Abri a centralina e.... tenho o carro chipado ?!

Olá a todos.
Como a minha A4 de 96 (AFN) andava a fazer um pouco demais de fumo para o meu gosto, decidi abrir a centralina.
Qual é o meu espanto, quando na caixa metalica tenho um autocolante de segurança a dizer " ABTuning ou ABT " e lá dentro, encontro 1 e só 1 socket (nao daqueles rasos, mas sim daqueles que têm um circuito e fazem uma especie de plataforma) , com um chip a dizer Hong-kong. O outro chip estava soldado e sinceramente, nao me pareceu dizer "Bosch".

Posto isto, é provavel que tenha o carro chipado, certo ? Ele até anda bastante bem (apesar de nada do outro mundo), mas faz um bocadinho de fumo (traseira a escurecer). Basta pisar apartir de 70% do pedal e lá se ve uma nuvem a enrolar.

Alguém que me possa confirmar se é este o aspecto da centralina de origem? Ainda tinha escrito a marcador "110 automatic" ou algo assim. :roll:

Assim que possa, coloco aqui fotos da coisa. Estará chipada ?

Abraço

Não me interessa assim muito saber da potência dele.
Agora, se já lá tem um socket, era por o outro e fazer um programa decente.

Mas por aquilo que esta no autocolante " ABTuning", suspeito que deva ser a garantia da casa (na alemanha), que fez o trabalho de reprogramação. Mas sempre podiam ter colocado o 2º socket. Porque parece-me que a reprogramação implica a colocação de 2 socket e 2 chips novos.
Das 2 , uma : Ou so trocaram 1 chip. Ou trocaram os 2 e colocaram 1 socket para um e soldaram o outro. :? Que trapalhada. :P

É isto que tenho em cima do circuito da centralina.... em vez de ter somente o socket em cima. É socket + aquela placa pequenina que até me parece ter microchips debaixo. :roll:

Tipo isto :

http://cgi.ebay.co.uk/PLCC32-socket...ryZ92078QQrdZ1QQssPageNameZWD1VQQcmdZViewItem

Obrigado.

Eu sei que esta é a minha area mas não conheço minimamente o sistema electronico da Audi.

Penso que, caso existam duas eprom, deverão as duas ter funções distintas.
O que controla uma e outra, não sei dizer.

No teu caso pode ter acontecido que:

Uma das eprom era apenas necessário trocar uma vez (não sei o porque)
A outra, como está a usar socket, seria para possiveis futuros up-grades.

Esta é a minha visão... :roll:

Boas

Tem socket, faz fumo...

A marca não põe sockets nas ecu originais (o chip está soldado directamente)... o fumo até podia ser outra causa (pouca pressão de turbo por exemplo) mas se dizes que anda bem e só faz fumo assim lá em cima, parece-me claramente que tem mais gasoil que de origem. ABT costuma ter chips em condições :wink:

Em qualquer reprise ele fuma. E em 4º ou 5º se passar das 2500 e/ou com carga acima de 60/70% do acelarador, é notório um rodopiar de fumo pela traseira, chegando por vezes a ser exagerado !

(OK, confesso que tenho PP502, mas já com os bicos de origem era igual . Nem senti assim diferença na troca).

Em termos de andamento, ele faz-me 8 segundos dos 80-120 em quarta, o que me parece bom, mas é amorfo abaixo das 2000rpm , tendo depois um pico de binário logo aí. Podia ser bem mais linear ( e até melhor ).

O mais estranho é ter SO 1 SOCKET !! E ainda por cima, um socket do tipo socket + pequeno circuito e nao um simples socket directamente em cima da placa do circuito principal. Não sei qual a necessidade de este ser especial.

O outro chip está soldado. Será de origem? Para ser de origem, acho que tem que dizer Bosch, mas nao diz. Diz outra coisa qualquer.

Não é que desgoste, mas odeio fumo... e gostava mesmo de saber o que se passa ali. Na volta, mando tirar aquele socket e coloco 2 sockets normais. Quando houver guita.... repro decente nele.

Talvez seja a melhor opção.

guilhade disse:
Boas

Tem socket, faz fumo...

A marca não põe sockets nas ecu originais (o chip está soldado directamente)... o fumo até podia ser outra causa (pouca pressão de turbo por exemplo) mas se dizes que anda bem e só faz fumo assim lá em cima, parece-me claramente que tem mais gasoil que de origem. ABT costuma ter chips em condições :wink:

A bosch não faz chip's.
Atenção...

O que podes é tentar encontrar o tipo de chip que a tua centralina usa e depois cruzar com a que tens neste momento.

No meu Seat Ibiza GTTDi sport, motor AFN (tal como na A4), os chips têm a marca da Bosch (que é a marca da centralina tambem)...

Provavelmente a tua centralina ja levou uma martelada nos cavalos neh, metem esse socket para numa proxima ocasiao nao terem de voltar a descravar e tornar a cravar o chip na placa, fica tipo engate rapido da eprom.

Tiram a eprom, reprogramam e voltar a colocar no sitio...mais rapido o serviço.
Quando a substituiçao do outro nao te sei dizer grade coisa, mas se nao estiver original basta comparares as soldas ;)

Abraço

Reparaste que é uma tópico de quase 9 anos atrás!!!!!! ?????????????????????

Back