Solavanco ao entrar a 1ª numa caixa Stronic após 15 minutos de pára e arranca

Caros,

Começou a acontecer-me uma coisa no carro que acho um pouco estranho. Gostaria que partilhassem comigo caso também já vos tivesse acontecido.

Tenho um Q5 com caixa Stronic de 7 relações e já me aconteceu por duas vezes o fenómeno que explico em baixo (também não costumo andar muito em pára-arranca):

Após estar cerca de 15 minutos em trânsito de cidade intenso (aconteceu novamente na última 6ª feira por causa das greves dos comboios), o carro começa a dar um grande solavanco ao entrar a 1ª velocidade. Isto acontece tanto quando estou a abrandar porque o da frente parou (e quase a parar quando o carro passa de 2ª para 1ª)... como quando arranco e passo da posição N para a D e o carro mete e 1ª.

É um solavanco intenso (parece que alguém me deu uma pancada por trás) e faz aquele barulho das engrenagens a bater todas umas nas outras. Nas outras passagens toda fica tudo normal, tanto a subir, como a reduzir.

Presumo que o pára arranca o que faz é que o sistema da caixa ou os discos duplos comecem a ficar mais quentes e essa pode ser a causa... Experimentei desligar e voltar a ligar o carro e até mesmo deixa-lo desligado 1 ou 2 minutos (quando o trânsito bloqueia mesmo) e nada... mantém-se até o carro arrefecer para aí 1 ou 2 horas.

Alguém já experimentou isto?

O carro tem cerca de 45.000 km e 2 anos. Sou bastante cuidadoso com a caixa e tenho o hábito de colocar sempre em N quando o carro pára num semáforo ou quando o trânsito pára... e só passo para D de novo quando vou mesmo arrancar.

Alguma sugestão ou comentário das vozes mais experientes?
 
Creio que a cx que esse carro tem é uma multitrónic, e não Stronic, mas tb não tenho a certeza.

O indicador de posição da cx no quadrante não pisca?
 
Não, não há indicação nenhuma no quadrante nem qualquer sinal de aviso. Apenas se começa a sentir (e é só mesmo da 2ª para a 1ª e da posição N para a 1ª).

É uma Stronic de certeza (com dupla embraiagem), até porque tem 7 relação e julgo não existir nenhuma multitronic com 7 relações...
 
Precisamente as multitronic é que existem com cx 7, que estão a equipar as A4. Stronic já não sei, mas é possivel que seja, pois julgo que eles têm os dois tipos disponiveis.

Se é de facto uma Stronic, uma revisão poderá resolver o problema. Não sei se nessas cx's a revisão é de 60000 em 60000km. Na minha faço de 40000 em 40000km.

Se o display da cx não pisca, é pq em principio não será nada com o módulo de comando...
 
Eu n me quero meter na tua condução mas acho uma estupidez pores o carro em N só porque paras numa fila! O travão não serve só para fazer efeito
 
Faz muito bem em por o selector em N quando para, pois poupa a caixa. Estando em D e com travão carregado estará sempre em carga, mesmo sendo o torque mínimo.
Eu tinha tb um problema de solavancos que resolvi com limpeza do filtro de óleo da caixa e com uma nova muda de 5L de oleo
 
Eu n me quero meter na tua condução mas acho uma estupidez pores o carro em N só porque paras numa fila! O travão não serve só para fazer efeito

Boas.
Se colocares o CB no modo de consumo instantâneo verás que (pelo menos no meu caso), quando o carro está parado em D o consumo é de cerca de 1,2 l/h e se passares para N (para além de se notar que o carro deixa de estar com um som de fundo de esforço), passa a um consumo instantâneo de 0,9 l/h.

