A minha B4 - A mexer com a parte elétrica

Hoje foi hora de trocar as luzes que não davam no quadrante, a das velas de incandescência e a dos mínimos
IMG_20210222_115716.jpg
Como curiosidade, reparei que estão lá os acetatos da luz do airbag (que a carrinha não tem) e a luz "CAT".
Alguém sabe o que essa luz é?
 
Last edited:
Ora boa tarde a todos
O B4 tem um problema que já me fartei de procurar e ainda não consegui ver a causa.

Quando abro as portas, a luz do interior acende mas apaga imediatamente, como se a porta tivesse fechado. Isto não acontece, por exemplo, ao abrir a mala.
Pode ser problema do interruptor da porta?
 
Acontece em todas as portas ou apenas numa porta específica ?


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Está a acontecer com as portas todas menos a tampa da mala para já.
Tirei um dos interruptores para testar, continuidade ok, quando o liguei de novo a luz acendeu mas bastou abrir outra porta que a luz apagou
 
Está a acontecer com as portas todas menos a tampa da mala para já.
Tirei um dos interruptores para testar, continuidade ok, quando o liguei de novo a luz acendeu mas bastou abrir outra porta que a luz apagou

Acho que isso tem um rele temporizador, pode estar aí o problema, uma vez que acontece em praticamente nas 4 portas


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 
Hoje foi um dia de muita frustração com a 80.

Como já devem saber, tenho um problema horrível com os mínimos que ligam por vontade própria, a passar por irregularidades na estrada, quando dou sinal de luzes (ficando ligados)... tem sido um autêntico inferno.

Hoje:
-Desmontei volante, alavancas da coluna de direção, painel da zona dos pés que cobre as cablagens, quadrante...
-Troquei o interruptor dos faróis por um novo (0km mesmo)
-Limpei as fichas das alavancas com spray limpa-contactos dielétrico
-Verifiquei as cablagens por baixo do volante, não tendo encontrado quaisquer fios traçados, nada.

O problema continua, e os faróis continuam a ter o demónio lá dentro.

Juro que não sei o que fazer a este ponto, e que se levar a um eletricista vai custar os olhos da cara...
 
Podias demonstrar isso num vídeo.
Já verificasse as massas dos faróis?
Tenta reforçar com um fio de massa a ver se o problema é daí.

Mas faz o vídeo...
 
Neste vídeo dei uma sequência de flashes com os máximos, até os mínimos ligarem sozinhos. Depois liguei os médios e desliguei os faróis por completo, ficando os máximos ligados. Tive de fazer uma sequência de flashes para os mínimos se apagarem.

 
Neste vídeo dei uma sequência de flashes com os máximos, até os mínimos ligarem sozinhos. Depois liguei os médios e desliguei os faróis por completo, ficando os máximos ligados. Tive de fazer uma sequência de flashes para os mínimos se apagarem.

Falta de massa tens de certeza.
Basta ver as luzes de Natal a fraquejem.
Agora começa por ver isso nos faróis, e depois no interior. Só depois de uma forte ligação, seja de alimentação, seja de massa, se pode despistar algo mais.
Vê bem as ligações a bateria, massa do motor, etc...
 
Hoje comecei a desligar faróis das fichas. Desligo o esquerdo e encontro por baixo uma "tab" que era da parte de cima do farol que se tinha solto. Liguei novamente a ficha e pus a tab no sítio.

Não faço ideia do que fiz, mas os faróis passaram a funcionar direito, incluindo o máximo esquerdo que não funcionava há anos
 
Back
Top