Audi 80 GLE (10-06-1981)

Audi 80 GLE (1.6 110CV) do 10-06-1981

DSC-1545.jpg


Ora bem este carro foi comprado novo pelo meu pai quando nos encontrávamos emigrados na Bélgica, sendo que salvo erro em 1997 quando viemos morar definitivamente para Portugal o meu pai decidiu trazer o carro. Ainda possuo a documentação original da Bélgica (e primeira Portuguesa), bem como dos manuais e livro de revisões do mesmo tal como podem ver nas fotos. Muito provavelmente o meu pai ainda tem algures a factura de compra do carro.

DSC-1334.jpg

DSC-1516.jpg

DSC-1517.jpg

IMG-20150306-145804-clear.jpg


Este foi o primeiro carro da família de que me lembro ter memórias apesar de antes deste o meu pai ter tido outro Audi 80 (modelo anterior / B1). O mesmo foi comprado já eu tinha 5 anos mas não me recordo do carro anterior.

Seja como for, este também foi o primeiro carro que conduzi mesmo sem ter idade para tal (por volta dos 11 / 12 anos) e ficou marcado no meu subconsciente para sempre. Foi o carro da minha juventude quando tirei a carta, podendo dizer que fui muito feliz nele de diversas maneiras hehe (se contasse as histórias todas ui ui ui), bem como foi o carro onde tive imensos sustos em quase acidentes e até num acidente que poderia ter sido fatal.

bscap0001.jpg


Durante os últimos anos (+/- 15 anos) o carro tem estado parado na garagem da casa dos meus pais, andando só umas voltas muito curtas para mexer. Tem sido negligenciado de certa forma mas apesar de tudo não está em muito mau estado.

DSC-0465.jpg

DSC-0466.jpg

DSC-0467.jpg


Sempre quis que este carro ficasse para mim e assim aconteceu recentemente pois o meu pai passou-o para o meu nome. Quem sabe se um dia passará para a minha filha, pelo menos é o que gostaria que acontecesse.

Gostaria de poder ser eu a restaurá-lo mas a falta de espaço é para já o impedimento maior. Devido a isso até poderei ponderar "entregá-lo" a uma oficina capaz para o voltar a trazer à sua glória.

Passemos a algumas fotos do estado actual e algum background / história sobre o carro e o modelo.

Para terem noção da história deste modelo nada como verem este tópico no Portal dos Clássicos. Mas grosso modo fez história no rally e no turismo, estando inclusive representado no museu da Audi.

Do que sei foi comercializado em poucos números e em poucos países, sendo que em Portugal não foi e eventualmente será modelo único cá.

O meu pai diz que quando comprou o carro tinha designação de "Selection" na traseira por baixo do GLE (autocolante/pintado???) mas não me recordo disso. Tinha ainda umas faixas laterais com o símbolo da Audi (argolas) em pontilhado (recordo-me bem). O meu pai também lhe mandou colocar um spoiler frontal da BBS (referência 21.10.010) que há poucos anos decidiu deitar a uma fogueira pois estava partido (após o acidente da foto que coloquei mais atrás). Nem é preciso dizer os palavrões que me passaram pela cabeça quando me disse que tinha destruído para sempre o spoiler dassss.

No vídeo seguinte podem ver de relance o carro em 1990 durante uma festa. Dá para poderem ver mesmo que mal o spoiler e as faixas laterais. O carro aparece no segundo 13/14 e volta a aparecer logo de seguida (no resto do vídeo não volta a aparecer).


Ficam umas fotos do estado actual:

DSC-1544.jpg

DSC-1543.jpg

DSC-1542.jpg

DSC-1547.jpg

DSC-1551.jpg


DSC-1525.jpg

DSC-1524.jpg

DSC-1521.jpg

DSC-1523.jpg


A nível estético exterior como podem reparar a pintura está um pouco "cansada" e tem alguns problemas com os frisos (encolheram com os anos), o que penso ser comum neste modelo. O tecto de abrir também foi "selado" porque o mecanismo do mesmo estragou-se (uma roda dentada salvo erro). Os parachoques estão partidos e o da frente não é o que o carro trazia pois não tem faróis de nevoeiro. Os farolins traseiros também precisam de serem substituídos. Falta também um friso de um lado e pouco mais penso eu.

