AJUDA com Distribuição completa A4 1.9TDI 110cvs AFN - Qual material e valores?

Boas,

Comprei recentemente um A4 sedan 1.9TDI 110cvs AFN de 99. A prioridade era fazer a IPO, e posteriormente trocar a distribuição. A IPO está tratada e esta na hora de começar a pensar na distribuição.

Ora, como é sabido, a troca de distribuição envolve tirar toda a frente, por isso talvez fosse melhor fazer tudo de uma vez.

Tenho várias questões ás quais gostava de ajuda.

1 - O material das correias auxiliares (correias e tensores da correia alternador e ar-condicionado) envolve também retirar toda a frente, ou podem ser removidas no sitio posteriormente e depois da distribuição?

2 - Qual o material TODO necessário para todas as correias? (fiz uma pequena pesquisa e gostaria que me imformassem se existe mais material ou tensores que estes: kit distribuição (correia comando, tensor correia, polie ralenti, bomba água), correia alternador e respectivo tensor correia alternador, correia a.c. e seu tensor correia do a.c. )

3 - De quem já trocou isto, acha que é necessário trocar tudo, ou troca-se os tensores apenas quando estes acusam desgaste (guincham)?

4 - Quais as marcas que recomendam (sei que existe INA e CONTITECH), e para quem usa material de marca boa, por quanto vos sai a despesa total em termos de material?

5 - Viscosa ou embraiagem da ventoinha. trocar ou não? parafuso e polie da cambota, trocar ou não?



Desculpem o testamento e agradeço desde já quem queira ajudar e tenha conhecimento do assunto, mesmo que seja apenas uma ou outra das questões.

Abraços
 
Re: Distribuição completa A4 1.9TDI 110cvs AFN - Qual material? Ajuda

1-Não sei se da...mas se da deve de ser bastante complicado, pois o espaço é bastante reduzido, e acho que vale mais tirar a frente toda (Uma vez que se sabe onde estão os parafusos todos, tiras a frente toda em meia hora)

2-Kit de distribuição (Correia+esticador, parafuso), correias dos acessórios (se bem me lembro são 2) e esticadores, eventualmente a bomba de agua

3-Eu ja fiz isso tudo, na altura comprei as correias todas, esticadores e afins, e troquei tudo, preferi trocar tudo para eventualmente poupar trabalho mais tarde (Verifica se o rolamento do alternador não esta a fazer barulho...que ja me aconteceu 2 vezes e tive de tirar a frente 2 vezes por causa disso)

4-Na altura meti tudo da contitech, preços ja não te sei dizer, ja la vão 4 anos :p

5-Se estiver a trabalhar bem,acho que não vale a pena trocar (A minha nunca foi trocada), parafuso da cambota, não te sei dizer, mas sei que na altura não o troquei, o único que troquei foi o do esticador da correria de distribuição porque vinha no KIT
 
Re: Distribuição completa A4 1.9TDI 110cvs AFN - Qual material? Ajuda

Convém trocar tudo o que há trocar para evitar surpresas tardias. Elas já acontecem sem se estar a contar por isso.....
Material de origem pelo menos o kit de distribuição e a bomba de agua. Isto opção minha.
 
Re: Distribuição completa A4 1.9TDI 110cvs AFN - Qual material? Ajuda

A tua distribuição tem a seguinte referência: VAG 028198119C

Custa 87 euros e podes mandar vir de espanha através do site www.lubricantes-online.com - Lubricantes de automoción a un click de su vehiculo!

E será que isso é mesmo material de origem? Estou a achar isso a bom preço, os contitech andam tambem por esse valor mais portes, mas como o meterial de origem é geralmente sempre mais caro...

Quem já comprou por aí que feedback tem disso? é mesmo material de origem ou apenas foto para "referência" alusiva ao produto?

PS: nem sei se esse site envia para os açores, pois quase todos têm restrições e valores de portes bem mais elevados para cá :(
 
Re: Distribuição completa A4 1.9TDI 110cvs AFN - Qual material? Ajuda

E será que isso é mesmo material de origem? Estou a achar isso a bom preço, os contitech andam tambem por esse valor mais portes, mas como o meterial de origem é geralmente sempre mais caro...

Quem já comprou por aí que feedback tem disso? é mesmo material de origem ou apenas foto para "referência" alusiva ao produto?

PS: nem sei se esse site envia para os açores, pois quase todos têm restrições e valores de portes bem mais elevados para cá :(

Trata-se do kit original. Tenho um orçamento da marca para a mudança de distribuição onde vem as referências do material e fiz uma pesquisa onde encontrei o material à venda nesse site mas podes pesquisar a dita referência em outros sites.

Eu tive quase para mandar vir desse site para o meu TDI mas entretanto a minha marca começou uma campanha de desconto 3 x igual à idade do carro...
 
Re: Distribuição completa A4 1.9TDI 110cvs AFN - Qual material? Ajuda

vai ver este diy que fiz a cerca desse motor.
e relativamente facil.
frente deitada a baixo ,tambem se pode fazer no so puxando um pouco a frente para quem ta habituado.


http://www.audipt.com/f85/diy-mudar-distribui%E7ao-com-fotos-motor-afn-96361/

Agradeço, mas ainda não estou á vontade com andar a fazer essas brincadeiras de mecânica, é certo que já estive mais longe, mas ainda não estou a ponto de arriscar, não até perceber completamente a mecânica e electrónica dos TDI, e conhecer o meu carro.

Estou no entanto numa fase final de pesquisa de valores e acho que irei optar pelo Setup INA para tensores (tensores de todas as correias, excepto a de alternador, que irei apenas trocar o rolo tensor e não todo o tensor), e para correias irei por Contitech/ continental, para todas elas, comando, alternador e a.c.
Bomba de água irei por uma Hepu, que é alemã e tem boa fama, para além de ter as pás em ferro e não em plástico.

Este material deverá ficar-me ligeiamente abaixo de 200e, já com portes e afins.

Que vos parece?
 
Back
Top