Ac Off

Antes de mais, espero que se encontrem todos bem.

Bom, desta vez o meu A5 está com problemas no A/C.

Ligo o A/C, não aparece nenhum erro mas também não sai ar. Reparei também que a ventilação também não está a funcionar.

Liguei o OBDELEVEN e aparece o erro:
Fresh air blower
Short circuit to B+
Fault code:
01273

Traduzindo para a linguagem do comum dos mortais, ou seja euros, o que isto significa?
 

Anexos

  • A7B2471F-FBC0-49C3-9233-E104F7491150.png
    A7B2471F-FBC0-49C3-9233-E104F7491150.png
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É o ventilador / soprador de ar (atrás do porta luvas).
Desmontar o porta-luvas e aceder ás fichas e ligações, verificar curtos / más ligações / verificar continuidade,
Ver se manualmente o soprador roda livremente, religar e testar.
 
É o ventilador / soprador de ar (atrás do porta luvas).
Desmontar o porta-luvas e aceder ás fichas e ligações, verificar curtos / más ligações / verificar continuidade,
Ver se manualmente o soprador roda livremente, religar e testar.
Viva!

Obrigado pelas dicas.
 
Cuidado que há defeito de fabrica nas fichas/tomada do motor em alguns desses modelos, e muitos tem de trocar as mesmas. Vê se foi só o motor perro e preso. Se sim, limpa bem e lubrifica, fazendo revisão ao motor.
 
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Complementando...

Instruções de uso

hinweis.gif

Atenção:
Este resumo só pode ser usado se as opções especificadas nele se aplicam ao carro, controle de gravador de eventos e unidades de gravação.
Entradas do log de eventos
Endereço de diagnóstico
Registro de Log de Eventos Tipo de erro Status do erro
08 - Eletrônicos para aquecedores e climatizadores 01273: Ventilador de alimentação-V2 9: circuito aberto / curto-terra esporadicamente (de tempos em tempos)
08 - Eletrônicos para aquecedores e climatizadores 01273: Ventilador de alimentação-V2 9: circuito aberto / curto-terra estaticamente (constantemente)
08 - Eletrônicos para aquecedores e climatizadores 01273: Ventilador de alimentação-V2 6: curto-circuito para mais esporadicamente (de tempos em tempos)
08 - Eletrônicos para aquecedores e climatizadores 01273: Ventilador de alimentação-V2 6: curto-circuito para mais estaticamente (constantemente)
08 - Eletrônicos para aquecedores e climatizadores 01844: Unidade de controle do ventilador de fornecimento-J126 4: sem sinal / comunicação esporadicamente (de tempos em tempos)
08 - Eletrônicos para aquecedores e climatizadores 01844: Unidade de controle do ventilador de fornecimento-J126 4: sem sinal / comunicação estaticamente (constantemente)
08 - Eletrônicos para aquecedores e climatizadores 01844: Unidade de controle do ventilador de fornecimento-J126 14: mau funcionamento esporadicamente (de tempos em tempos)
08 - Eletrônicos para aquecedores e climatizadores 01844: Unidade de controle do ventilador de fornecimento-J126 14: mau funcionamento estaticamente (constantemente)
Resumo do TPI
No: 2022372/2
Audi A4, A5, Q5, A5 Cabrio: o ventilador de alimentação não funciona
Data:
16/04/2013
Descrição do mau funcionamento
Descrição de falha do cliente:

O ventilador da fonte não funciona / às vezes não funciona.

A conclusão do centro de serviço:
Eventos na unidade de controle do ar condicionado (palavra de endereço 08):

01273 009 "Ventilador de suprimento –V2 aberto / curto ao terra"
ou
01273 006 "Ventilador de alimentação –V2 aberto / curto a positivo"
ou
01844 004 "Unidade de controle do ventilador de ar de alimentação J126, sem sinal / comunicação"
ou
01844 014 "Unidade de controle do ventilador de ar de alimentação J126, avaria"

Fundamentação técnica
1) Devido a um defeito na peça, a placa da unidade de controle do ventilador de suprimento (J126) pode causar um mau funcionamento no ventilador de suprimento.
2) Suspensão das escovas do motor no poço das escovas do ventilador de alimentação (V2).

Solução de Produção
Para o item 1: Introdução de uma unidade de controle de ventilador de suprimento otimizada (J126)

A4, fábrica IN
WAUZZZ8K3AA052738
A4, fábrica NSU
WAUZZZ8K3AN019795
A5
WAUZZZ8T4AA017392
Q5
WAUZZZ8R8AA031171
A5 cabrio
WAUZZZ8F1AN011522

Para o item 2: Introdução de ventiladores de suprimento otimizados (V2) com escovas positivas (P-Kohle).
A4, fábrica IN
WAUZZZ8K3CA096029
A4, fábrica NSU
WAUZZZ8K1CN015389
A5
WAU8FD8T8CA016109
Q5
WAUCFC8R1CA060834

Solução em termos de serviço
Para o item 1: Para os seguintes eventos, é necessário substituir a unidade de controle do ventilador de ar de alimentação (J126):
01844 004 "Unidade de controle do ventilador de ar de alimentação J126, sem sinal / comunicação"
ou
01844 014 "Unidade de controle do ventilador de ar de alimentação J126, avaria"
Para o item 2: Nos seguintes eventos, o ventilador de fornecimento (V2) deve ser substituído:
01273 009 "Ventilador de suprimento –V2 aberto / curto ao terra"
ou
01273 006 "Ventilador de alimentação –V2 aberto / curto a positivo"

Guia de peças originais
Pegue as peças de reposição de acordo com o catálogo de peças de reposição.
 
Boa tarde,

Cá vai o ponto de situação, o motor estava preso foi limpo e lubrificado.

1 teste não funcionou.
À segunda vez que liguei a ignição o ventilador voltou a funcionar normalmente sem qualquer tipo de ruído.
Agora o mais estranho, depois desta intervenção na primeira chamada que fiz no carro, apareceu um ruído na chamada que parece estática, tipo uma interferência. O ruído começa mesmo antes da outra pessoa atender, portanto logo com o sinal de chamada.

Já emparelhei outro telemóvel para tirar teimas e a situação mantem-se.

Será uma triste coincidência?
Nota: com a sofagem desligada o ruído mantém-se, o que me leva a crer que não existirá nenhuma relação entre os problemas.
 
É experimentar e testar a fazer mais chamadas, retirando antes o fusivel de alimentação do soprador/ventilador.
Pode ser alguma faisca que esteja a ser produzida por mau contacto a causar essa interferencia.
Mas tem de ser por tentativa / erro.
 
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É verdade,
Não é a primeira vez que acontece.
A primeira foi a câmera de marcha a trás, aparecia riscos e a imagem tremia, foi tudo desmontado foram verificadas as fichas da fibra e nada foi detetado.
Montou-se tudo e nunca mais falhou até hoje.

Enfim...
 
Viva,

Venho apenas confirmar que o motor da sofagem não voltou a falhar depois da limpeza.
E os problema com o kit de mãos livres (estática) também não voltou a ocorrer.

Vamos lá perceber...
 
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