[A4 B5/ A3 8L] Reparação da bomba de vácuo fecho central sem codificar ou soldas.

Boas,

Se tiverem alguma informação pertinente ou algo a dizer, a favor ou contra o que digo de seguida, estejam á vontade. O objectivo deste DIY é ajudar, muito ou pouco, na medida do possível, a quem tenha esse problema, ou simplesmente queira saber como resolver caso alguma vez surja


Dado que é um assunto que de tempos a tempos aparece, e dado que é um problema comum ao longo da vida útil dos Audi A4 B5, e A3 8L, neste DIY, irei tentar ajudar a demonstrar como se pode efectuar a reparação, ou troca da bomba de vácuo do fecho central com avaria, sem soldar nem codificar nada.


Antes do mais, uma introdução á questão:


Estas bombas de vácuo, independentemente do part number que tenham, servem obviamente para controlar o fecho central, abertura e fecho de portas, mala, e depósito de combustível. Modelos mais recentes, têm mais fichas, e portanto maior número de funções, tal como o controlo dos vidros eléctricos, luzes do plafonier, alarme, etc. Irei focar-me nos modelos finais desta bomba pois são geralmente os mais frágeis e problemáticos.


Problemas comuns?


1 - Falha do módulo electrónico da bomba (pouco comum),geralmente por defeito/quebra nas soldas internas ou por apanhar água por infiltrações, já que fica numa zona "baixa" tipo poço na mala. Neste caso a bomba tem um comportamento errático, ou não funciona de todo, problemas geralmente na utilização dos vidros, luzes interiores, etc.

2 - Defeito dos grafites (menos comum). O defeito dos grafites nestas bombas pode ser parcial, ou total

- Parcial: A bomba trabalha e faz pressão, mas tem muita dificuldade em chegar á pressão pretendida pelo sensor interno, e como consequência fica a trabalhar durante muito tempo (20 segundos é o tempo máximo até ela se desligar sozinha por segurança). Nos modelos restyling (a partir de 1999), caso a bomba não chegue á pressão pretendida, as portas até podem fechar e abrir, mas a mala ficará sempre aberta, pois as malas dos restyling têm fechadura com fecho eléctrico, que não fechará sem receber o sinal da bomba a informar que tem a máxima pressão (como não recebe esse sinal, não fecha). Por comparação, uma bomba boa, apenas trabalha de 1 a 3 segundos até desligar.

- Total: Nenhuma das portas abre sem ser com a chave. A bomba roda ininterruptamente durante os 20 segundos sem qualquer reacção nas portas, mas com um som diferente do normal, ou então nem roda de todo (os piscas acendem e piscam a abrir e fechar o carro mas não há reacção nas portas). Isto deve-se á quebra interna dos grafites dentro do motor da bomba. Os grafites podem partir de maneira a que o veio gire em falso, ou partir de modo a que o veio fique trancado com os pedaços e nem gire (isto no caso de ela nem fazer barulho, mas acender piscas e funcionar o restante)

Feita a introdução, vamos ao DIY em si. Usarei o meu caso como exemplo e irei tentar descrever o processo que tomei.

Irei dividir isto em 2 partes, para ser mais fácil visualizar e distinguir:
PARTE 1: Problemas por fuga de vácuo dentro do motor em si
PARTE 2: Problemas por grafites partidos


PARTE 1

No meu caso, tenho um A4 B5 Restyling de 1999. Pouco tempo depois de o ter, comecei a ter o problema de a bomba de vácuo começar a aumentar cada vez mais o tempo necessário para fechar, até ao ponto de chegar aos 20 segundos de tempo máximo, fechar todas as portas, mas nunca fechar a mala. Pesquisei e isto só se podia dever a 2 casos, alguma fuga no sistema, ou problemas com o motor internamente estar a perder pressão...

Decidi pôr mãos á obra e descobrir o que se passava. Antes do mais, localizar a bomba. Encontra-se na mala, do lado direito, escondida por trás das coberturas, na zona do chão (numa cavidade no chassis, daí por vezes apanharem água). Não está visível á 1ª vista pois está envolvida numa esponja para insonorização.

