A6 C6 Problema Direção Assistida

Boa Tarde a Todos

Estou com falhas intermitentes no A6 C6 a nível de Direção Assistida, mesmo com um bomba de D.A. recondicionada e o liquido está no nível certo.

O problema manifesta-se essencialmente em curvas a uma velocidade lenta, sendo que passados uns segundos volta a Direção Assistida.

VCDS acusa os seguintes erros:

Address 01: Engine Labels: Redir Fail!
Part No SW: 4F0 910 401 F HW: 4F0 907 401 A
Component: 3.0L V6TDI G000AG 0030
Revision: --H01--- Serial number:
Coding: 0011772

6 Faults Found:
17055 - Cylinder 1 Glow Plug Circuit (Q10)
P0671 - 001 - Electrical Fault - MIL ON
Freeze Frame:
RPM: 882 /min
Torque: 109.2 Nm
Speed: 0.0 km/h
Duty Cycle: 1.0 %
Voltage: 13.76 V
Duty Cycle: 35.9 %
Temperature: 17.1°C
Bin. Bits: 10110000

17022 - Throttle Body Actuator Bank 1 (J338)
P0638 - 002 - Implausible Signal
Freeze Frame:
RPM: 0 /min
Torque: -195.0 Nm
Speed: 0.0 km/h
Voltage: 12.39 V
Duty Cycle: 92.7 %
Bin. Bits: 010
Mass Air / Rev.: 0.0 mg/str
Voltage: 0.000 V

17953 - Throttle Valve Controller
P1545 - 001 - Malfunction
Freeze Frame:
RPM: 0 /min
Torque: 167.7 Nm
Speed: 0.0 km/h
Voltage: 12.01 V
Duty Cycle: 92.7 %
Bin. Bits: 010
Mass Air / Rev.: 0.0 mg/str
Voltage: 0.000 V

18628 - Oxygen (Lambda) Sensor B1 S1
P2196 - 001 - Signal too High (Rich)
Freeze Frame:
RPM: 2058 /min
Torque: 503.1 Nm
Speed: 68.3 km/h
Duty Cycle: 54.8 %
Mass Air / Rev.: 1022.3 mg/str
(no units): 0.60
(no units): 0.0
Bin. Bits: 10001001

17586 - Linear O2 Sensor; Pump Current
P1178 - 000 - Open Circuit
Freeze Frame:
RPM: 1575 /min
Torque: 319.8 Nm
Speed: 68.3 km/h
Duty Cycle: 35.9 %
Mass Air / Rev.: 1216.1 mg/str
(no units): 0.80
(no units): 8.0
Voltage: 0.000 V

16619 - Boost Pressure
P0235 - 001 - Regulation Range not Reached
Freeze Frame:
RPM: 1722 /min
Torque: 226.2 Nm
Speed: 75.0 km/h
Absolute Pres.: 1479.0 mbar
Absolute Pres.: 999.6 mbar
Mass Air / Rev.: 1145.6 mg/str
Temperature: 18.9°C
Duty Cycle: 71.0 %

Readiness: 0 0 0 0 0


Address 07: Control Head Labels: 4F0-910-7xx-07-H.lbl
Part No SW: 4F0 910 732 T HW: 4E0 035 729 A
Component: Interfacebox H43 5150
Revision: 00000000 Serial number: 351EI047502365
Coding: 0000007

Subsystem 1 - Part No: 4F0 910 609
Component: Bedienteil MMIC6H07 0870

Subsystem 2 - Serial number: 00000000014206

Subsystem 3 - Serial number: 0118.05.040000000100010363ÿ

Subsystem 4 - Serial number: 010363ÿ

2 Faults Found:
00003 - Control Module
005 - No or Incorrect Basic Setting / Adaptation
Freeze Frame:
Fault Status: 01100101
Fault Priority: 5
Fault Frequency: 1
Reset counter: 146
Mileage: 254465 km
Time Indication: 0
Date: 2021.02.08
Time: 17:29:05

00658 - Control Head
008 - Implausible Signal - Intermittent
Freeze Frame:
Fault Status: 00101000
Fault Priority: 7
Fault Frequency: 1
Reset counter: 161
Mileage: 254241 km
Time Indication: 0
Date: 2021.01.29
Time: 17:23:42

Freeze Frame:
Bin. Bits: 001



Address 08: Auto HVAC Labels: 4F0-910-043.lbl
Part No SW: 4F0 910 043 HW: 4F1 820 043 H
Component: KLIMABETAETIGUNGH11 0060
Revision: 00000021 Serial number: 00000000018398
Coding: 0000150

1 Fault Found:
00739 - Coolant Circulation Pump (V50)
001 - Upper Limit Exceeded - Intermittent
Freeze Frame:
Fault Status: 00110001
Fault Priority: 3
Fault Frequency: 2
Reset counter: 158
Mileage: 254215 km
Time Indication: 0
Date: 2021.01.27
Time: 14:14:03

