A6 2.5 TDi C4 - 5Cyl - consumo oleo? leve fumo ao relantim

Olá a todos,

Espero que tenham a paciência de ler e que me ajudem a descobrir algo que até pode ser de fácil identificação.

Tenho uma audi A6 c4 2.5 Tdi de 1995, motor de 5 cilindros (AAT) e desde 2011 ainda só fiz 15.000km com ela, em virtude de pouco depois ter passado a ter viatura de trabalho.

No entanto, quando a recebi, apercebi-me, para meu desgosto, que para além de babar gasóleo da bomba, também tinha dificuldade a pegar a frio e quando finalmente pegava, mandava uma valente fumarada e ficava muito irregular até que passados uns 5 segundos, normalizava. Resolvi estes problemas trocando as duas juntas principais da bomba e um O-ring e colocando a bomba no ponto certo, usando o vag-com.

Entretanto troquei de bicos de injector por Bosio PP764 e mandei limpar e calibrar, pois quando tirei os que lá estavam, vi que 3 deles estavam babados (cor preta) e as respectivas velas também estavam assim. Já com bicos novos, as velas têm estado secas.
O anterior proprietário disse-me que o carro teve a junta queimada na mão dele e que ele consumia agua. Mas não consumia óleo. Quem me vendeu o carro, já me tinha falado da junta, trocaram-na e trocaram também as correias toas antes de me vender. Eu quando vi o carro, já tinha tudo trocado.
Na minha mão, o carro não me consome água e o líquido está rosado.

Agora eis o problema principal !

Houve um sintoma que nunca desapareceu. Quando ligo o carro (e mesmo quando está quente) está sempre a sair uma “brisa” de fumo acizentado do escape. Parece que nem acompanha a cadência do ciclo do motor. É uma coisa leve, mas que se vê. No Inverno então ve-se muito bem, pois fica no ar e não é vapor.
Se estiver no transito durante muito tempo…. Quando finalmente arranco, sai um “puff” de fumo desta cor.
E o carro gasta cerca de 1 litro de óleo (do máximo ao mínimo da zona picotada da vareta) por cada 3000/4000km. Na melhor das hipóteses.

Quando fiz a primeira revisão, pus óleo 10w40 Shell Helix HX7. Mas depois troquei para BP 7000 Sport 5w40 que era o que usava na A4 AFN. O consumo de óleo não mudou com a troca de oleo.

Apesar de não ter folga nenhuma, já troquei o turbo K14 entretanto também. E ficou igual. Aproveitei e vi que o turbo anterior não tinha oleo na parte quente e que cada uma das 5 saídas que vão ao colector de escape estavam meramente com carvão e não estavam babadas com goma de óleo.

A EGR fechei electronicamente e com junta... ficou igual.

Pus o carro a trabalhar destapando a saída da EGR e o fumo sai da mesma cor : ligeiramente acizentado. E faz um grande ronco também. 

O tubo da CCV deita fumo quase sem cor. Tem cheiro de gasoleo queimado, mais do que de óleo.

Já fui atrás do carro, de manhã, frio, e vi que fazia umas fumaças a arrancar de côr acizentada e muito raramente para o azulado muito clarinho. Mas não era aquele azulinho perfeito mais escuro como se costuma ver. É mais cizento e é mais visível em acelaração. Conforme se vai andando, vai-se vendo cada vez menos. Quando se para, vai aparecendo.

Se for sempre andando com o carro e com ele já quente, esta fumaça não é visível ou é quase imperceptível.

Em desacelaração (a descer uma serra), não vejo nada.

Tirei a vareta do oleo e faz um vacuo ligeiro. Tirei a tampa do oleo e faz mais vácuo. Aparentemente nas C4 2.5 TDi isto é normal. No cárter, tenho um ligeiro vácuo também.

O cheiro, é tipo escavadora pois alguém lhe tirou o miolo catalizador. A frio cheira a mais a enxofre (gasóleo) quando é a quente é mais a escavadora ou melhor ainda, a camioneta de reboque !

Troquei também uma membrana de borracha que fica dentro da tampa das válvulas e que “modera” a reciclação dos vapores do oleo.

Óleo no intercooler não tenho, só “transpiração”. Óleo no tubo que vai ao colector de admissão é ZERO. Está absolutamente seco, o que nunca vi antes em nenhum TDi. É estranho.

Fiz um teste de compressão e os valores dos cilindros 2, 3 e 4 estão entre 29,5 bar e 31 bar. Falta fazer o nº1 e o nº5, pois só agora temos adaptador.