Retirada a esponja eis a malvada bomba :p

IMG_20150115_105027.jpg


Para quem quer fazer como eu e testar se a causa do trabalhar infinito ser fuga do sistema (apenas no caso de as portas ainda abrirem e fecharem mas a bomba trabalhar 20 segundos seguidos), é fácil, com jeitinho, usar um alicate envolto num pano e apertar as linhas de vácuo que saem da bomba (tubos de ar pretos com os fixadores brancos), apertar uma por uma. Uma dessas linhas vai directamente á porta do condutor, a outra controla as restantes. Se ao apertar uma dessas linhas a bomba voltar a trabalhar apenas 1 a 3 segundos, terão de seguir essa linha e diagnosticar onde têm fuga, pois o ar estará a escapar algures nesse tubo.
Caso apertem a a bomba continue a trabalhar constantemente, não é fuga, mas sim problema na bomba em si.
Segue-se o próximo passo,que é retira-la fora.

para isso é necessário retirar as 3 fichas laterais cada uma tem a sua patilha de fixação que tem de ser pressionada para a ficha sair)

IMG_20150115_105132.jpg


Desligar também os ditos tubos de vácuo, com jeito levantar as patilhas brancas

IMG_20150115_112708.jpg


Depois de estar livre puxá-la fora e tirar do carro

IMG_20150115_105059.jpg


Temos agora de aceder ao seu interior e saber o que se passa. retirar a tampa de baixo da bomba.

IMG_20150115_112844.jpg


Fica exposta a placa de circuitos. Uma nota de rodapé, se virem que está muito suja por dentro,com muito pó preto, logo aí é indicativo de elevado desgaste dos grafites. era o caso da minha.

Com cuidado,levantar a placa de circuitos, não puxem com força, pois ligado a esta placa está uma fita branca que não pode ser danificada. Esta fita não é removível, mas tem folga suficiente para se poder desviar a placa para o lado e aceder ao motor que queremos.

IMG_20150115_113321.jpg


O motor está agora exposto, visto por baixo. Vê-se uma espécie de tampa de grafite, fixada por 3 parafusos. Essa placa esconde os ditos grafites, e a zona mais problemática desta bomba, retirar os parafusos, e os componentes. Ter cuidado nesta fase pois não convém ter a bomba inclinada senão os grafites pequenos espalham-se logo todos. Eis os parafusos e o aro em grafite. é neste aro que giram os grafites e fazem a pressão necessária para o circuito. Girar para um lado cria pressão, para o outro cria vácuo, o que abre ou fecha as portas, consoante.



IMG_20150115_115522.jpg



Agora sim, vemos o que geralmente sempre parte nestas bombas. Uma espécie de grafite circular, com ranhuras em 4 pontos, quase a parecer um "trevo". Dentro destas ranhuras estão os grafites que se desgastam.

IMG_20150115_115504.jpg


Essas pequenas peças de grafite que estão na ranhura são as que têm tendência a cair quando se abre a bomba, e são as que causam as dores de cabeça todas. No meu caso, nesta fase, vi que essas pequenas peças de tanto rodar, ficaram todas arredondadas, e com as pontas irregulares, daí que a minha bomba perdia pressão e nunca atingia a pressão pedida.

A solução foi apenas rodar os pequenos grafites todos 180 graus. Assim o lado "novo" ficou a ser o que girava contra o anel exterior, e resolveu o meu caso. Se repararem na foto, vê-se que os grafites estão já virados e encontram-se mais arredondados na parte mais junto ao centro, e rectos na parte mais exterior. O meu caso ficou resolvido, mas apenas durante cerca de 3 meses. 3 meses depois deu-se o passo seguinte:



PARTE 2

Cerca de 3 meses depois do arranjo e sempre a trabalhar a 100%, chega um dia que puff, nadinha, as portas não abriam, os piscas piscavam, vidros trabalhavam, etc, tudo normal, apenas nada de abrir portas ou qualquer reacção da bomba, nem seuqer fazia barulho de funcionamento.