Freeze Frame:
Temperature: 77.0°C


Address 19: CAN Gateway Labels: 4F0-910-468.lbl
Part No SW: 4F0 910 468 A HW: 4F0 907 468 B
Component: Gateway H09 0030
Revision: 09 Serial number: 0800804430015A
Coding: ECFE53CC1B3504


1 Fault Found:
02095 - Component Protection Active
000 - - - Intermittent
Freeze Frame:
Fault Status: 00100000
Fault Priority: 1
Fault Frequency: 1
Reset counter: 158
Mileage: 254215 km
Time Indication: 0
Date: 2021.01.27
Time: 16:10:46


Address 61: Battery Regul. Labels: 4F0-910-181.lbl
Part No SW: 4F0 910 181 E HW: 4F0 915 181 A
Component: ENERGIEMANAGER H12 0490
Revision: 00000000 Serial number: 00000000014063


Subsystem 1 - Part No: 4F0 915 105 D
Component: von VA0 1405040258
Coding: 344630393135313035442056413031343035303430323538

1 Fault Found:
02273 - Quiescent Current Stage 2
000 - - - Intermittent
Freeze Frame:
Fault Status: 00100000
Fault Priority: 7
Fault Frequency: 5
Reset counter: 255
Mileage: 254191 km
Time Indication: 0
Date: 2021.01.18
Time: 12:37:33


Sugestões?

Obrigado

Abraço
 
Tanta coisa para veres.
Já podes ir a oficina ver a admissão, verificar cablagens e fichas, tubos de vácuo e saber porque tens um módulo ou componente que não é do carro.
Verificar o sistema de carregamento, e se a bateria está programada devidamente .
Verificar o sistema de refrigeração e HVAC. A direção, pode haver influência da can, pelo que vai vendo o básico até chegar ao problema, neste caso muitos problemas, e provavelmente falta de manutenção devida. Não sabes se tens a admissão carbonizada? Foi revista há quanto tempo?
 
Tanta coisa para veres.
Já podes ir a oficina ver a admissão, verificar cablagens e fichas, tubos de vácuo e saber porque tens um módulo ou componente que não é do carro.
Verificar o sistema de carregamento, e se a bateria está programada devidamente .
Verificar o sistema de refrigeração e HVAC. A direção, pode haver influência da can, pelo que vai vendo o básico até chegar ao problema, neste caso muitos problemas, e provavelmente falta de manutenção devida. Não sabes se tens a admissão carbonizada? Foi revista há quanto tempo?

Obrigado pelo feedback.

Bateria nova (2 meses) e codificada como manda a lei

Refrigeração o liquido está ao nível. HVAC não sei o que procurar para ser sincero.

Falta de manuntenção não diria, é trocado o liquido da DA 2 em 2 anos, sendo que já foi trocado o tubo flexivel a menos de 20K KM por um novo OEM.

Admissão carbonizada não me parece, pois a nível de resposta de motor continua boa mas não descarto. Qual é a ligação aqui por curiosidade?

Fico com a sensação que a bomba quando o motor está a ralenti ou com rotações pouco elevadas 850-1200RPM ela não faz pressão suficiente, pois os sintomas aparecem mais quando curvo rapidamente a baixas velocidades
 
Aproveito para perguntar se têm conhecimento que com o VCDS é possível ler em tempo real dados da Bomba de Direção Assistida? Isto para tentar confirmar a minha teoria de que o problema é falta de pressão.
 
A A6 usa uma direção 100% hidráulica, não acredito que tenha diagnóstico possível via VCDS .
Podes ter algum problema na caixa de direção dado que a bomba já foi trocada.
O óleo é o correcto? (oleo verde )

tens aí módulos que não são do carro, nomeadamente a CAN Gateway que tem a proteção de componentes ativa.
Os erros da borboleta, parece me que estão relacionados com uma borboleta que está do lado direito do motor, a frente, junto a vareta do óleo .
 
A A6 usa uma direção 100% hidráulica, não acredito que tenha diagnóstico possível via VCDS .
Podes ter algum problema na caixa de direção dado que a bomba já foi trocada.
O óleo é o correcto? (oleo verde )

tens aí módulos que não são do carro, nomeadamente a CAN Gateway que tem a proteção de componentes ativa.
Os erros da borboleta, parece me que estão relacionados com uma borboleta que está do lado direito do motor, a frente, junto a vareta do óleo .
Sim o óleo é o correto (verde).

Outro sintoma, com o carro parado se girar o volante ao máximo para um dos lados o relanti sobe temporariamente para os 1000RPM e depois volta a baixar.

Pois caixa de direção será um potencial candidato a despesa. Alguém tem percepção de quantas horas são necessárias para trocar?

Daqui a pouco já troquei mais de meio carro lol

Sobre o erro da borboleta ainda não me debrucei, não sinto diferença no carro para ser sincero.

