[AJUDA] DRL em led em a3 8p <2009 (como eliminar erro de lâmpada fundida)?

Peço ajuda a quem tem bixenon nos 8p (julgo que nas b7 é igual) com DRL separado (lâmpada P21W/BA15s) e colocou leds como resolveu o problema de lâmpada fundida?
Já experimentei alguns tipos de resistência mas ou dão erro na mesma ou são autênticos aquecedores.
O erro sai com um valor de resistência abaixo dos 10ohm mas das duas soluções que encontrei, estas atingem temperaturas elevadas que não me deixam à vontade para as montar no carro..
Seguem as fotos das temperaturas máximas que "apanhei"

Com resistência de 10ohm 15W:
20120611375.jpg



Com 2 resistências de 22ohm 10W em paralelo:
20120611368.jpg



A lâmpada "normal" mesmo assim aínda "se manda" para perto dos 100 ºC :wow:
20120611371.jpg



A ideia é tirar este "amarelão"
20120611384.jpg



E ficar só com isto:
20120611382.jpg




Como resolveram o problema? "Está-me" a escapar alguma coisa? :p
 
no meu 8p Bixenon tenho no DRL LEDS can bus é o melhor que podes por do que andar ai a por resistencias "maradas"

Por acaso mandei vir do ebay estes leds can bus. com uma cor igualzinha ao meu xenon mesmo branco 6000ºk e nao tom azulado.
p21w18smdred.JPG
 
Last edited:
no meu 8p Bixenon tenho no DRL LEDS can bus é o melhor que podes por do que andar ai a por resistencias "maradas"

Por acaso mandei vir do ebay estes leds can bus. com uma cor igualzinha ao meu xenon branco mesmo.
http://www.kabamaba.pl/sklepmarba/4h/p21w18smdred.JPG

Isso é interessante :D
Tens o link de onde compraste?
Já tinha andado a ver esses leds no ebay (que anunciam ser can bus) só não comprei porque achei que iam dar erro na mesma devido ao baixo valor de resistência que é preciso para "simular" a lâmpada normal..
 
no meu 8p Bixenon tenho no DRL LEDS can bus é o melhor que podes por do que andar ai a por resistencias "maradas"

Por acaso mandei vir do ebay estes leds can bus. com uma cor igualzinha ao meu xenon mesmo branco 6000ºk e nao tom azulado.
http://www.kabamaba.pl/sklepmarba/4h/p21w18smdred.JPG
Tendo em conta que eu lhe vendi estes leds, e já são canbus (100ohms), mas dão erro,
garantes que vai funcionar no carro dele? O teu 8P é do mesmo ano/versão?
Não dá erro mesmo? É fiavel? A quanto tempo usas isso?
Quero info, pois é util na hora de aconcelhar o pessoal.
 
Quase de certeza que trabalha pois bem o meu é de 2004, 140cv ja os tenho montado a cerca de 2 meses e sem qualquer stress e antes desses tive outros que não gostei tanto porque dava para mim uma cor mais para o azulada...

P21w image by KillerHERTZ on Photobucket


Abraço

Qual é a versão de modulo 09 que tens no teu carro? Tens cb certo?
O meu 8p é de 2003 mas para suportar o bixenon com DRL mudei o modulo 09 terminado em A por um terminado em F de um 8p de 2006.
De qualquer maneira antes de comprar vou enviar mensagem ao vendedor que me recomendaste a ver o que diz, assim que tiver resposta meto aqui.
Obrigado pela info e pela pm ;)
 
Qual é a versão de modulo 09 que tens no teu carro? Tens cb certo?
O meu 8p é de 2003 mas para suportar o bixenon com DRL mudei o modulo 09 terminado em A por um terminado em F de um 8p de 2006.
De qualquer maneira antes de comprar vou enviar mensagem ao vendedor que me recomendaste a ver o que diz, assim que tiver resposta meto aqui.
Obrigado pela info e pela pm ;)

Agora tenho modulo K e antes tinha o C e trabalhavam na boa com estes tipo de leds... sem qualquer problema ;)

yah fala com o vendedor é um gajo bacano.


abraço, Nuno
 
Update:
Falei com o gajo "espanhol" recomendado pelo crazy_inside e a resposta foi a seguinte:
Hola Pedro,

Entiendo que habla español.

