A4 B5 110Cv - Está com os calores...

Boa tarde comunidade.

Ora o meu problema é o seguinte:
Tenho andado pouco com a minha B5, apenas uma vez por ano, pois tenho estado fora do país.
Já suspeitava de que o termostato não estivesse a desempenhar a sua função em pleno, pois ela tinha dificuldade a aquecer a temperatura do motor a 90º e se andasse nas calmas, ela descia para os 70º/80º.
Enquanto andou assim, a temperatura do óleo também não subia muito, andando sempre entre o intervalo dos 80º e 100º.
Se puxasse mais por ela, mesmo quando o termostato funcionava bem e ela mantinha o motor a 90º, não lembro de que a temperatura do óleo tivesse subido próximo dos 120º, apenas acontecia quando me mantinha durante algum tempo a 200km/h.
Encomendei um termostato novo pelo autopeçasonline24 e também o liquido G12, um sensor de massa de ar e um sensor Map, que instalei tudo neste domingo passado.

O que acontece:
Após ter colocado o termostato novo, a temperatura do óleo anda mais alta do que era habitual, mesmo quando o antigo termostato funcionava bem.
Agora a temperatura do óleo chega aos 100º, mesmo sem eu estar a puxar pelo motor.
...acontece mesmo estando parado e com o motor ao ralenti.
Aconteceu que mesmo andando devagar, no pára arranca e com ela parada ao ralenti, além da temperatura do óleo subir aos 100º, a temperatura do motor também passou dos 90º um pouco, chegando quase aos 100º.

Acabo de fazer uma viagem de 150km em auto estrada, em que, em regime constante a rondar as 3000rpm e a fazer velocidades de 140km/h, a temperatura do óleo quase tocou nos 120º o que me parece muito, pelo menos para o que antes estava habituado.
Já liguei o Vag-Com e não me acusou erros de nada.
Quais são as vossas temperaturas de óleo normais em conduções moderadas de estrada 120kmh/140kmh e cidade com condução normal?
Já agora, quais os vossos picos de temperatura do óleo e em que situações?
A mim parece-me que há algo de errado mas não sei o que possa ser.

Deixo uma foto desta viagem a 140km/h constantes.


Uploaded with ImageShack.us

Aguardo o vosso apoio.
 
Se o ponteiro da temperatura da água está a passar os 90º não é normal....

Ou o termostáto está com algum problema, ou tens a bomba de água a trabalhar mal... Eu acho que o pessoal deixa demasiado tempo o termostáto avariado em aberto..... (está abaixo dos 90... deixa andar)
 
o oleo quantos KM tem? Ja houve uma pessoa aqui no forum que tinha o oleo que aquecia muito, bastou trocar o oleo...

Troca tambem o sensor da temperatura da Agua...
 
o oleo quantos KM tem? Ja houve uma pessoa aqui no forum que tinha o oleo que aquecia muito, bastou trocar o oleo...

Troca tambem o sensor da temperatura da Agua...

O óleo é um BP Visco 7000 sport com cerca de 6000km.
O sensor da temperatura da água não troquei pois o ponteiro nunca teve um comportamento irregular.
E a diferença foi logo a seguir a ter trocado o termostato, Maf e Map, pelo que penso que não deve ser do óleo.
 
Anybody there?
Alguem tem alguma dica ou sugestão de o porquê de depois do termostato mudado a temperatura do óleo passou a andar entre os 100 e 120º.
...e a do motor que consegue passar ligeiramente os 90º por vezes (estando ao ralenti).
Help needed.

M.

- - - - - - - - - -

Se o ponteiro da temperatura da água está a passar os 90º não é normal....

Ou o termostáto está com algum problema, ou tens a bomba de água a trabalhar mal... Eu acho que o pessoal deixa demasiado tempo o termostáto avariado em aberto..... (está abaixo dos 90... deixa andar)

Ficou algum tempo na verdade, mas não andou muito enquanto assim esteve.
Troquei quando foi possível.
Mas agora acho que há algo de errado de depois do termostato trocado a temperatura do oleo me suba para 100/120º e que a da água possa passar ligeiramente os 90º de vez em quando.
Não estou a compreender o que possa ser nem sei muito bem para que lado me virar.

