1.9TDI AFN Junta da cabeça queimada

Boas!
Estive de ferias, hoje quando tirei a A4 da garagem reparei que a agua estava no mínimo, fui ver e tenho marcas de agua no bloco, da junta da cabeça para baixo em vários sitos, o carro anda somente em cidade, nunca aqueceu, alguém sabe se os AFN também tem a "mania" de queimar juntas de cabeça assim do nada? (Tipo o 1.6TDI que vinha nos Golf II/Jetta/Passat)
O carro/motor tem 246 mil km com revisões a tempo e horas

Cumps! :)

Boas!
Estive de ferias, hoje quando tirei a A4 da garagem reparei que a agua estava no mínimo, fui ver e tenho marcas de agua no bloco, da junta da cabeça para baixo em vários sitos, o carro anda somente em cidade, nunca aqueceu, alguém sabe se os AFN também tem a "mania" de queimar juntas de cabeça assim do nada? (Tipo o 1.6TDI que vinha nos Golf II/Jetta/Passat)
O carro/motor tem 246 mil km com revisões a tempo e horas

Cumps! :)
Se fosse junta da cabeça, a agua não escorria para fora do motor.. isso provavelmente é algum tubo com fuga, ou falange..

Se fosse junta da cabeça, a agua não escorria para fora do motor.. isso provavelmente é algum tubo com fuga, ou falange..
Olha que quando tinha o Jetta 1.6TDI ( de 89) aos 100mil queimou a junta, e vertia pela cabeça, nem aquecia, nem fazia misturas óleo/água
Mas já vi que provavelmente será mesmo a falange.

Lava 1º o motor, deve ser da falange superior e depois vai escorrendo ao longo da junta da cabeça

Estive a olhar melhor, e parece mesmo que é isso, parece me que a água sai pelo parafuso que segura a falange a cabeça, já lavei o motor todo, segunda já volto a dar uma volta e dou mais uma vista de olhos :)

Olha que quando tinha o Jetta 1.6TDI ( de 89) aos 100mil queimou a junta, e vertia pela cabeça, nem aquecia, nem fazia misturas óleo/água
Dessa vez deve ter foi estalado o bloco.. nunca vi nenhuma junta da cabeça a queimar, e deixar verter "agua" para o exterior..

Dessa vez deve ter foi estalado o bloco.. nunca vi nenhuma junta da cabeça a queimar, e deixar verter "agua" para o exterior..
Só se estou a fazer confusão (já lá vão os anos, por isso é provável :p) vendi o motor com 190mil km, aos 200 queimou novamente mas ainda anda nas voltas em Portugal

"alguém sabe se os AFN também tem a "mania" de queimar juntas de cabeça"

Esses motores não queimam assim com duas cantigas, a meu ver sao dos melhores que a VW já produzi-o.
E eu tive um com 400 e tal mil e zero problemas.
Aponto para alguma falange tubo roto,

"alguém sabe se os AFN também tem a "mania" de queimar juntas de cabeça"

Esses motores não queimam assim com duas cantigas, a meu ver sao dos melhores que a VW já produzi-o.
E eu tive um com 400 e tal mil e zero problemas.
Aponto para alguma falange tubo roto,

Tenho a ideia que os 1° AFN's ainda deram alguns stress, ja vi vários com pistons rachados (Nos 1° que saíram de 95/96)
Mas como ja disse parece mesmo ser a falange, hoje vou dar uma volta com o carro depois dou uma vista de olhos

Edit
10km feitos, voltou a perder água, a falange tem uma humidade mas não consigo saber ao certo de onde sai na falange, alguém sabe o partnumber da falange?

Last edited:
Tenho a ideia que os 1° AFN's ainda deram alguns stress, ja vi vários com pistons rachados (Nos 1° que saíram de 95/96)
Mas como ja disse parece mesmo ser a falange, hoje vou dar uma volta com o carro depois dou uma vista de olhos

Edit
10km feitos, voltou a perder água, a falange tem uma humidade mas não consigo saber ao certo de onde sai na falange, alguém sabe o partnumber da falange?

Vê se o tubo da refregeração que vai a essa falange está bem apertado.

Sent from my Redmi 3 using Tapatalk 2

o5demp.jpg

Uma foto da falange, do lado direito da foto fica o sensor G62 (Temperatura da agua)
é a única marca de agua que aparece na falange, amanha vou a audi comprar uma

http://i66.tinypic.com/o5demp.jpg
Uma foto da falange, do lado direito da foto fica o sensor G62 (Temperatura da agua)
é a única marca de agua que aparece na falange, amanha vou a audi comprar uma

Pode não ser da falange, a mim já me aconteceu duas situacoes:
1 perder água pelo local do sensor(vedante interior)

2 perder água pelo tubo de regre geração que entra na falange, apenas dei um aperto a a braçadeira e voila.

Atenção apertar as a braçadeiras com chave bocas e não com chaves de fendas ou estrela, a primeira da mais aperto a abracadeira.

O sensor está seco.
A água não aparece ao pé dos tubos, aparece mesmo só naquele local (No parafuso e na quina da falange), a braçadeira do tubo que entra de lado é de mola, logo duvido que seja por aí (E acabei de confirmar, desse lado está seco)
O único que tem braçadeira que se pode apertar é o que vem de baixo,e esse também está seco.

A falange chega amanhã, aproveitei encomendei também o suporte da vereta do óleo, que já está partido a uns meses e já não deve de medir o nível do óleo corretamente

Vê as relas do motor, o meu perdia por aí, se deixasse passar mais tempo, uma das relas ja estava toda aberta/rachada e ferrugenta praticamente, e corria o risco de dizer adeus ao motor. Mas resolveu se a tempo.

Vê as relas do motor, o meu perdia por aí, se deixasse passar mais tempo, uma das relas ja estava toda aberta/rachada e ferrugenta praticamente, e corria o risco de dizer adeus ao motor. Mas resolveu se a tempo.
Posso verificar isso também, mas não me cheira, a agua começa sempre por aparecer ali

Vê se tens água em cima da caixa de velocidades,, em caso afirmativo e o tubo que sai do motor e vai a sofagem.

Back