DSC-1526.jpg

DSC-1527.jpg

DSC-1565.jpg

DSC-1530.jpg


A nível de interior não está muito mau também, tendo poucos danos nos estofos apesar dos anos e do uso que o carro teve. O conta quilómetros marca +/- 169 mil km mas terá provavelmente na casa dos 400 mil, isto devido a ter avariado algumas vezes e até a ter sido substituído por outro em determinada altura.

DSC-1534.jpg

DSC-1533.jpg

DSC-1540.jpg

DSC-1541.jpg

DSC-1528.jpg

DSC-1529.jpg

DSC-1535.jpg


A nível de história deste carro em si posso dizer que fez imensas viagens da Bélgica para Portugal e ao inverso. Depois comecei a andar com ele e era sempre prego a fundo hehe, pois para a banheira que era até se mexia bem visto ter o motor "idêntico ao Golf GTI MK1 (1.6cc com 110cv). Nessa época (+/- 1995) nem toda a malta nova tinha o luxo de ter o "seu" carro (só havia este Audi 80 por lá ainda por cima) e acabei por ficar bastante conhecido na zona por ser acelera hehehe.

Em determinada altura teve um problema no motor, penso ter sido o segmento de um pistão que foi à vida, e nessa altura levou tudo o que podia levar novo no motor (foi o que o meu pai disse). Foi uma reparação bastante cara que o meu pai fez na altura e que cerca de mil km de pois acabou comigo a bater noutro carro e a desfazer a frente e a torcer o carro todo. Se o outro carro não tivesse aparecido talvez não estivesse cá (pelo menos igual) pois ia cair numa ribanceira a pique com vários metros de altura.


Antes desse acidente (1999) e após o motor ter sido todo revisto, também levou uma embraiagem pois a que tinha ainda era de origem lol. Enquanto estava no eletricista a rever problemas elétricos (sempre teve imensos problemas elétricos) algo correu mal e o motor incendiou-se. Por sorte o capôt estava aberto e nada de "muito" grave aconteceu.

Depois desse acidente o carro foi arranjado... mal a meu ver apesar de ter sido colocado em cima de uma máquina própria para o esticar com peças vindas da Audi para encaixar no chassi (ou algo assim).
Andou mais uns mil e tal km´s e a minha irmã (mais velha que eu um ano) conseguiu queimar a junta do motor. Foi de novo arranjado e daí para a frente acabou por ficar parado na garagem dos meus pais.

Neste momento apesar de o carro ter levado uma revisão da treta onde mudou óleos, filtros, velas e pouco mais, pega relativamente bem e até dá para andar mas isso não irá acontecer. A meu ver precisaria de levar muita coisa nova (tubagens, cabos de velas, etc.) para se poder andar com ele de forma minimamente descansada.

Neste momento como disse, está parado até arranjar espaço para tratar eu do restauro ou de algum sítio onde o colocar a restaurar.

Tenho de procurar em fotos antigas e até em cassetes de câmara de vídeo que tenho por casa pois de certeza que terei por lá "imagens" do carro que poderão servir no processo de restauro.

Espero que tenham gostado deste post enorme hehe.
 
Boas, amigo, parabéns pelo B2, um modelo que gosto muito, e que é raríssimo nas nossas estradas hoje em dia.

O meu B4 (ou melhor, do meu pai, estando eu a andar com ele) também é o carro da minha juventude, desde que tirei a carta em 2017, e que estou a tentar restaurar este ano, enquanto o material para B4 não encarecer :)

Boa sorte para o restauro, e que a máquina dê muitos bons kms no futuro, abraço!
 
Sejas muito bem vindo,
Gostei bastante da descrição da abertura do projeto, adorei ler todos os detalhes contados.
Na minha opinião é este tipo de carros, que nos faz viver o mundo automóvel e nos faz sentir um sentimento inexplicável pelo nosso carro.
Quantas memorias de infância, quantas historias ao volante, isso não existe dinheiro que pague todas as experiencias vividas.
 
Parabéns pela máquina e siga com o restauro que bem merece. À que preservar a marca dos anéis, um bem haja para ti pela persistência em manter o carro.
 
Back
Top