A4 B6 - Parece ser o turbo.... Sugestões Precisam-se!

Então é assim, parece que após 6 anos de vida vou enfrentar o 1º problema mais sério na minha B6... passo então a explicar o sucedido.

No passado Sábado fiz uma viagem Leiria - Viana do Castelo que são para cima de 250km e como é hábito quando ando com a B6 em Ae costumo sempre apertar com ela... fiz a viagem sem paragens tendo estado muitas vezes a viajar entre os 160-180km/h. Não notei nada de estranho na viagem e parei quando cheguei a Viana. Passado cerca de 30min volto a pegar ma B6 e começo a ouvir um som que me parecia uma sirene ao longe... como o som persistia abro o vidro para ouvir melhor e começo a ver que o barulho vem da B6, ou seja, no final da aceleração ouve-se um assobio bem pronunciado (coisa que nunca fez e isso tenho a certeza!).

No domingo vim para baixo mais devagar e assim que pude ligei o vag, mas lá está tudo impec sem qualquer erro.

Na Segunda de manhã fui ao mecânico... abri o capot e dei uma aceleradelas e ele disse logo que era o turbo que se estava a queixar... e que o assobio já era bem pronunciado, pelo que nem era conveniente abusar da B6... logo ali me propôs 2 soluções:

- Turbo novo vindo da Garrett (670€)
- Turbo recondicionado vindo da Garrett (420€)

Como em ambos os casos havia garatia, optei pela solução mais barata, ou seja, o recondicionado...

Neste momento tenho a B6 parada na minha garagem à espera que chegue o novo turbo... no entanto não paro de pensar neste assunto e como não percebo nada de mecânica pedia aos especialistas umas luzes sobre o que fazer... amanhã até equaciono passar numa Bosh Car Service para ter uma 2º opinião...

Quem me dizem, há outras alternativas?

- Mandar rectificar o meu actual turbo? É viável?
- Comprar um turbo melhor?

Já agora adianto que a minha B6 tem 127mil km reais, está comigo desde os 2 anos de vida e desde os 53mil, nunca foi mexida nem tem nenhuma repro e nunca me deu problemas...
 
pelos sintomas tudo aponta para o turbo.

relativamente à troca...

se pensas em fazer alguma coisa à carrinha a nível de andamento .... turbo melhor sem dúvida, deixa-te já com uma boa margem de progressão.

se é para deixar estar como está ... fizeste bem em optar pela solução mais barata.
 
Olá Boost!

Sim, a ideia é para deixar como está, pois não penso em por mais carga nela... para mim é suficiente o andamento stock.

Friso ainda que costumo andar com alguma frequência em AE, pelo menos de 15 em 15 dias faço viagens em AE e aproveito sempre para puxar por ela... Ainda há um mês fiz as viagens ao Algarve sempre com bom andamento.... desta vez é que se queixou...
 
Quando faço esse tipo de viagem, quando paro, tenho a mania de deixar o carro ao ralenti 4/5 minutos, para proteger o turbo, e o meu já passou os 330 k.
 
Quando faço esse tipo de viagem, quando paro, tenho a mania de deixar o carro ao ralenti 4/5 minutos, para proteger o turbo, e o meu já passou os 330 k.

Pois... posso dizer que faço sempre isso... aliás, desta vez lembro-me perfeitamente de ter estacionado e ter deixado algum tempo ao relenti...
 
bem Miguel, será que depois da viagem que fizeste deixaste o carro trabalhar tempo suficiente para arrefecer e lubrificar todos os componentes mecanicos antes de desligares a B6? pode uma coisa dessas dar cabo das "pás" do turbo por exemplo... acredito que seja mesmo do turbo...

vou-te dar outra possibilidade, coisa que se passou comigo e que foi sempre dificil descobrir por ser onde é, trata-se do flexivel do escape... andei N tempo com um assobio que vinha de uma fuga que lá exisita... como está atrás do turbo pensei que fosse o turbo a entregar a alma ao criador...

quanto ás hipoteses em caso de se confirmar o problema no turbo é como diz o boost, se pensas ter algo mais do motor, metes o kkk da A4 170 (encaixe directo) tal como tenho na minha... senão, original que nem te chateias!!

abraço e boa sorte com a resolução amigo ;)
 
trata-se do flexivel do escape... andei N tempo com um assobio que vinha de uma fuga que lá exisita...

tb pode ser, o ibiza4 tb anda com a dele assim ...

poderia já a estar a dar as ultimas, e com essa esfrega que lhe deste ter aberto mais um bocado...

manda ver isso antes de avançar.
 
ainda no inicio do ano veio ter comigo um rapaz com os mesmos sintomas que tu..
foi a uma bosh car service e mandou reparar o turbo dele..
ficou em 250€ salvo erro..
mais a mao de obra de desmontagem e montagem..

agora tu é que tens que dicidir..

boa sorte..
 
tb pode ser, o ibiza4 tb anda com a dele assim ...

poderia já a estar a dar as ultimas, e com essa esfrega que lhe deste ter aberto mais um bocado...

manda ver isso antes de avançar.
no meu caso, só me apercebi quando partiu de vez e o assobio desapareceu com 75€ de um flexivel novo...
 
Olá Amigo Karkov....

Se deixei ao não tempo agora tb não sei ao certo... depois de sair da A28 e até chegar à casa dos meus familiares ainda andei uns km's a baixa rotação... depois estacionei e deixei por mais uns momentos o motor a trabalhar... se foi tempo suficiente não sei... Já agora a viagem foi contínua, sem nenhuma paragem pelo meio, cerca de 2h.
 
Olá Amigo Karkov....

Se deixei ao não tempo agora tb não sei ao certo... depois de sair da A28 e até chegar à casa dos meus familiares ainda andei uns km's a baixa rotação... depois estacionei e deixei por mais uns momentos o motor a trabalhar... se foi tempo suficiente não sei... Já agora a viagem foi contínua, sem nenhuma paragem pelo meio, cerca de 2h.

quando tive o 206 hdi tive um problema semelhante... vim de Moledo sempre a fundo, sinceramente não sei se deixei arrefecer o carro, o que é certo é que começou a assobiar muito o turbo... meti um novo na sexta, no domingo vim do porto sem puxar muito, turbo "em rodagem", cheguei a casa e aí com toda a certeza deixei arrefecer e lubrificar antes de desligar, mas ao ligar após o almoço tinha uma viela empenada... talvez não tenha esperado tempo suficiente antes de desligar...

voltando á b6, espero que seja só o flexivel... 75€ fica novo ;)
 
Boas migsan, tambem tenho o turbo a assobiar desde que comprei o carro... Quando acelero estando em 5ª e 6ª a partir das 3000rpm ouço o assobio mas a desacelarar já não... Sempre pensei que o assobio era normal... Onde fica mesmo esse flexivel?
 
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