Boas.
Tenho dois A4 B6 do ano de 2001. A diferença é que um é a versão 5p (carrinha) e o outro 4p (carro).
Ambos têm a suspensão sport, os mesmos pneus (Continental ContactPremium 2 com poucos quilómetros), as mesmas jantes, mas comportamentos bastante distintos.
O carro tem 175.000Km e comporta-se muito bem em mudanças bruscas de direcção, sendo bastante sólido em todas as situações.
A carrinha tem 110.000Km e aos 103.000Km levou 4 amortecedores Bilstein B4 (próprios para a suspensão sport com espigão mais curto) nos 2 eixos, pois achei que o comportamento estava a deteriorar-se. Em mudanças de direcção bruscas (as chamadas guinadelas), parece que estava com um atrelado atrás e a traseira parecia deslizar antes da suspensão voltar ao normal. O eixo da frente também cedia bastante. Com a mudança de amortecedores, algo melhorou, mas a traseira continua a "deslizar" e parece bastante mole ao passar em lombas ou buracos, não dando solidez à viatura.
Colocando o carro e a carrinha traseira com traseira, mala aberta e pressionando para baixo no acesso, a suspensão da carrinha (com amortecedores novos) é muito mais mole e demora mais a estabilizar, enquanto que no carro é quase imediato.
Do chão à cava, a carrinha (que esteve parada muito tempo - talvez 2 ou 3 anos) está mais baixa 8mm do que o carro (mesma pressão de pneus).
A carrinha também faz um barulho forte na frente (rolamento ou resonância dos Dunlop SP9000 que estão somente na frente), mas que em nada deverão influir no comportamento.
De que poderá ser esta diferença? Serão as molas que "relaxaram"? Se forem, não deveria a suspensão estabilizar mais depressa (não bombar tanto ao fazer o teste de pressionar a traseira) pela resistência do amortecedor?
Estou sem ideia...
Tenho dois A4 B6 do ano de 2001. A diferença é que um é a versão 5p (carrinha) e o outro 4p (carro).
Ambos têm a suspensão sport, os mesmos pneus (Continental ContactPremium 2 com poucos quilómetros), as mesmas jantes, mas comportamentos bastante distintos.
O carro tem 175.000Km e comporta-se muito bem em mudanças bruscas de direcção, sendo bastante sólido em todas as situações.
A carrinha tem 110.000Km e aos 103.000Km levou 4 amortecedores Bilstein B4 (próprios para a suspensão sport com espigão mais curto) nos 2 eixos, pois achei que o comportamento estava a deteriorar-se. Em mudanças de direcção bruscas (as chamadas guinadelas), parece que estava com um atrelado atrás e a traseira parecia deslizar antes da suspensão voltar ao normal. O eixo da frente também cedia bastante. Com a mudança de amortecedores, algo melhorou, mas a traseira continua a "deslizar" e parece bastante mole ao passar em lombas ou buracos, não dando solidez à viatura.
Colocando o carro e a carrinha traseira com traseira, mala aberta e pressionando para baixo no acesso, a suspensão da carrinha (com amortecedores novos) é muito mais mole e demora mais a estabilizar, enquanto que no carro é quase imediato.
Do chão à cava, a carrinha (que esteve parada muito tempo - talvez 2 ou 3 anos) está mais baixa 8mm do que o carro (mesma pressão de pneus).
A carrinha também faz um barulho forte na frente (rolamento ou resonância dos Dunlop SP9000 que estão somente na frente), mas que em nada deverão influir no comportamento.
De que poderá ser esta diferença? Serão as molas que "relaxaram"? Se forem, não deveria a suspensão estabilizar mais depressa (não bombar tanto ao fazer o teste de pressionar a traseira) pela resistência do amortecedor?
Estou sem ideia...
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