Audi 80 TDI - Avant

Já não sou novo cá, mas inscrevi-me na altura para tentar resolver um problema no aquecimento interior do meu carro, que já está resolvido.

Desta vez quero falar um pouco sobre a minha Audi 80 e talvez ajudar um pouco pois conheço-a mesmo muito bem. Tem 300000km bem feitos. Dou-lhe muita atenção pois tem sido uma companheira fiel por muitos kms.

Comprei este carro há 7 anos e vinha com os problemas do costume. Alguns eléctricos (luzes interiores, ponteiro do nível de combustível avariado, falta de potência, cardans, e pouco mais). Todos resolvidos agora.

Gosto de manter um aspecto original mas modificar algumas coisas de forma a personalizar o carro.

Mudei as suspensões e só aí se vê que não está original, está mais baixo um pouco. Mas abri o motor e limpei todos os componentes de admissão e escape, verifiquei o estado das válvulas, etc. Tudo ok agora.
Substituí todas as borrachas e apoios das suspensões, direcção, motor, etc.
Resolvi a falha no motor do limpa vidros de trás.
Adaptei com relés o sistema de luzes que agora usa lâmpadas de 90/100W á frente.
Adaptei o fecho da mala mecânico partido por um eléctrico (agora só carrego num botão para abrir a porta - usei um motor eléctrico que arranjei na sucata por 10€)
Abri todas as portas e limpei e lubrifiquei o mecanismo dos vidros.
Instalei um sistema de som com subwoffer. Para o desligar tenho um botão na consola, adaptado mas que parece de origem. Assim, quando levo o miúdo atrás e não quero sub woffer quando ligo o rádio, basta desligar o botão.
Troquei o comando da caixa de velocidades por uma em pele, e aproveitei e cortei 5 cm. Ficou mais curto e mais preciso.
Adaptei um apoio de braços.
Forrei alguns componentes interiores, como os pilares A em preto.
Troquei todos os fluidos incluindo o da caixa de velocidades.
Tenho um verniz especial e assim tenho sempre o volante em pele como novo.
Pintei e envernizei as jantes (são as originais de 5 braços)
Reparei o ar condicionado pois tenho todos os materiais necessários (gás e ligações mecânicas)

De resto, apenas aqueles mimos do dia a dia para manter tudo direito e com bom aspecto.

Trata-se de estimar um carro de que gosto, que não tenciono de maneira nenhuma trocar. Há mais carros na família, mas este vai vendo todos a passar... Está guardado na garagem e anda pouco agora. É como se fosse de colecção. Podia ter um descapotável ou um desportivo para brincar mas não, tenho a 80...

Como disse, tenho muitas horas de trabalho neste carro pelo que estou totalmente disponível para ajudar quem precise, tal como me ajudaram a mim.

Abraço a todos.
 
E fotos...? :p

Abriste o motor porquê? Tinha algum problema?

Tens uma 80 e tens uma máquina do caneco!

Alguns pormenores, cuidado com as lâmpadas de 100W. Primeiro é ilegal e dá muito nas vistas. Segundo, vais queimar o reflector. Eu à dia desmontei o reflector da minha que andou sempre com lampadas normais e está muito queimado, agora imagina com lâmpadas de 100W!

O resto, desde que esteja ao teu gosto é o que importa. Também tenho um sub, mas não tenho esses problemas :)

Fiquei muito interessado nesse fecho da mala, é daquelas cenas que curto...

Mete fotos para a malta ver.

Parabéns pela máquina...
 
Boas. Sim, as lâmpadas mais fortes deram problemas na ficha que encaixa na lâmpada. tive de substituir por uma em cerâmica e já ando assim há 7 anos. Sem problemas. Dá realmente um pouco nas vistas, especialmente para quem vem de frente...
Para responder ao porquê de ter aberto o motor: tive uma fuga de óleo no arrefecedor do óleo e este óleo espalhou-se pelo sistema de arrefecimento. Uma vez que tinha de mexer no motor, aproveitei e abri-o todo para limpar até ao pormenor. Troquei tudo que era tubos de àgua, óleo, etc.
Como sou eu que faço quase tudo, só compro as peças baratas e depois entretenho-me na garagem.

O fecho da mala tem um motor electrico de um Ford Fiesta... :) Dás 12v e ele puxa um braço. Depois foi só adaptar oas dois cabos dos fechos da Audi. Ficou impecável. Fecho central, bloqueio, tudo...
 
Cuidado que há peças baratas novas que são piores que as velhas com mais de meio milhão...

Não precisavas de ter aberto, usavas dois ou três pacotes de leite que já limpavas o sistema de arrefecimento do oleo :)

Mete fotos do bicho que a malta quer ver!
 
Cuidado que há peças baratas novas que são piores que as velhas com mais de meio milhão...

Não precisavas de ter aberto, usavas dois ou três pacotes de leite que já limpavas o sistema de arrefecimento do oleo :)

Mete fotos do bicho que a malta quer ver!

Então, e esta do leite é nova. Como é isso?
 
Pelo contrário...é antiga :p

Se tiveres agua com oleo, para limpar usas leite duas ou três vezes a recircular e a ir metendo agua com leite e fica bom... Evidentemente que há produtos à venda para fazer o mesmo efeito só que melhores claro!
 
Bem vindo Ricardo. Desapareceste, mas voltaste em grande. Tens razão quando dizes que todos somos família de se ajudarem uns aos outros, nas suas experiências. por isso postamos as nossas aventuras e resultados para ajudar o próximo. Tens que colocar fotos para o pessoal ver os mimos que tens dado ao Audi. Por acaso sabes onde está o relé do motor limpa vidros traseiro. Deve ser por baixo do volante, mas qual? o meu não chega corrente, mas também não é da dobradiça da porta da mala porque já está tudo novo.
Abraço
 
O que fazia perder potência foram anos de lixo no colector de admissão que quase o entupiu.
Solução: limpar tudo muito bem e pôr umas juntas cegas na válvula EGR. É uma saúde para o motor.

- - - - - - - - - -

Boa ideia. Não conhecia. Mas agora, como já fiz uns kms estou a pensar dar uma limpeza geral e aproveito para trocar o líquido verde pelo vermelho. Já me disseram que é melhor para os nossos carros.
Como me aconselhas a fazer isso? Como tiro o líquido incluindo o do radiador?
 
O radiador tem um taco no fundo. Abres o taco e tirar o fluído velho que está.

Na minha opinião, se queres limpar, depois disso metes água e andas uma semana com água. No final da semana abres o taco e metes o G13. Não importa a cor, importa é ser bom...eu metia G13 original ou HEPU ou assim...
 
Back
Top