Suspeitei logo que pudesse ter partido os grafites desta vez, e não fui muito surpreendido em descobrir isto:

IMG_20150422_183623.jpg


Ora, como já devem saber se leram o inicio, esta bomba controla muitos componentes e não pode simplesmente ser retirada do carro, senão os vidros não abrem. eu retirei os cacos de grafite e voltei a montar até decidir o próximo passo. Todas as vezes que abria e fechava o carro a bomba girava os 20 segundos em falso por ter falta dos componentes. Isto geralmente é mau deixar a bomba a trabalhar assim tanto tempo, pois leva á queima do motor a longo prazo, mas no meu caso, como tinha de trocar o motor, ou a bomba, não me preocupei.


Pesquisei opções para o problema, que passavam por, ou comprar um kit de reparação dos grafites, comprar um motor só, ou comprar uma bomba inteira funcional, e depois ter de a codificar, ou usá-la para roubar o motor de uma para a outra.
Em Portugal, os preços correntes para estas bombas são estupidamente altos, e para mim, proibitivos, portanto abri os horizontes a mandar vir uma de fora. Escolhi mandar vir uma completa inteira do ebay. Demorei uns meses até conseguir fazer um negócio que me agradasse, mas eventualmente comprei uma usada.

Os part numbers das bombas de vácuo são diferentes entre si, maioritariamente na ultima letra. Mas são todas compatíveis entre si, e com as mesmas funções, com excepção apenas na bomba com terminação em P, que tem alarme integrado. Por coincidência foi exactamente a que comprei

A comprada:
IMG_20150821_151059.jpg

A de origem:
IMG_20150612_175549.jpg


Já me tinha mentalizado que, como no momento não sabia codificar a bomba nem trabalhar bem com o vag-com, iria usar o motor desta, e trocar pela minha, assim não era preciso codificar nadinha. só retirar de uma para outra. No entanto fiz o teste á nova bomba no carro. Já sabia que o comando não iria trabalhar, mas testei manualmente nas portas. Abriu e fechou normalmente todas as portas, mas depois começou a piscar freneticamente os piscas. Como não tenho sensores nem configuração para alarme, a bomba como tinha alarme assumiu assalto :D . Nada de gravoso, pois não era o plano usa-la de qualquer das formas.


Ora, vamos ao importante, como trocar o motor em si de uma para outra, e evitar ter de codificar?

Em primeiro lugar, desmontar as 2 bombas,retirar a tampa inferior e placa de circuitos desviar. Em seguida há que tirar umas pequenas borrachas tipo "mamilos" pretos, são 4 e circundeiam a zona circular mais alta da bomba. Penso ser notório na seguinte foto:

IMG_20150821_153957.jpg


Para retira-los usar uma chave estreita, ou algo que possa ajudar a retirar pouco a pouco as borrachas pelos buracos, é preciso ter paciência neste processo.
Há também que usar um alicate e puxar o tubo de plástico que leva a pressão do motor ao repartidor da bomba. Está apenas encaixado numa borracha, basta puxar verticalmente o tubo para fora de dentro da bomba. Pode ser preciso um pouco de força, mas está apenas encostado a borracha, não partirá nada.
Depois das 4 borrachas de apoio empurradas pelos buracos bem como o tubo plástico, o interior da bomba ficará algo deste género:

IMG_20150821_150839.jpg


Com os componentes cá fora temos isto:

IMG_20150821_150852.jpg


Fazer o mesmo na outra bomba:

IMG_20150821_151818.jpg


IMG_20150821_151908.jpg



A ausência do dito pó preto na placa da nova bomba comprova o pouco desgaste do novo motor, ao contrário do de origem:

IMG_20150821_153745.jpg



Vamos agora á parte da troca dos motores em si. Todos os tópicos online que tinha visto, e pessoal que fez essa troca, todos eles des-soldavam o motor na placa, ou melhor, des-soldavam os fios que estão acoplados ao motor, soldando depois novamente os do novo motor. Eu arranjei uma forma bem melhor e mais fácil.

