A3 8L - conselhos e ajudas

Boas malta!

Tenho-me entretido com a minha máquina que já tem quase 400 mil km, mas tenho o objetivo de chegar a pelo menos 600 (e mais)!

Veio para as minhas mãos já “tarde”, mas tenciono mantê-lo o maior tempo possível!

Vou partilhar então o que tenho feito em termos de manutenção, de quem adquiriu o carro com bastantes problemas. Espero poder ajudar alguém que partilhe destes problemas, e de quem percebe bem disto para me aconselhar também! :D

- 1.º problema: Piscas não funcionavam

- - Solução: Troquei o módulo dos 4 piscas (o botão do interior) que aparentemente está relacionado com os piscas, e resolveu o problema

- 2.º problema: Porta-bagagens deixou de abrir com o botão (apenas abria com o botão da chave, ou com a própria chave); pensei que fosse da bomba de vácuo e tudo mais. Pensei em trocar a fechadura do porta bagagens também, por 50€ nova

- - Solução: WD-40 na fechadura, e por milagre começou a funcionar outra vez. Tenho noção que não seja a melhor maneira, mas resolveu de imediato!

- 3.º problema: Bomba de vácuo fazia muito barulho quando fechava/abria o carro

- - Solução: Consegui diagnosticar que o problema estava numa fuga do acionador do fecho da tampa de combustível. Funciona através de vácuo, e tinha um furo. Pretendo comprar uma em 2 mão, já que não há novas à venda. Por agora isolei o tubo de vácuo, mas podem-me roubar combustível à vontade que a portinha não fecha

- 4.º Problema: Sub-woofer e colunas da frente completamente gastas/estragadas

- - Solução: Mandei vir uma borracha específica para arranjar o subwoofer em casa, e cola T-7000, visto que saía muito mais barato que comprar um sub novo. Colunas da frente substituí por novas da Hertz 2 vias separadas de 13cm (com adaptadores)

- 5.º Problema e maior: Cheiro intenso a óleo queimado quando ligava o carro, e notava-se visivelmente a EGR cansada

- - Solução: Anulei a EGR reprogramando a ECU, troquei o tubo de sobre-alimentação que já não isolava bem o ar a entrar, e, por “segurança”, troquei a EGR por uma nova para me certificar que não havia resíduos a ir para o motor. Gostava também mais tarde de pôr uma junta cega, mas por agora acho que está bom.

Próximo passo é trocar os discos e pastilhas de travões, e substituir/limpar o sistema de refrigeração do motor. Se me quiserem aconselhar a algo importante em termos de motor agradecia! Também estou disponível para partilhar mais manutenções que tenho feito, nomeadamente com quadrantes, diagnósticos, interior em geral (rádio, estética). Tenciono fazer bem mais, mas as condições financeiras, e tempo/espaço, só me permitem isto até agora.

Abraço
 

Anexos

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