É quase irrisório, eu sei... mas é alguma coisa... e mais importante que isso e pela lei da energia (tudo de transforma nada se perde), esses 0,3 l/h a mais que o carro gasta a mais quando está parado estão a gerar energia... como o carro não se está a mover, essa energia é dissiparada no atrito das peças móveis entre os vários sistemas que existem entre as rodas e o motor (motor em movimento e rodas paradas), ou seja, existe um desgaste que pode ser evitado (lembro que a Stronic não tem conversor de binário como a Tiptronic, ou seja, estar parado e manter o carro em D é equivalente a estar a fazer o ponto de embraiagem, estando a contribuir para o desgaste e aquecimento dos discos de embraiagem).

De qualquer forma esta é apenas a minha opinião. Existe um post no fórum (que por acaso também fui eu que iniciei) sobre este tema (http://www.audipt.com/f82/utiliza%E7%E3-posi%E7%E3-n-e-d-numa-caixa-stronic-67596/).
 
Last edited:
Se calhar é isso! A do a6 é tiptronic

Sendo Tiptronic tens a vantagem (nesta caso) de possuir um conversor de binário entre o motor e as rodas... ou seja, não existem peças fixas em frição... mas sim "óleo"em movimento dentro de uma turbina. O desgaste físico é menor ou quase nulo, contudo (e apesar de nunca ter andado com uma tiptronic) julgo que o consumo também deverá ser diferente (experimenta quando estiveres parado com o carro em D ou em N) e acredito que o facto do carro estar parado na posição D contribua para um aquecimento extra do conversor de binário (o que com o tempo começará a alterar a viscosidade e propriedades do óleo utilizado para fazer a conversão entre o binário do lado primário e o binário do lado secundário do conversor, perdendo rendimento.
 
Last edited:
Sendo Tiptronic tens a vantagem (nesta caso) de possuir um conversor de binário entre o motor e as rodas... ou seja, não existem peças fixas em frição... mas sim "óleo"em movimento dentro de uma turbina. O desgaste físico é menor ou quase nulo, contudo (e apesar de nunca ter andado com uma tiptronic) julgo que o consumo também deverá ser diferente (experimenta quando estiveres parado com o carro em D ou em N) e acredito que o facto do carro estar parado na posição D contribua para um aquecimento extra do conversor de binário (o que com o tempo começará a alterar a viscosidade e propriedades do óleo utilizado para fazer a conversão entro o binário do lado primário e o binário do lado secundário do conversor, perdendo rendimento.

Pelo que li, estás bem informado acerca do tema da caixa de velocidades automática, pelo que já te deve ter ocorrido que deves tentar mudar o ATF logo que possível, e perguntar se existem updates ao firmware da tua caixa num concessionário da marca.

Não tens um carro muito vendido por cá, por isso, eu começaria por aí.

As caixas Multitronic não são compatíveis com sistema de tração quattro, e tem um limite de binário a rondar os 400Nm.
 
(...) mudar o ATF logo que possível, e perguntar se existem updates ao firmware (...)

O ATF ainda não mudei, mas como o carro mais km ou menos km tem de ir à revisão (está agora com 45.000 km e o CB informa fazer mais 4.000 ou 5.000 km), presumo que será mudado nessa altura. Em termos de firmware, na primeira revisão (por volta dos 25.000 km) à cerca de 1 ano, foi feita uma atualização. A caixa ficou com um corpotamente melhor (por exemplo, ao parar nos semáforos, parece que os fica em muito menos cargas do que ficava... por vezes, quando largo o pedal do travão até tente a descair uns centímetros antes de começar a andar, mas não acontece sempre). Vou perguntar se existe alguma nova versão. Obrigado pela dica.
 
A solução foi mesmo substituir a caixa. Tinha ideia de ter deixado a história aqui no fórum. Pelos vistos não foi neste post,mas devo ter deixado no post do meu próprio carro (Iete).
 
Obrigado pela resposta rápida,estive a ler alguns forums e há quem tenha resolvido o problema fazendo um update ao software ou substituindo o módulo de controlo da caixa,a que chamam "Mechatronic unit". Pelo que tenho lido parece ser um problema muito comum neste tipo de caixa...
 
Back
Top