Os motores são ligados á placa através de 2 fios que encaixam na zona superior, através de encaixes "rápidos":

IMG_20150821_152603.jpg


Estes encaixes basta apenas puxar fora para os desligar, ter cuidado com o local onde encaixam para depois encaixar correctamente no outro. No entanto, como se pode ver na foto, os fios passam numa espécie de argola de plástico junto ao motor que não permite os fios sairem. Solução? dar um pequeno corte lateral na argola, e fazer espaço para os fios passarem. Ao fazer isto nos 2 motores
das 2 bombas, permite a troca de motores sem qualquer solda ou complicações, e como apenas se abriu um rasgo pequeno, os fios pode voltar a ser inseridos na argola e ficam resguardados:

IMG_20150821_152512.jpg



E pronto. Feita a troca, é só inserir o motor no local, tendo atenção a puxar para o sitio certo todos os encaixes de borracha, e empurrar o tubo de plástico que está junto ao motor, bem para dentro até se sentir um encaixe (nota-se ele a ir ao sitio). Se não encaixarem bem esse tubo a bomba não trabalha bem (o tubo em questão é aquele acoplado á bomba que se vê na foto acima).

Pôr a placa de circuitos no sitio, pôr a tampa, montar no carro, arrumar o assunto e não pensar mais nisso :)



No meu caso, como andei muito tempo á procura de um bom negócio, e como posteriormente vendi a a parte electrónica da bomba com módulo de alarme, no final de contas isto saiu-me quase a custo zero, aprendi algumas coisas no processo, e agora esperançosamente, ajudarei mais alguém neste processo.


Abraços.



PS: Como nota final, e para tentar ajudar ainda mais, como sabem, este tipo de bombas são fraquinhas comparativamente com bombas mais antigas, isto deve-se ao facto de que os grafites das bombas antigas têm o dobro da espessura e são muitíssimo mais robustas, geralmente os carros vão ao lixo com 25 anos e as bombas nunca se queixaram. Existe sim hipótese de pôr um motor desses robustos nestas nossas bombas, o corpo do motor em si é igual, o processo de desmontagem tambem. A unica coisa que muda de um motor para o outro, é aquele tubo de plástico acoplado á bomba. Se querem mesmo comprar em Portugal ou ver em sucatas, pesquisem bombas dos audi 80, golf 3, etc, que têm o mesmo formato e motor compatível. A única bricolage necessária de fazer com um motor desses, é:
1 - Cortar o tubo de plástico do motor original, aquele que faz 90º (presente na ultima foto acima)
2 - Arranjar o motor de uma bomba antiga
3 - Arranjar um pouco de tudo de borracha de 5mm ou tamanho compativel, e unir entre o tubo de 90º, e o motor da bomba antiga.

È mais simples do que parece descrito
 
Last edited:
fogo, impecavel, deste-me uma ideia porreira pa ver se consigo arranjar o peugeot 206cc da minha namorada, apresenta sintomas parecidos e o sistema (apesar de peugeot) deve ser parecido.
 
Muito bom mesmo! :) obrigado!

Com a tua ajuda vou resolver dois problemas :D

Tenho duas bombas dessas :)
Uma instalada e outra em casa!

Já sei que tenho uns grafites bons lá em casa guardados :) a bomba é de 98!
Depois já sei onde fica os dois fios que ligam ao motor e como desmontar isso para colocar o follow me home no meu carro que apenas funciona ligando à bomba de vacuo! :)

Obrigado Reactive e muito bom DIY!

Se quiseres codificar isso, para mais funções e assim diz, que eu sei :)
 
fogo, impecavel, deste-me uma ideia porreira pa ver se consigo arranjar o peugeot 206cc da minha namorada, apresenta sintomas parecidos e o sistema (apesar de peugeot) deve ser parecido.
Não deve ter nada a ver mesmo.... os fechos são eléctricos [emoji1] [emoji11]
 
mas tem razao. isto e um forum audi, a peugeot nao e para ca chamada

Claro, mas tu nao tens um audi?
ou tu pensas q toda a gente daqui têm audis para família toda:D
Não há stress o Pratinhol é 5***
O q acontece muitas vezes, é q são criados tópicos para ajudar, e depois criam-se conversas paralelas
q nada tem a ver! ;)
 
Tem calma!
É só o pessoal a reinar;)

- - - - - - - - - -

Espectáculo, grande diy :palmas:
só de ler já fiquei todo trocado,quanto mais fazer!

Parece mais complicado do que é na realidade, quem tem o problema, e tem as peças á frente, a seguir passo a passo e com calma, creio que se chegue lá sem demasiadas complicações.

