AJUDA - Problema Correia Distribuiçao dos TSI/TFSI será que fui afetado?

Ola pessoal.

Peço a vossa ajuda nao pelos melhores motivos :'(

Existe um problema no tensor da correia de distribuiçao nos motores TSI/TFSI do grupo VAG produzidos entre 2008 e finais de 2011(teoricamente).

Segundo se sabe ha gente que teve que trocar de motor por este problema e estou a falar de carros com 60mil km.

Um dos sinais que demonstra que algo está mal, é um som metalico quando se liga o carro a frio.

Gravei hj um video. Pedia aos mais espertos no assunto que opinassem se no video abaixo esse som metalico é o do problema da correia.

Aqui deixo o link pk nao me deixa por o video diretamente nao sei pk:

http://www.dailymotion.com/video/x2ipzoo_vid-20150304-174722

O som que me refiro é logo no inicio ao ligar o carro durante 1-2 seg. Dps de ligar a 1ra vez na 2da arrancada ja nao faz esse barulho..reparem.

Agora nao tenho tempo mas dps vou postar aqui mais informaçao sobre as peças a trocar PN etc..para ajudar a quem tiver este problema/motor.

Cumpz e obgdo desde ja pela ajuda;)
 
Last edited:
O video não dá. Diz "Publicação em andamento..."

Ja corrigi.

Cumpz

- - - - - - - - - -

Deixo aqui uma foto das peças em questao:

IMG_20150225_202246.jpg


A legendas das peças e respetivo PN:

IMG_20150225_202318.jpg


O tensor da correia é um novo modelo de 9/2014 eles mudaram-no por isso este desta referencia se calhar resolve o problema...digo eu.

Espero esclarecer algum pessoal tmb pois este problema é mt usual e ja atingiu aqui um user do forum.

Cumpz
 
Last edited:
do que vi com os meus olhos, e estive com a corrente de distribuição (estragada) nas mãos...o problema não é só o tensor, o problema principal até é a corrente.

A corrente ganha folga com o tempo, está mal construida e ao ganhar tanta folga o tensor não corrige essa questão (que é a função do tensor). Mais, ao que sei o tensor deve ser substituido a cada 60.000, não garanto mas foi o que me disseram.

Outra coisa, o tensor é accionado pela pressão de óleo, ou seja, convém quem o nivel esteja sempre perto do máximo e claro, (como me aconteceu a mim) deixar em descidas/subidas acentuadas não ajuda nada, porque pode até haver casos em que o óleo não é "pescado" se estiver no minimo.

Tive esse problema como sabes e o motor descomandou, visto que com a folga da corrente acabou por "saltar" alguns dentes ao por a trabalhar...felizmente não estragou nada, e o que estou aqui a dizer é baseado no feedback do mecânico que me explicou e corrigiu o problema a 100%.

a conclusão a que cheguei e que penso ser a mais equilibrada, é a cada 80.000km's mudar a corrente e o tensor, como se de uma correia de distribuição se tratasse e evitar assim problemas maiores.

edit: imagino que o barulho metálico ao iniciar o carro durante um ou dois segundos deve ser originado pela folga da corrente, enquanto o tensor nao a estica...
 
Last edited:
esse sistema de "correia" nao é só nesses motores e nesta marca que acontece !! Ja vi esse exacto problema num Opel, com o mesmo sistema de corrente de distribuição

era tudo muito bonito, no começo quando se começou a falar que este sistema ia começar a ser usado " é de corrente já nao há o problema de rebentar como as ditas normais " !

mas 1º essas guias que esticam a corrente sofrem desgaste e deixam depois a corrente com bastante folga, o bastante para saltar depois 1 ou 2 dentes, a corrente como se sabe também vai "alargando" com os esticões ! Nao há tensor que resolva isso !

O melhor remédio é indo vendo como ela começa a ficar, e trocar mal se note que já está a começar a ganhar folga !

Nao conheço o historial desses motores, mas se a maior parte do pessoal tem problemas como dizes aos 60mil, se eu tivesse um, aos 50mil 55 trocava TUDO para não ter surpresas desagradáveis !
 
Bem..vou atualizar a minha situaçao.

Fui a Audi falar com o mecanico e nao ha nenhuma campanha de troca da correia...claro.

Entao tlfonei ao apoio de cliente Audi dps de meia hora a argumentar com eles...disseram para levar o carro a Audi diagnosticar se tem problema ou nao. Se tiver pois poderam fazer uma atençao ( tipo eu pagar as peças e eles oferecem mao de obra..logo se verá).

Para a semana vou la deixar o carro uma noite para ele ver arrancando a frio se faz esse ruido ou nao e dps logo se ve.

Agora preferia que fosse la trocado assim se tivesse problemas pois teriam que assumir eles o erro pk se ha uma falha no material eles sao os responsaveis.

Nao é justo?

Cumpz
 
Para que seve a garantia?
Basear-te no plano oficial de revisão do teu carro. Se não for de efectuar uma troca obrigatória a X klms ou houve diferenças com o plano, reclama firme , que eles tem de mudar isso de borla. ao sejas burro. A siva desculpa se sempre tentando descartar a responsabilidade para o concessionário, mas tens de fazer muita força para obter resultados. É a me r d a que temos em Portugal e noutros países. Grupo vag é uma das piores marcas a dar garantias. São burlas atras e burlas nos concessionários.
 
Para que seve a garantia?
Basear-te no plano oficial de revisão do teu carro. Se não for de efectuar uma troca obrigatória a X klms ou houve diferenças com o plano, reclama firme , que eles tem de mudar isso de borla. ao sejas burro. A siva desculpa se sempre tentando descartar a responsabilidade para o concessionário, mas tens de fazer muita força para obter resultados. É a me r d a que temos em Portugal e noutros países. Grupo vag é uma das piores marcas a dar garantias. São burlas atras e burlas nos concessionários.

O meu carro é espanhol. Nao ta na garantia nem nunc fez revisao n marca..nao gosto ser roubado xD
Sim vou apertar com eles.
 
Que estranho, começa a parecer-me o mesmo problema que os motores N47 da BMW têm. Quer dizer, introduzem correntes em vez das correias na distribuição para "não ser necessário substituir nunca", mas depois as consequências são desastrosas e ainda se tem que pagar do bolso, porque não fez as manutenções na marca e tal.
Que raio?? :x
Mais vale meterem correias nos motores para substituir cada 100mil km, pelo menos andamos descansados...
 
Tenho um colega com um mk6 gti que teve o mesmo problema, teve o carro inclusivo na vw na alemanha e disseram que o carro nao tinha nada isto aos 60mil, ao fazer a viagem de portugal-suiça partiu o motor..
 
Infelizmente não é só nos carros a partir de 2008! O meu é de 2005 e também fazia o grilhar no arranque a frio durante 1 ou 2 segundos, então decidi mudar o tensor e a corrente! E confirmo que o problema maior era da corrente, que já estava com bastante folga comparativamente com a nova depois de instalada! Agora ando mais descansado, sem o medo que aconteça o pior. Aconselho vivamente a quem ouvir o grilhar a pensar em fazer essa manutenção! Além disso o trabalhar do motor ficou mais silencioso e ja não parece um diesel!
 
Back
Top