, altera a viscosidade do óleo do motor, etc.
Por isso nestes casos é quase certo, problema: TERMOSTATO.
 
Last edited:
eu tb tenho esse problema e por coincidencia foi mais ou menos aos 200 mil km,tenho ainda um golf IV q ja tem 320 mil e ainda nao mudei mas nao notei alt nos consumos tive tb um leon FR q estava a fazer o mm mas vendi assim!!
 
Eu tambem tenho que mudar o meu termostato pois nao aquece á temperatura ideal.
Tambem queria mudar esse tal sensor de temperatura, onde podemos encontrar o sensor de temperatura no A3 8l de 98 ????
 
Back
Top