Tentei fazer algo já grande e completo a ver se abordava as diferentes hipóteses e problemas mais comuns.

Abraços
 
Boas,

Se tiverem alguma informação pertinente ou algo a dizer, a favor ou contra o que digo de seguida, estejam á vontade. O objectivo deste DIY é ajudar, muito ou pouco, na medida do possível, a quem tenha esse problema, ou simplesmente queira saber como resolver caso alguma vez surja




Feita a introdução, vamos ao DIY em si. Usarei o meu caso como exemplo e irei tentar descrever o processo que tomei.

Irei dividir isto em 2 partes, para ser mais fácil visualizar e distinguir:
PARTE 1: Problemas por fuga de vácuo dentro do motor em si
PARTE 2: Problemas por grafites partidos


PARTE 1

No meu caso, tenho um A4 B5 Restyling de 1999. Pouco tempo depois de o ter, comecei a ter o problema de a bomba de vácuo começar a aumentar cada vez mais o tempo necessário para fechar, até ao ponto de chegar aos 20 segundos de tempo máximo, fechar todas as portas, mas nunca fechar a mala. Pesquisei e isto só se podia dever a 2 casos, alguma fuga no sistema, ou problemas com o motor internamente estar a perder pressão...

Decidi pôr mãos á obra e descobrir o que se passava. Antes do mais, localizar a bomba. Encontra-se na mala, do lado direito, escondida por trás das coberturas, na zona do chão (numa cavidade no chassis, daí por vezes apanharem água). Não está visível á 1ª vista pois está envolvida numa esponja para insonorização.

Retirada a esponja eis a malvada bomba :p

http://s25.postimg.org/5lmj9elzj/IMG_20150115_105027.jpg

Para quem quer fazer como eu e testar se a causa do trabalhar infinito ser fuga do sistema (apenas no caso de as portas ainda abrirem e fecharem mas a bomba trabalhar 20 segundos seguidos), é fácil, com jeitinho, usar um alicate envolto num pano e apertar as linhas de vácuo que saem da bomba (tubos de ar pretos com os fixadores brancos), apertar uma por uma. Uma dessas linhas vai directamente á porta do condutor, a outra controla as restantes. Se ao apertar uma dessas linhas a bomba voltar a trabalhar apenas 1 a 3 segundos, terão de seguir essa linha e diagnosticar onde têm fuga, pois o ar estará a escapar algures nesse tubo.
Caso apertem a a bomba continue a trabalhar constantemente, não é fuga, mas sim problema na bomba em si.
Segue-se o próximo passo,que é retira-la fora.

para isso é necessário retirar as 3 fichas laterais cada uma tem a sua patilha de fixação que tem de ser pressionada para a ficha sair)

http://s25.postimg.org/ref8titov/IMG_20150115_105132.jpg

Desligar também os ditos tubos de vácuo, com jeito levantar as patilhas brancas

http://s25.postimg.org/d0bv1s7v3/IMG_20150115_112708.jpg

Depois de estar livre puxá-la fora e tirar do carro

http://s25.postimg.org/8d5t00ki7/IMG_20150115_105059.jpg

Temos agora de aceder ao seu interior e saber o que se passa. retirar a tampa de baixo da bomba.

http://s25.postimg.org/42r54fff3/IMG_20150115_112844.jpg

Fica exposta a placa de circuitos. Uma nota de rodapé, se virem que está muito suja por dentro,com muito pó preto, logo aí é indicativo de elevado desgaste dos grafites. era o caso da minha.

Com cuidado,levantar a placa de circuitos, não puxem com força, pois ligado a esta placa está uma fita branca que não pode ser danificada. Esta fita não é removível, mas tem folga suficiente para se poder desviar a placa para o lado e aceder ao motor que queremos.

http://s25.postimg.org/hq6e44o9b/IMG_20150115_113321.jpg

O motor está agora exposto, visto por baixo. Vê-se uma espécie de tampa de grafite, fixada por 3 parafusos. Essa placa esconde os ditos grafites, e a zona mais problemática desta bomba, retirar os parafusos, e os componentes. Ter cuidado nesta fase pois não convém ter a bomba inclinada senão os grafites pequenos espalham-se logo todos. Eis os parafusos e o aro em grafite. é neste aro que giram os grafites e fazem a pressão necessária para o circuito. Girar para um lado cria pressão, para o outro cria vácuo, o que abre ou fecha as portas, consoante.



