32 Anos de Independência

Lembram-se desta lenga-lenga?

INDEPENDÊNCIA OU MORTE!!!
A VITÓRIA É CERTA!!!
NINGUÉM SEGURA O PODER POPULAR!!!
O POVO É QUEM MAIS ORDENA!!!
ABAIXO O COLONIALISMO!!!
MORTE DOS LACAIOS DO IMPERIALISMO!!!

Pois bem... vejamos:
- As duas primeiras fotos foram tiradas na cidade da Beira, Moçambique, em 1975, antes da independência.
- As outras duas foram tiradas em 2007.

32 anos de independência = África Livre!
grandehotel1975.jpg

piscina1975.jpg

grandehotel2007.jpg

piscina2007.jpg

Não me chamem saudosista... As imagens falam por si!

Compreendo o que estas a sentir, mas cada um sabe da sua casa e nao digo mais nada porque o que eu ia dizer a seguir pode ser confundido com racismo e nao e essa a intencao...

Pois as imagens falam por si...

nas duas primeiras só ves malta de "raça branca" e nas outras "raça negra" ... o xamado 8 ou 80

é como em tudo na vida... os fortes lideram e constroem... os fracos juntam-se revoltam-se e destroem

nao sabes o que é nascer viver e morrer sem nada... na miseria... sem valores... tipo "animal"... 1º temos de nos por no lugar dos outros só depois podemos avaliar a situação...

Santinhos disse:
Pois as imagens falam por si...

nas duas primeiras só ves malta de "raça branca" e nas outras "raça negra" ... o xamado 8 ou 80

é como em tudo na vida... os fortes lideram e constroem... os fracos juntam-se revoltam-se e destroem

nao sabes o que é nascer viver e morrer sem nada... na miseria... sem valores... tipo "animal"... 1º temos de nos por no lugar dos outros só depois podemos avaliar a situação...

O que eu sei é que antes da independência, vias em Moçambique as marisqueiras (e eram muitas) sempre cheias. Nas esplanadas da Beira (eu vivi lá) e de Lourenço Marques vias brancos e pretos, lado a lado, a beberem as suas bejecas e a comerem os camarões.

Havia quem se aproveitava e os tratava mal? É certo que sim, mas isso vez aqui em Portugal e em qualquer outro país do mundo. Vais a uma obra e és capaz de ver imigrantes ilegais que ganham metade dos Portugueses

Onde nasci, em Moatize, província de Tete, tinha um "mainato" que arriscou a vida pra salvar a minha, tinha eu apenas 6 meses de vida. Atacou uma cobra que se aproximava do berço onde eu dormia.

Na escola primária onde fiz a primeira classe, eu era o único branco - entre alunos e professores. Fui uma vez espancado por que era branco... Guardo rancores? Não. Mas os que me bateram são capazes de ter saudades em que havia prato cheio...

Back