A3 8L 1.6 gasolina PROBLEMA

Boas. Estive a ver hoje um A3 8L 1.6 e verifiquei que a valvula da agua estava avariada.
Aquece o motor, mas a agua quente não vai para o radiador, e logicamente nao disparam
as ventoinhas. Irá ser mudado.

A questão é, com o carro frio, tudo normal. Mal aquece começa a soluçar e fica com o ralanti
muito baixo (650/670rpm medidos no vagcom). Segundo a leitura do quadrante, chega aos
90º. No climatronic, não passa dos 80. No vagcom obtive até os 106Cº.
A minha conclusão é o sensor de temperatura junto da valvula que deve estar marado.
Aos entendidos, confirmam o mesmo que eu em relaçao a isto? Deverei trocar? Quanto custa uma?

Last edited:
esses sintomas parecem estar relacionados com a valvula de temperatura, mas tu dizes que a agua quente não xega ao radiador, o que é estranho, eu começava por trocar a valvula, para o meu motor, custou 38,86€ valvula + vedante na marca,

Se a água quente não chega ao radiador... bomba dágua ou termostato...

Nem mais. :)

Mad a isso que chamas válvula de temperatura é na realidade o termostato, se quiseres poupar arranja isso numa casa de peças que não deve custar mais de 15€, em relação ao soluçar não sei o que poderá ser, as velas foram trocadas á pouco tempo?

É correcto pessoal, nao chega agua quente ao radiador devido ao termostato nao abrir.
Que custa 15€ já eu sei e vou mudar de certeza.

A questão é mesmo o soluçar apenas a quente e ficar com ralanti nas 650/700rpm.
Eu suspeito do sensor de temperatura marado pois se o desligar, não altera nada
no trabalhar do motor. Como ja me aconteceu no VW polo isso e depois troquei
o sensor e ficou bom, acho se tratar do mesmo.

Quanto a velas e afins, tudo é novo, cablagem dos injectores, tudo mesmo, até uma
sonda lambda avariada foi trocado. Suspeito mesmo so do sensor da temperatura.

Back