http://s25.postimg.org/fznd2n6q7/IMG_20150115_115522.jpg


Agora sim, vemos o que geralmente sempre parte nestas bombas. Uma espécie de grafite circular, com ranhuras em 4 pontos, quase a parecer um "trevo". Dentro destas ranhuras estão os grafites que se desgastam.

http://s25.postimg.org/iean9bxlb/IMG_20150115_115504.jpg

Essas pequenas peças de grafite que estão na ranhura são as que têm tendência a cair quando se abre a bomba, e são as que causam as dores de cabeça todas. No meu caso, nesta fase, vi que essas pequenas peças de tanto rodar, ficaram todas arredondadas, e com as pontas irregulares, daí que a minha bomba perdia pressão e nunca atingia a pressão pedida.

A solução foi apenas rodar os pequenos grafites todos 180 graus. Assim o lado "novo" ficou a ser o que girava contra o anel exterior, e resolveu o meu caso. Se repararem na foto, vê-se que os grafites estão já virados e encontram-se mais arredondados na parte mais junto ao centro, e rectos na parte mais exterior. O meu caso ficou resolvido, mas apenas durante cerca de 3 meses. 3 meses depois deu-se o passo seguinte:



PARTE 2

Cerca de 3 meses depois do arranjo e sempre a trabalhar a 100%, chega um dia que puff, nadinha, as portas não abriam, os piscas piscavam, vidros trabalhavam, etc, tudo normal, apenas nada de abrir portas ou qualquer reacção da bomba, nem seuqer fazia barulho de funcionamento.

Suspeitei logo que pudesse ter partido os grafites desta vez, e não fui muito surpreendido em descobrir isto:

http://s25.postimg.org/mwxe5j5fz/IMG_20150422_183623.jpg

Ora, como já devem saber se leram o inicio, esta bomba controla muitos componentes e não pode simplesmente ser retirada do carro, senão os vidros não abrem. eu retirei os cacos de grafite e voltei a montar até decidir o próximo passo. Todas as vezes que abria e fechava o carro a bomba girava os 20 segundos em falso por ter falta dos componentes. Isto geralmente é mau deixar a bomba a trabalhar assim tanto tempo, pois leva á queima do motor a longo prazo, mas no meu caso, como tinha de trocar o motor, ou a bomba, não me preocupei.


Pesquisei opções para o problema, que passavam por, ou comprar um kit de reparação dos grafites, comprar um motor só, ou comprar uma bomba inteira funcional, e depois ter de a codificar, ou usá-la para roubar o motor de uma para a outra.
Em Portugal, os preços correntes para estas bombas são estupidamente altos, e para mim, proibitivos, portanto abri os horizontes a mandar vir uma de fora. Escolhi mandar vir uma completa inteira do ebay. Demorei uns meses até conseguir fazer um negócio que me agradasse, mas eventualmente comprei uma usada.

Os part numbers das bombas de vácuo são diferentes entre si, maioritariamente na ultima letra. Mas são todas compatíveis entre si, e com as mesmas funções, com excepção apenas na bomba com terminação em P, que tem alarme integrado. Por coincidência foi exactamente a que comprei

A comprada:
http://s25.postimg.org/c7ncp50gf/IMG_20150821_151059.jpg
A de origem:
http://s25.postimg.org/yywfbjlhr/IMG_20150612_175549.jpg

Já me tinha mentalizado que, como no momento não sabia codificar a bomba nem trabalhar bem com o vag-com, iria usar o motor desta, e trocar pela minha, assim não era preciso codificar nadinha. só retirar de uma para outra. No entanto fiz o teste á nova bomba no carro. Já sabia que o comando não iria trabalhar, mas testei manualmente nas portas. Abriu e fechou normalmente todas as portas, mas depois começou a piscar freneticamente os piscas. Como não tenho sensores nem configuração para alarme, a bomba como tinha alarme assumiu assalto :D . Nada de gravoso, pois não era o plano usa-la de qualquer das formas.