Tirando isto, o carro trabalho certinho, pega à 1º a frio ou quente. Puxa muitíssimo bem e apesar da cilindrada, faz consumos entre 5,8/6,0 (viagem) e 6,7-7,0 (misto) a cada 100km. Só cidade e vai para os 8l/100. É um prazer conduzi-la.

Fico a aguardar as vossas sugestões.

Obrigado!.
 
Last edited:
O engraçado, é que várias pessoas me dizem que o 2.5 TDi - atenção que estou a falar do motor de 5 cilindros (AEL de 140cv ou AAT de 115cv) e não o V6 da allroad!!! - não gasta óleo em excesso. Por exemplo 1 litro a cada 7-10 mil Km. Mais, já vi algumas ao relantim e em transito, por exemplo na 25 de Abril e não mandava fumo.

A ausência de catalizador aumenta a passagem de "fumos" brutos de combustão. Mas não justifica eu gastar 1 litro de oleo a cada 3 ou 4000km. Já cheguei a fazer 1 litros aos 2500km...
 
Já pensei nisso, mas o teste de compressão (ainda não concluído) não aponta para aí...

Quando eu tive segmentos gastos (ou novos, mas mal acamados) no meu Delta HF turbo, ele fazia um pouco mais de fumo e era mesmo azul e apesar de ir "desaparecendo" conforme andava e voltando conforme parava, ele era mais visível e quando o fazia uma descida mais prolongada, ele começava a fazer fumo passado uns 5 segundos apos largar o pé e deixar o carro ir engatado.

A Audi não faz fumo em descidas.

Eu creio que nao, mas existe alguma ligação da bomba injectora do carro ao sistema de óleo? Creio que nas bombas VP37 isso nao acontece, só nos motores PD. É assim?
 
Mas podes ter boa compressão mas ter um segmento de oleo lixado...

Uma coisa é certa, esse consumo é muito elevado...
 
Pois, eu também acho que sim. O mínimo aceitável seria 1 litro por cada 6 ou 7 mil KM. Se esse fosse o valor... era para o lado que dormiria melhor.

Há alguma forma de saber se é um segmento de óleo? E de qual cilindro? Isto, claro, sem ter que abrir o motor.
 
mas já verificaste se não tens alguma fuga no motor..?
o meu também não pingava oleo e bebia mais ou menos o mesmo que o teu e quando se foi a ver era os retentores da cambota e arvore de cames..
mas como aquecia e ficava em pasta ficava sempre dentro da tampa da distribuição..
só quando se abriu é que se viu que era por lá que "bebia" oleo..
 
Este fim de semana tirei pela 2º vez a tampa da arvore de cames e tudo estava limpo. Os canais de retorno de oleo estão trambém desentupidos. Não havia gomas (se houver, deve ser no carter...).
Pelas borrachas de cada uma das pontas da árvore de cames também não vejo nada de anormal. Convém é a junta da tampa da arvore de cames assentar bem nessa zona (uso de silicone), para que não verta óleo para fora pela tampa. Tá sequinho.

Dentro da tampa da distribuíção, ainda não vi, pois para a tirar é um pincel. Receio que tenha que remover a frente do carro. Mas eu já fiz quase 20.000km com ele nestes 2 anos e meio, e já levou alguns acrescentos. Entretanto já trocou de oleo e filtro, pois não faz muitos KM, mas o tempo passa.
Já seria muito óleo nessa zona e teria que escorrer tudo para o chão.
Só tenho alguma "transpiração" na junta do cárter, mas para tirar o cárter, quando cheguei ao último parafuso (22 parafusos) que fica perto da caixa de velocidades, tive que desistir, pois quis-me parecer que tinha que tirar o "sub-frame" do carro e o tempo dispendido seria muito, coisa que não tinha. Pu-los todos de volta, dei o aperto e assim ficou.

Se todas consumissem igual à minha... mas já vi C4 "limpinhas". Se houver fumo, é preto.

Hei-de descobrir...
 
Mais opiniões?

Excesso de pressão de óleo causará isto?

Uma junta da cabeça mal colocada ?

Colocação erradas das correias da distribuíção? 1 dente avançada ou atrasada ?

Gosto tanto da carrinha, mas este problema dá-me cabo da cabeça.
 
Mais opiniões?

Excesso de pressão de óleo causará isto?

Uma junta da cabeça mal colocada ?

Colocação erradas das correias da distribuíção? 1 dente avançada ou atrasada ?