M.
 
Anybody there?
Alguem tem alguma dica ou sugestão de o porquê de depois do termostato mudado a temperatura do óleo passou a andar entre os 100 e 120º.
...e a do motor que consegue passar ligeiramente os 90º por vezes (estando ao ralenti).
Help needed.

M.

- - - - - - - - - -



Ficou algum tempo na verdade, mas não andou muito enquanto assim esteve.
Troquei quando foi possível.
Mas agora acho que há algo de errado de depois do termostato trocado a temperatura do oleo me suba para 100/120º e que a da água possa passar ligeiramente os 90º de vez em quando.
Não estou a compreender o que possa ser nem sei muito bem para que lado me virar.

M.
Ja somos dois e talvez seja bomba da agua estar falhar ou termóstato nao abriu quando devia abrir...ainda estou tentar descobrir qual a causa disto...
 
E chegaste a ver se o sistema está todo cheio? Chegaste a ligar a sofagem no quente máx. para ver se o líquido chega a todo o lado?
 
E chegaste a ver se o sistema está todo cheio? Chegaste a ligar a sofagem no quente máx. para ver se o líquido chega a todo o lado?
Este nao. Só ando com carro aos fins semana e vou ver isto ja amanha manha.
Ontem noite abri capot para ver deposito do liq G12 e ainda estava no mesmo nível e com cor de rosa.
Para ligar sofagem quente ao máximo com motor ligado ou nao?
 
A trabalhar. Deixem aquecer até aos 90º. Vejam se a ventoinha dispara e se o termostato abre. Depois acertam o nível. Deixem arrefecer.
Se não estiver totalmente sangrado do "ar", colocam a trabalhar ao ralentim durante uns 2 a 4 minutos e sem a tampa do vaso de expansão. Depois acertam o nível.
 
A trabalhar. Deixem aquecer até aos 90º. Vejam se a ventoinha dispara e se o termostato abre. Depois acertam o nível. Deixem arrefecer.
Se não estiver totalmente sangrado do "ar", colocam a trabalhar ao ralentim durante uns 2 a 4 minutos e sem a tampa do vaso de expansão. Depois acertam o nível.
Grande ajuda e vou tratar amanha. Obrigado e dps digo alguma coisa
 
Grande ajuda e vou tratar amanha. Obrigado e dps digo alguma coisa
Boas acabei fazer isto, e claro tive ficar fora carro devido sofagem estar quente no máximo. Nao aconteceu e reparei que ponteiro da temperatura nao fica no certo de 90.ImageUploadedByTapatalk1376589114.226487.jpg
O k poderá ser? Termóstato (foi mudado há 1 mês)? Só sei que tenho reparar quadrante e talvez tenho calibrar ponteiros.
 
Provavelmente, deve estar tudo ok.
Se aquilo está sangrado como deve de ser, está bom. Isso é um erro mínimo no ponteiro. Interessa é saber se antes disso, ficava também certo nos 90º.
 
Pois também era para fazer isto "sangrar", mas lembrei que tinha comprar liquido g12 e hoje é feriado...acabei por não sangrar.
 
Entretanto o meu problema está resolvido.
Voltei a desmontar o termostato novo e reparei que tinha alguma sujidade em volta que poderia de alguma forma estar a afectar o funcionamento.
Desliguei tubagens do deposito, de acesso ao radiador e também as do radiador da sofagem e coloquei uma mangueira com um jacto de pressão de água para dentro para "lavar" o circuito.
Passado alguns minutos e vários jactos com pressão, voltei a montar tudo e agora está tudo ok, 5*.
Obrigado pelos vossos comentários de ajuda.
Abc
 
Back
Top