Ora, vamos ao importante, como trocar o motor em si de uma para outra, e evitar ter de codificar?

Em primeiro lugar, desmontar as 2 bombas,retirar a tampa inferior e placa de circuitos desviar. Em seguida há que tirar umas pequenas borrachas tipo "mamilos" pretos, são 4 e circundeiam a zona circular mais alta da bomba. Penso ser notório na seguinte foto:

http://s25.postimg.org/4drchhi1b/IMG_20150821_153957.jpg

Para retira-los usar uma chave estreita, ou algo que possa ajudar a retirar pouco a pouco as borrachas pelos buracos, é preciso ter paciência neste processo.
Há também que usar um alicate e puxar o tubo de plástico que leva a pressão do motor ao repartidor da bomba. Está apenas encaixado numa borracha, basta puxar verticalmente o tubo para fora de dentro da bomba. Pode ser preciso um pouco de força, mas está apenas encostado a borracha, não partirá nada.
Depois das 4 borrachas de apoio empurradas pelos buracos bem como o tubo plástico, o interior da bomba ficará algo deste género:

http://s25.postimg.org/922qyxhu7/IMG_20150821_150839.jpg

Com os componentes cá fora temos isto:

http://s25.postimg.org/v52z2e45r/IMG_20150821_150852.jpg

Fazer o mesmo na outra bomba:

http://s25.postimg.org/6pur1c58v/IMG_20150821_151818.jpg

http://s25.postimg.org/sz8o7w0pb/IMG_20150821_151908.jpg


A ausência do dito pó preto na placa da nova bomba comprova o pouco desgaste do novo motor, ao contrário do de origem:

http://s25.postimg.org/6frtvqg0f/IMG_20150821_153745.jpg


Vamos agora á parte da troca dos motores em si. Todos os tópicos online que tinha visto, e pessoal que fez essa troca, todos eles des-soldavam o motor na placa, ou melhor, des-soldavam os fios que estão acoplados ao motor, soldando depois novamente os do novo motor. Eu arranjei uma forma bem melhor e mais fácil.

Os motores são ligados á placa através de 2 fios que encaixam na zona superior, através de encaixes "rápidos":

http://s25.postimg.org/6r9a8hwgf/IMG_20150821_152603.jpg

Estes encaixes basta apenas puxar fora para os desligar, ter cuidado com o local onde encaixam para depois encaixar correctamente no outro. No entanto, como se pode ver na foto, os fios passam numa espécie de argola de plástico junto ao motor que não permite os fios sairem. Solução? dar um pequeno corte lateral na argola, e fazer espaço para os fios passarem. Ao fazer isto nos 2 motores
das 2 bombas, permite a troca de motores sem qualquer solda ou complicações, e como apenas se abriu um rasgo pequeno, os fios pode voltar a ser inseridos na argola e ficam resguardados:

http://s25.postimg.org/fc2lzo6mn/IMG_20150821_152512.jpg


E pronto. Feita a troca, é só inserir o motor no local, tendo atenção a puxar para o sitio certo todos os encaixes de borracha, e empurrar o tubo de plástico que está junto ao motor, bem para dentro até se sentir um encaixe (nota-se ele a ir ao sitio). Se não encaixarem bem esse tubo a bomba não trabalha bem (o tubo em questão é aquele acoplado á bomba que se vê na foto acima).

Pôr a placa de circuitos no sitio, pôr a tampa, montar no carro, arrumar o assunto e não pensar mais nisso :)



No meu caso, como andei muito tempo á procura de um bom negócio, e como posteriormente vendi a a parte electrónica da bomba com módulo de alarme, no final de contas isto saiu-me quase a custo zero, aprendi algumas coisas no processo, e agora esperançosamente, ajudarei mais alguém neste processo.


Abraços.