Enviado do meu LG-H990 através do Tapatalk
 
A A6 usa uma direção 100% hidráulica, não acredito que tenha diagnóstico possível via VCDS .
Sim, tens razão, mas acho que há uma electrovalvula reguladora de pressão, que pode ser controlada electronicamente. Isto para aumentar a pressão ou diminuir conforme a velocidade do carro, tornando mais leve a direção para manobras, e mais pesada para condução. Pelo menos há muitos carros assim. Não sei se ė o caso. E lá está, vamos supor que ė assim, e a válvula está constantemente na posição de restrição, a pressão hidráulica será portanto menor e insuficiente em certas condições. Mas isto ė só um bitaite.
 
Sim, tens razão, mas acho que há uma electrovalvula reguladora de pressão, que pode ser controlada electronicamente. Isto para aumentar a pressão ou diminuir conforme a velocidade do carro, tornando mais leve a direção para manobras, e mais pesada para condução. Pelo menos há muitos carros assim. Não sei se ė o caso. E lá está, vamos supor que ė assim, e a válvula está constantemente na posição de restrição, a pressão hidráulica será portanto menor e insuficiente em certas condições. Mas isto ė só um bitaite.
penso que só se o carro tiver direcção servotronic, Como as B8, que tem essa tal eletrovalvula directamente na caixa de direcção
Um exemplo da B8
a4-904.png


E o servotronic acho que só apareceu nas A6 C6 Facelift (2009 em diante) mas ainda vou ali cuscar o ETKA ver se existe esta opção nas A6 mais antigas (@golf6680 a tua é de 2005 certo?)

EDIT

Afinal existia este sistema nas A6 mais antigas
Peça N°18, com o PN 4F0998317A
AUDI A6 C6 Steering Rack Sensor Servotronic Solenoid 4F0998317A for sale online | eBay
upload_2021-2-18_13-0-42.png

@golf6680 tenta ver se a tua caixa de direcção tem la aquela eletrovalvula, se tiver, tenta andar com ela desligada ver se os problemas se mantém...
 
Last edited:
penso que só se o carro tiver direcção servotronic, Como as B8, que tem essa tal eletrovalvula directamente na caixa de direcção
Um exemplo da B8
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E o servotronic acho que só apareceu nas A6 C6 Facelift (2009 em diante) mas ainda vou ali cuscar o ETKA ver se existe esta opção nas A6 mais antigas (@golf6680 a tua é de 2005 certo?)

EDIT

Afinal existia este sistema nas A6 mais antigas
Peça N°18, com o PN 4F0998317A
AUDI A6 C6 Steering Rack Sensor Servotronic Solenoid 4F0998317A for sale online | eBay
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@golf6680 tenta ver se a tua caixa de direcção tem la aquela eletrovalvula, se tiver, tenta andar com ela desligada ver se os problemas se mantém...
Exacto. Era o que suspeitava.
Pode ser que tenha sorte e seja mesmo esse o problema. Vamos ver. És o homem dos esquemas! Sempre tudo a mão!
 
penso que só se o carro tiver direcção servotronic, Como as B8, que tem essa tal eletrovalvula directamente na caixa de direcção
Um exemplo da B8
a4-904.png


E o servotronic acho que só apareceu nas A6 C6 Facelift (2009 em diante) mas ainda vou ali cuscar o ETKA ver se existe esta opção nas A6 mais antigas (@golf6680 a tua é de 2005 certo?)

EDIT

Afinal existia este sistema nas A6 mais antigas
Peça N°18, com o PN 4F0998317A
AUDI A6 C6 Steering Rack Sensor Servotronic Solenoid 4F0998317A for sale online | eBay
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@golf6680 tenta ver se a tua caixa de direcção tem la aquela eletrovalvula, se tiver, tenta andar com ela desligada ver se os problemas se mantém...

Obrigado pelo feedback detalhado! O meu A6 é de 2004, primeiras unidades do C6

Vou explorar se é possível interagir com o sensor via VCDS e dou feedback
 
Allo Malta

UPDATE

Potencial causa de problema encontrado

Fuga de anticongelante séria, sendo que a suspeita é está a molhar a correia da bomba da Direção Assistida e ela fica a "dançar"

audi-fuga.png


Sendo que o tubo que está com fuga está por baixo da linha azul e de difícil acesso para aplicar um Remendo temporário.

Conseguem ajudar-me a identificar o PN da peça?


Obrigado malta
 
Allo Malta

UPDATE

Potencial causa de problema encontrado

Fuga de anticongelante séria, sendo que a suspeita é está a molhar a correia da bomba da Direção Assistida e ela fica a "dançar"

audi-fuga.png


Sendo que o tubo que está com fuga está por baixo da linha azul e de difícil acesso para aplicar um Remendo temporário.

Conseguem ajudar-me a identificar o PN da peça?


Obrigado malta
O PN não sei.
Mas a correia não chia quando escorrega?
 
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