A esguichar líquido do radiador

Olá boa tarde,

Tenho andado a reparar que a minha A4 1.9 TDI de 1996 anda a perder líquido de radiador, o qual eu vou "reatestando".
Finalmente hoje meti mãos à obra para tentar perceber onde é que era a dita fuga, e lá descobri.

Antes de mais, não sou mecânico, pelo que não sei o nome das peças, mas vou tentar descrever o melhor possível.

Há uma peça de plástico, que liga o tubo que vem de cima do radiador à cabeça do motor (uma espécie de "T"). Essa peça de plástico está estalada, logo assim que o circuito de refrigeração ganha pressão, a mesma começa a esguichar para cima o dito líquido cor-de-rosa.

Neste momento estou um bocado mal de finanças, pelo que estou reticente em levar o carro ao mecânico. Dado que a peça é acessível sem ter de levantar ou desmontar o carro, penso que poderá ser feito por mim próprio.

Questões para os mais entendidos:

Como é que se chama essa peça, e onde é que a posso encomendar.
Acham que é possível ser feito por alguém que é, no máximo, amador nestas coisas?

Desde já muito obrigado,
João
 
lmiJ0XD.jpg


Aqui está, a foto não é do meu carro (por motivos práticos procurei uma na net num instante).
A peça é a que está escondida por trás do suporte da capa do motor, assinalada aqui com um rectângulo vermelho.
 
Pelo que percebo a isto se chama uma flange.
Estou no entanto na dúvida, se ao encomendar, estarei a encomendar a flange correta.
 
opção 1: tiras essa e levas contigo para ver se é igual a nova.
opção 2: das o nr do chassi e matricula na secção de peças e compras um novo vendo pelo etka.
 
opção 1: tiras essa e levas contigo para ver se é igual a nova.
opção 2: das o nr do chassi e matricula na secção de peças e compras um novo vendo pelo etka.

Obrigado pela resposta.

Mas o que é o ETKA?

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Esquece, já vi o que é o ETKA. Há alguma maneira de aceder ao mesmo sem ter de ir à Audi ou coisa que o valha?
 
no teu modelo não sei onde procurares, mas é no motor código com 3 letras..
a peça é igual a esta?

2crlggh.jpg
[/IMG]
 
É possível que seja, mas como não está na mesma posição é difícil de saber.

Seja como for hoje durante a tarde vou tentar ver se é essa a peça e qual o nº do motor e respondo mais tarde.

Obrigado
 
A motorização do motor não tem de ser necessariamente 3 letras. No teu caso, tens sorte, pois a motorização não importa para a peça em questão, dentro das motorizações diesel ( 1Z, AFN , AFF, AFN , são as diferentes motorizações existentes).

Para a falange em questão, não importa o motor, e é mesmo a da imagem que postaram acima.

Part Number da peça: 028 121 132

Leva esse part number á tua loja de peças e sabem logo pela referência, isso caso planeies poupar uns trocos sem ir á Audi. Tem em atenção que o part number é esse e sem letras no final, uma letra altera a peça completamente.

Fica atento a isso a ver se não parte com a pressão e tens uma reparação dispendiosa por sobreaquecimento/falta de água, muda mal possas.

Cumprimentos
 
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A motorização do motor não tem de ser necessariamente 3 letras. No teu caso, tens sorte, pois a motorização não importa para a peça em questão, dentro das motorizações diesel ( 1Z, AFN , AFF, AFN , são as diferentes motorizações existentes).

Para a falange em questão, não importa o motor, e é mesmo a da imagem que postaram acima.

Part Number da peça: 028 121 123

Leva esse part number á tua loja de peças e sabem logo pela referência, isso caso planeies poupar uns trocos sem ir á Audi. Tem em atenção que o part number é esse e sem letras no final, uma letra altera a peça completamente.

Fica atento a isso a ver se não parte com a pressão e tens uma reparação dispendiosa por sobreaquecimento/falta de água, muda mal possas.

Cumprimentos

Muito obrigado pelo esclarecimento!
Já agora, alguma loja de peças recomendada em Lisboa, ou melhor, na zona entre Lisboa e Sintra?
 
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Tinha-me enganado num digito na escrita do part number, mas já editei, e o que está no meu post anterior é o correcto.

Abraços
 
Esta manhã lá consegui substituir a peça em questão. Demorei um pouco porque a minha chave de porcas (tamanho 10, para vosso conhecimento) não encaixava dado o aperto do local em questão, então tive de ir comprar outra chave. Isso e aquelas braçadeiras dos tubos, que são um pincel para tirar...
Enfim, tirando estes percalços até se fez bem.

Obrigado pela ajuda na identificação da peça.
 
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