A4 1.8 20V deixou de trabalhar motor, problema de alimentaçaõ de combustivel??

Boa Noite a todos ,
Meu nome é Rui e inscrevi-me no site pois procurava informação sobre um problema q m aconteceu ontem na AE e dei com este interessantissimo site.
Tenho um A4 1.8 20 v , ja de 1995 , embora ja o possua á cerca de 12 anos , nunca parou.... ontem a 1ª vez!!! Motor q nao gasta pinga de agua e oleo ...
Explico : - vinha a cerca de 160 km/hora e qdo levantei o pé do acelerador senti o carro engasgar/ e desligou... PARECE-me ter a ver com a alimentação de gasolina ao motor , ou bomba de gasolina , rele desligado ou coisa do genero.
No cb não aparece qq problema , o carro nao aqueceu , nem oleo nem agua , e aparentemente está tudo ok, só q nao pega...
Se alguem me puder dar uma ideia do q se poderá estar a passar e o q fazer??( mandar a< viatura ao concessionario audi??)

Chamo a V. atençao para o facto de a viatura ja de há cerca de 1 ano q custava a pegar. Acabava sempre por pegar mas tinha q insistir com o motor de aarranque. Outro dos sintomas é que , se por algum motivo tinha de desligar a bateria, qdo a voltava a ligar a rotaçao do motor oscilava qdo ao relanti , cerca de 1000 rpm para cima e para baixo . Passado algum tempo normalizava. Nao sei se algum destes sintomas tem q ver com aquilo q me aconteceu ontem e q acima expus (o motor morreu...)

Se possivel agradeço os V. comentarios sempre oportunos
abraços e bons kilometros
 
Epá, as rpm oscilarem quando o alternador ou o compressor precisam ou assim penso que seja perfeitamente normal mas 1000rpm... Um bocadito exagerado???
Agora o custar a pegar já pode ter mais a ver. Depois como fizeste, encostaste à berma e tentaste pegar o carro? Ou voltaste a ligar a ignição? O motor voltou a funcionar, presumo?

Mais detalhes era mesmo com VAG-COM...
 
Boas.

Penso que estás com o mesmo problema que eu acabei por resolver hoje. Isso é o relé 109 (se não estou em erro, mas é >100 :D ) que fica por baixo da coluna da direcção, é fácil dar com ele visto que diz 109 em letras bem grandes. Claro que podias ir comprar um (deve custar uns 20€/25€), mas a solução menos dispendiosa é abrir o relé e soldar o que se encontra "partido", que foi o que fiz.

Pode não ser disso porque o meu é um A3 a gasóleo, mas pelos sintomas... Antes de soldares e para saberes se é mesmo disso, tira o relé fora, bate com ele com força num sitio duro e encaixa-o. Deverá pegar!

Vê isso e diz qualquer coisa, não perdes nada
 
OBRIGADO NOVAMENTE. Em relaçao ao oscilar das rotaçoes , so acontece qdo desligo e volto a ligar a bateria...qdo volto a ligar a bateria , as rotaçoes do motor nao ficam nas +/- 900 rpm , mas baixa e varia entre as 600rpm (quase vai abaixo) e depois sobe ate as 1400 /1500 rpm. É um constante sobe e desce , ou seja nao fica nas tais 900rpm... passados alguns (bastantes) kilometros , la volta a normalizar. Esta variaçao na rotaçao acontece qdo o motor esta em ponto morto - relanti pq em andamento nao se nota nada. apenas qdo paro nos semaforos é q noto esse sobe e desce.
Quanto ao que fiz depois do motor desligar , foi deixar ir a deslizar até á bomba da repsol na ae , e tive a sorte de conseguir la chegar e inclusivamente entrar na area de abastecimento sem ter de empurrar.... mta sorte !!! depois tentei dar á igniçao ,mas o motor nao pegou ( o motor de arranque rodou normalmente , e a minha bateria é nova...) tentei mais algumas vezes sem sucesso... lembrei-me agora de um outro pormenor : qdo tentei abrir o carro e desligar o alarme com o comando ( ja q enquanto esperei pelo reboque fui beber 1 cafe e fechei o carro) , apenas bo alarme desligou mas a porta nao desbloqueou , tive de abrir com a chave . Tb o comando poderá ter a ver com este corte , e o carro nao pegar , certo??? no entanto parece-me mais falta de alimentação -combustivel no motor ( bomba de gasolina , rele ,etc...) Nao é q eu perceba mto disto , mas ... Assim e como deu para entender o carro nao funcionou mais e encontra-se na base dos reboques á espera q eu indique para onde ir !!
abraço ,
Rui
 
mto obrigado por a ajuda . Realmente ja tinha lido qq sobre esse tal rele. antes de entregar o carro na oficina , vou tentar aquilo que me informou . Depois darei noticias.
um abraço ,
Rui
 
Acho que era bom veres isso e, se possível, volto a insistir um pouco - VAG-COM. É que sendo um problema simples, levares à AUDI pode ser um valente rom(/u)bo... Já se for algo mais complicado, compensa pela rapidez e eficácia (penso eu)...
 
e como ou onde arranjo o VAG-COM ??? é a maquina para fazer testes , descobrir e apagar erros , certo?????
 
O Vagcom não te vai dizer muito, eu tenho e a mim não me disse muito. Outra maneira de ver isso é se chega corrente aos terminais da bomba que abre o circuito da gasolina, normalmente é assim que detectam o problema e na Audi te levam mais de 150€ para resolver um problema de custo 0€!
 
amigo em primeiro ve se chega corrente a bomba de gasolina,ve se ouves a bomba a puxar kuando ligas a chave,depois outra situacao pode ser do alarme,pode ter um corte,mas isto sao tudo ideias sem ver,mas primeiro de tudo ve se ouves a bomba da gasolina a puchar,ja substitui uma a um e era esses os sintomas
abraco
 
obrig por a ajuda, mas nao sei se consigo ver e confirmar se ha passagem de corrente nos terminais. Nem sei bem onde está a bomba de gasolina mas realmente ouço qdo rodo a chave um ruido q m parece ser a bomba de gasolina a trabalhar isto com o capot aberto,. o problema é q nao sei como confirmar se ha passagem de corrente nos terminais da bomba nem onde s situam...abraço
rui
 
da jeito sim sr....
vou passar na central de reboques que é onde o carro se encontra e vou ver a situaçao do rele... depois informo resultado. obrig novamente
Rui
 
da jeito sim sr....
vou passar na central de reboques que é onde o carro se encontra e vou ver a situaçao do rele... depois informo resultado. obrig novamente
Rui

Não esquecer de tirar o relé, bater com ele com força numa superficie dura e voltar a encaixar. Deverá trabalhar pelo menos uma vez. Se for um caso mais grave, abrir e soldar.
 
Back
Top