PS: Como nota final, e para tentar ajudar ainda mais, como sabem, este tipo de bombas são fraquinhas comparativamente com bombas mais antigas, isto deve-se ao facto de que os grafites das bombas antigas têm o dobro da espessura e são muitíssimo mais robustas, geralmente os carros vão ao lixo com 25 anos e as bombas nunca se queixaram. Existe sim hipótese de pôr um motor desses robustos nestas nossas bombas, o corpo do motor em si é igual, o processo de desmontagem tambem. A unica coisa que muda de um motor para o outro, é aquele tubo de plástico acoplado á bomba. Se querem mesmo comprar em Portugal ou ver em sucatas, pesquisem bombas dos audi 80, golf 3, etc, que têm o mesmo formato e motor compatível. A única bricolage necessária de fazer com um motor desses, é:
1 - Cortar o tubo de plástico do motor original, aquele que faz 90º (presente na ultima foto acima)
2 - Arranjar o motor de uma bomba antiga
3 - Arranjar um pouco de tudo de borracha de 5mm ou tamanho compativel, e unir entre o tubo de 90º, e o motor da bomba antiga.

È mais simples do que parece descrito

será possivel dar-me uma ideia de como resolver o problema que coloco abaixo. Desde já agradeço.

Considerando que a chave abre e fecha a porta com o comando, que o perno junto ao vidro sobe desce
conforme fecha e abre a porta, que pelo lado de fora a porta funciona normalmente, que o botao de trancar e destrancar tambem funciona bem, a unica coisa que não funciona é o puxador de dentro que nao abre a porta, apesar de puxar para cima o dito perno junto ao vidro.
 
será possivel dar-me uma ideia de como resolver o problema que coloco abaixo. Desde já agradeço.

Considerando que a chave abre e fecha a porta com o comando, que o perno junto ao vidro sobe desce
conforme fecha e abre a porta, que pelo lado de fora a porta funciona normalmente, que o botao de trancar e destrancar tambem funciona bem, a unica coisa que não funciona é o puxador de dentro que nao abre a porta, apesar de puxar para cima o dito perno junto ao vidro.

Não era preciso citares todo o tópico inicial, lol.

O teu sintoma é estranho, se o pino vai para cima ao puxar o puxador, é sinal que o arame que vai do puxador á fechadura está conectado correctamente dos 2 lados (podia ter partido ou saído do sitio).
Assim sendo parece a ser alguma falha interna da fechadura, ou partiu algo, ou precisa lubrificar, não sei ao certo sem ver o caso, mas de qualquer forma creio que será caso para desmontares isso e ver.

PS: Assumo que estamos a falar de portas da frente, e não as de trás que têm a hipótese de anti-abertura interna devido ás crianças, certo?
 
Não era preciso citares todo o tópico inicial, lol.

O teu sintoma é estranho, se o pino vai para cima ao puxar o puxador, é sinal que o arame que vai do puxador á fechadura está conectado correctamente dos 2 lados (podia ter partido ou saído do sitio).
Assim sendo parece a ser alguma falha interna da fechadura, ou partiu algo, ou precisa lubrificar, não sei ao certo sem ver o caso, mas de qualquer forma creio que será caso para desmontares isso e ver.

PS: Assumo que estamos a falar de portas da frente, e não as de trás que têm a hipótese de anti-abertura interna devido ás crianças, certo?

Desde já agradeço a tua atenção.
Efectivamente estamos a falar da porta do condutor, tudo funciona excepto a porta não abrir quando aciono o puxador de dentro, aparentemente a parte mecanica está bem, será que o puxador tem alguma componente eléctrica ou electrónica na parte da fechadura?
 
Desde já agradeço a tua atenção.
Efectivamente estamos a falar da porta do condutor, tudo funciona excepto a porta não abrir quando aciono o puxador de dentro, aparentemente a parte mecanica está bem, será que o puxador tem alguma componente eléctrica ou electrónica na parte da fechadura?

A parte electrónica nestas fechaduras é pouca, trabalham com o vácuo da bomba, por isso não precisam muito de electrónica para o funcionamento da porta em si, a electrónica que têm deve-se a luzes de presença, pequenos sensores, mas coisas ligeiras.
No teu caso continuo a apontar para falha mecânica na parte que liga o ferro interno do puxador á fechadura. Pode até ser apenas necessário dar um ajuste. Testa na porta do passageiro, vais ver que o pino destranca a porta com menos curso no puxador interno, do que o curso necessário para abrir a porta em si. ou seja, na tua, é capaz de ter curso suficiente para levantar o pino, mas não suficiente para fazer abrir a porta
 
Back
Top