A velas de ignição recomendas pela Audi para motor a gasolina 1.6 / 1.8 / 1.8 T

Boas ;) aqui fica as velas recomendadas pela Audi para os nosso motores a gasolina!

Motores:

Designação de letras: 1,6l-74 kw ADP -- 1,8l-92 kw ADR -- 1,8l-110 de kw AEB

Bosch Ref: F 7 LTCR / F 7 LTCR / F 7 LTCR

Distância entre os eletrodos, mm 0,9-1,1 / 0,9-1,1 / 0,9-1,1

NGK Ref: BKUR 6 ET / BKUR 6 ET / BKUR 6 ET

Distância entre os eletrodos, mm 0,7-0,9 / 0,7-0,9 / 0,7-0,9

Para os motores 2.6 e 2.8 as referencias são as mesmas! A Audi recomenda a troca aos 60.000 km! Para uma boa resposta do motor e manter sempre os baixos consumos, eu troco de 30.000 em 30.000 km ;)
Abraço
 
ja ouviste falar nas NGK IRIDIUM??

Por falar em iridium, já ouvi muita gente dizer que elas dão mais desempenho ao carro, mas pelo que li, o iridium é usado por ser mais resistente ao calor e pressão, logo duram mais tempo, mas a nivel de desempenho são iguais ou piores...

Alguém tem opinião diferente?

Abraço :)
 
Por falar em iridium, já ouvi muita gente dizer que elas dão mais desempenho ao carro, mas pelo que li, o iridium é usado por ser mais resistente ao calor e pressão, logo duram mais tempo, mas a nivel de desempenho são iguais ou piores...

Alguém tem opinião diferente?

Abraço :)
eu uso e aprovo..
arranque mais facil, duram mais, alem disso tinha uns engasgos minimos no motor mesmo com velas novas NGK especificas, com as iridium isso acabou por desaparecer
 
ja ouviste falar nas NGK IRIDIUM??

Boas ;) Sim eu conheço, foram concebidas para motores desportivos! Estas têm uma faisca directa e aumenta consoante a aceleração e dizem ter durabilidade de 100.000 km! Mas não te recomendo! As velas originais que por norma são bosch de 3 polos (D.E. 0,9-1,1) são bem melhores e dão uma boa resposta ao motor melhorando o consumo! As NGK são boas mas aumentam um pouco o consumo, o que traduz numa melhor resposta da rotação em altas por ter uma distância entre os eléctrodos menor em mm (0,7-0,9) comparadas com as Bosch ;) Abraço

- - - - - - - - - -

Sobres as velas NGK com Irídio / Platina

As excelentes qualidades de resistência ao desgaste das ligas irídio / platina – vida útil até 100.000 km – tornam possível esta versão de vela de ignição, com eléctrodo central extremamente fino, com todas as vantagens técnicas que isto aporta. O diâmetro da ponta do eléctrodo central em irídio, concebido com tecnologia de soldadura por laser, é de apenas 0,6 mm.

Isto permite melhoramentos consideráveis nas características de ignição em comparação com as velas de ignição standard – que normalmente têm um diâmetro de 2 a 2,5 mm – assim como uma redução significativa da voltagem necessária.

O núcleo em cobre dos eléctrodos central e de massa, asseguram a dissipação de calor para a cabeça do cilindro, prevenindo que as velas de ignição sobreaqueçam. O eléctrodo de massa está construído em três camadas para prevenir distorção induzida pelo calor, causado pelo efeito do bi-metal.

Outra característica diz respeito ao isolador cerâmico de alta qualidade, que garante uma elevada estabilidade termal. Este isolador cerâmico é também usado nas velas de ignição de alta performance, utilizado nos carros de Formula 1.

Em virtude do eléctrodo central extremamente reduzido, a faísca fica mais acessível à mistura gasolina/ar. Isto permite uma melhor combustão, respondendo o veículo muito melhor ao acelerador.

Aqui fica toda a informação sobres as velas NGK com Irídio / Platina ;) mas tem em conta a gasolina :) Abraços
 
Last edited:
Boas ;) Sim eu conheço, foram concebidas para motores que usem GPL! Estas têm uma faisca directa e aumenta consoante a aceleração e dizem ter durabilidade de 100.000 km! Mas não te recomendo! As velas originais que por norma são bosch de 3 polos (D.E. 0,9-1,1) são bem melhores e dão uma boa resposta ao motor melhorando o consumo! As NGK são boas mas aumentam um pouco o consumo, o que traduz numa melhor resposta da rotação em altas por ter uma distância entre os eléctrodos menor em mm (0,7-0,9) comparadas com as Bosch ;) Abraço
eu axo as bosch uma treta, melhor mesmo que essas sao as NGK platinium, mas eu não troco pelas iridium, podem dizer o que disserem, mas eu uso ha bastante tempo e gostei do resultado ;)
 
eu axo as bosch uma treta, melhor mesmo que essas sao as NGK platinium, mas eu não troco pelas iridium, podem dizer o que disserem, mas eu uso ha bastante tempo e gostei do resultado ;)