Gosto tanto da carrinha, mas este problema dá-me cabo da cabeça.
Excesso pode levar a perder mais pelo respiro do motor.

nao poderá ser o vedantes das vavulas ?!
 
O respiro de oleo do motor acumula óleo, o que é normal. Aliás, o carro tem uma membrana (tipo chapeu) dentro dum compartimento que está situado na tampa da árvore de cames. É diferente dos TDi 90 e 110 em que isso está cá fora no topo da tampa. Esse compartimento tem 2 saídas que vão ter a uma valvula tipo cyclone que está perto do radiador e que na parte debaixo dessa valvula, o oleo escorre para o carter. No cárter há um ligeiro vácuo o que puxa os pingos de volta para baixo.
Eu creio que o sistema de respiro está OK. A única coisa que não entendo na reciclação dos vapores, é eu não ter óleo absolutamente NENHUM no tubo de de admissão de ar que vai do intercooler ao colector de admissão. Nunca vi um TDi assim...até porque os vapores entram sugados pela parte lateral do turbo e são soprados para o intercooler, onde se acumula uma transpiração de oleo. Mas depois, com a pressão, deviam sair pela parte de cima do intercooler e ir até ao colector de admissão.

Os vedantes das valvulas, não sei em que estado se encontram. Não costumam ser problematicos neste motor, mesmo com mais KM do que o meu. Isto é a opinião de varios donos de C4 2.5 TDi ( AAT ou AEL ). No entanto, nada é garantido, nem infalível.

O problema é que para trocar os vedantes das valvulas, a cabeça tem que sair. Ou então, descomandar o motor para que a valvula fique sentada em cima do piston e nao caia. Isso significa tirar a correia de distribuíção, ou seja tirar a frente do carro para fora. E chegando até aí, só faltaria tirar os pistons para ter tudo à mostra.
Mas ja ouvi falar também em aplicar pressão atraves do orifício da vela de incandescência para que a valvula fique "sentada no ar" e se possa tirar tudo até chegar ao vedante sem ela cair. Mas tem sempre que tirar a arvore de cames...e para folgar a correia, a frente tem que sair. Espero não estar a dizer nenhuma asneira...

Não sei... alguma coisa terá que ser. É que o carro porta-se lindamente excepção feita ao consumo de oleo.
 
Bom dia,
Tb tenho uma AEL e também me deparo com fumo preto em acelaração.
Será dos injectores ou algo mais?
Se me puderem elucidar agradecia!












O respiro de oleo do motor acumula óleo, o que é normal. Aliás, o carro tem uma membrana (tipo chapeu) dentro dum compartimento que está situado na tampa da árvore de cames. É diferente dos TDi 90 e 110 em que isso está cá fora no topo da tampa. Esse compartimento tem 2 saídas que vão ter a uma valvula tipo cyclone que está perto do radiador e que na parte debaixo dessa valvula, o oleo escorre para o carter. No cárter há um ligeiro vácuo o que puxa os pingos de volta para baixo.
Eu creio que o sistema de respiro está OK. A única coisa que não entendo na reciclação dos vapores, é eu não ter óleo absolutamente NENHUM no tubo de de admissão de ar que vai do intercooler ao colector de admissão. Nunca vi um TDi assim...até porque os vapores entram sugados pela parte lateral do turbo e são soprados para o intercooler, onde se acumula uma transpiração de oleo. Mas depois, com a pressão, deviam sair pela parte de cima do intercooler e ir até ao colector de admissão.

Os vedantes das valvulas, não sei em que estado se encontram. Não costumam ser problematicos neste motor, mesmo com mais KM do que o meu. Isto é a opinião de varios donos de C4 2.5 TDi ( AAT ou AEL ). No entanto, nada é garantido, nem infalível.

O problema é que para trocar os vedantes das valvulas, a cabeça tem que sair. Ou então, descomandar o motor para que a valvula fique sentada em cima do piston e nao caia. Isso significa tirar a correia de distribuíção, ou seja tirar a frente do carro para fora. E chegando até aí, só faltaria tirar os pistons para ter tudo à mostra.
Mas ja ouvi falar também em aplicar pressão atraves do orifício da vela de incandescência para que a valvula fique "sentada no ar" e se possa tirar tudo até chegar ao vedante sem ela cair. Mas tem sempre que tirar a arvore de cames...e para folgar a correia, a frente tem que sair. Espero não estar a dizer nenhuma asneira...

Não sei... alguma coisa terá que ser. É que o carro porta-se lindamente excepção feita ao consumo de oleo.
 
Back
Top