Pois não duvido :) Tu tens um motor que pede maior resposta ;) no meu caso uso as Bosch e nunca tive problemas ;) mas o meu é apenas 1.6l embora o sistema de injecção seja igual ao teu, Bosch 3.2 ;)
 
Pois não duvido :) Tu tens um motor que pede maior resposta ;) no meu caso uso as Bosch e nunca tive problemas ;) mas o meu é apenas 1.6l embora o sistema de injecção seja igual ao teu, Bosch 3.2 ;)

Mas acho que o teu o sistema de ignição das velas não é de bobines independentes, acho eu :p
 
Mas acho que o teu o sistema de ignição das velas não é de bobines independentes, acho eu :p

O teu sistema usa bobine directa nos cachimbos das velas! Já o meu para lá chegar usa bobine separada, tampa de distribuição e rotor ;) o que quis dizer é que o sistema de injecção e igual Bosch 3.2 embora os teu injectores tenha mais debito ;)

- - - - - - - - - -

De qualquer forma as velas NGK com Irídio / Platina são aconselhadas para sistemas de ignição standard que normalmente têm um diâmetro de 2 a 2,5 mm o que não é o caso das velas originais para os nossos motores ;)
 
Last edited:
O teu sistema usa bobine directa nos cachimbos das velas! Já o meu para lá chegar usa bobine separada, tampa de distribuição e rotor ;) o que quis dizer é que o sistema de injecção e igual Bosch 3.2 embora os teu injectores tenha mais debito ;)

- - - - - - - - - -

De qualquer forma as velas NGK com Irídio / Platina são aconselhadas para sistemas de ignição standard que normalmente têm um diâmetro de 2 a 2,5 mm o que não é o caso das velas originais para os nossos motores ;)
o codigo do teu motor é ADP??
 
entao olha! ficas a saber que existem velas IRIDIUM para o teu motor stock
ve aqui »»» NGK - Buscador de productos

Boas ;) já vou ver :D mas antes aproveito para descrever as características das velas Bosch que uso ;)

Bosch Super Plus

O programa de velas de ignição Super Plus da Bosch, oferece convincentes benefícios tanto para as oficinas como para o consumidor final. Possui uma cobertura de 98% do parque automóvel, sendo que as 24 referências mais vendidas cobrem 95% do parque automóvel.

As velas Super Plus também oferecem uma significativa melhoria técnica, pois toda a gama é fabricada com o eléctrodo em ítrio. Este raro metal, devido às suas características naturais, atribui a esta vela uma maior resistência ao aquecimento, melhorando a sua elevada performance.

Anteriormente, o ítrio apenas tinha sido usado como material para eléctrodos nas velas de Equipamento de Origem (OEM) da Bosch e em motores de competição. É com base na experiência e nos bons resultados obtidos que a Bosch coloca no mercado velas com um eléctrodo em ítrio.

O ponto de massa do eléctrodo das velas Super Plus é outro ponto alto em termos inovação. Este garante um aumento significativo em termos de garantia de ignição, uma optimização de combustão ar/combustível, e uma maior protecção do catalisador e redução do consumo de combustível.
 
Boas ;) já vou ver :D mas antes aproveito para descrever as características das velas Bosch que uso ;)

Bosch Super Plus

O programa de velas de ignição Super Plus da Bosch, oferece convincentes benefícios tanto para as oficinas como para o consumidor final. Possui uma cobertura de 98% do parque automóvel, sendo que as 24 referências mais vendidas cobrem 95% do parque automóvel.

As velas Super Plus também oferecem uma significativa melhoria técnica, pois toda a gama é fabricada com o eléctrodo em ítrio. Este raro metal, devido às suas características naturais, atribui a esta vela uma maior resistência ao aquecimento, melhorando a sua elevada performance.

Anteriormente, o ítrio apenas tinha sido usado como material para eléctrodos nas velas de Equipamento de Origem (OEM) da Bosch e em motores de competição. É com base na experiência e nos bons resultados obtidos que a Bosch coloca no mercado velas com um eléctrodo em ítrio.

O ponto de massa do eléctrodo das velas Super Plus é outro ponto alto em termos inovação. Este garante um aumento significativo em termos de garantia de ignição, uma optimização de combustão ar/combustível, e uma maior protecção do catalisador e redução do consumo de combustível.
olha se tiveres oportunidade, compra essas NGK IRIDIUM para o teu carro, devem ser carotas, mas procura no ebay talvez consigas a bom preço, e depois faz a comparação entre essas e as que usas ;)
 
olha se tiveres oportunidade, compra essas NGK IRIDIUM para o teu carro, devem ser carotas, mas procura no ebay talvez consigas a bom preço, e depois faz a comparação entre essas e as que usas ;)

Bom não custa nada experimentar ;) vou ver se arranjo com desconto e depois digo-te algo ;)

- - - - - - - - - -

olha se tiveres oportunidade, compra essas NGK IRIDIUM para o teu carro, devem ser carotas, mas procura no ebay talvez consigas a bom preço, e depois faz a comparação entre essas e as que usas ;)

Já agora onde comprastes as tuas e quanto destes por elas?
 
Back
Top