Este modelo es canbus, para evitar la instalación de resistencias. Pero en algunos modelos de los últimos del grupo VAG necesitan más consumo. Pero al ser del 2006 no tendría que tener problema.

Un saludo y gracias por su interés,
Ángel.

Depois enviei a mesma questão a um vendedor dos uk (aparentemente os leds são iguais), o qual me respondeu isto:
Hi
This is can bus error free bulbs but sometimes you need resistors. You can always test it and if dose not do the job you can return it for a refund within 7 days.
Regards
Sebastian

Entretanto, coincidencia ou não, ontem à tarde fui a uma casa de peças aqui na Mealhada para comprar filtros para fazer a revisão ao carro e tinham lá leds com este formato (acredito que sejam iguais) e o gajo disse que tinha montado no carro dele (ibiza 2010) sem erros, deixou-me experimentar e pimba! erro no cb :S O gajo tem montado no dele mas é nos stops e piscas.
Resumindo estou cada vez mais baralhado :p
Talvez o problema esteja no meu modulo 09 que pelos meus testes precisa de uma corrente de cerca de 1A para não dar erro :S
O formato dos leds em questão (que testei ontem) é este:
1156-P21W-18SMD-CB-1.jpg
 
daqui a pouco ja te mando uma PM com um truque que tambem fiz no meu e tambem podes fazer para evitar o erro e muito simples ;)
 
????

:x

:evil:

porque não mandas PM para toda a gente ó Nuno .....

ja vai para 2 anos com os erros e ainda nao li nada que me ajudasse


ps: a não ser que seja ilegal, nao percebo os segredinhos de um gajo porreiro como tu
2º ps: para não haver segundas interpretações considero-me AMIGO do Nuno e esta conversa tem muita bringadeira
 
????

:x

:evil:

porque não mandas PM para toda a gente ó Nuno .....

ja vai para 2 anos com os erros e ainda nao li nada que me ajudasse


ps: a não ser que seja ilegal, nao percebo os segredinhos de um gajo porreiro como tu
2º ps: para não haver segundas interpretações considero-me AMIGO do Nuno e esta conversa tem muita bringadeira

O Nuno resolveu a questão no carro dele com uma ligação "paralela" à OEM o que para mim (e para quem quer manter tudo OEM) não serve.
Hoje ou amanhã já vou tentar resolver com outro tipo de resistências que segundo os testes que fiz "em bancada" não aquecem e à partida como têm um consumo de ~1A deverão eliminar o erro..
Os testes vão ser com 2 restências de 22ohm 100w em paralelo o que dará uma resistência equivalente de 11ohm ora:
I=V/R
I=12/11
I=~1,1A
Deverá dar, depois deixo feedback entretanto vou deixa-las ligadas a uma fonte (fora do carro) durante umas boas horas para ver até que ponto aquecem
;)
 
Last edited:
Ora update :p

Hoje foi dia de instalar as resistências no carro e os DRL em led, como esperava com a solução que "postei" acima, não há erros no cb :)
Antes da instalação no carro, tive as resistências ligadas "em bancada" a uma fonte regulada para 14V.
Ao fim de 3h de funcionamento ininterrupto tinha uma temperatura de 60º.
Ao fim de 6h terminei o teste e a temperatura mantinha-se nos 60º o que me leva a deduzir que o valor maximo que as resistências irão atingir no carro andará nesta casa (60º). Muito abaixo dos 90º das lâmpadas OEM e das resistências testadas anteriormente.

Antes de "ficar descansado com o assunto aínda vou fazer mais alguns testes do tipo:
Andar 30 min com os DRL ligados e medir temperatura.
Andar 1h com DRL ligados e medir temperatura.
Andar 3h com DRL ligados e medir temperatura.

Se ao fim destes testes tudo se mantiver ok, e os valores de temperatura "aceitaveis" dou por concluido o assunto :D
Foras usadas para cada "lâmpada":
2 resistências de 22ohm 100W em paralelo o que dá uma resistência equivalente de 11W e um consumo de aproximadamente 1,1A.
 
Re: [AJUDA] DRL em led em a3 8p &lt;2009 (como eliminar erro de lâmpada fundida)?

Bota aí foto das resistencias.

- - - - - - - - - -

As resistencias são destas? :

http://cgi.ebay.com/ws/eBayISAPI.dll?ViewItem&item=370550984553

Apertaste ao chassi para dissipar o calor?
 
Re: [AJUDA] DRL em led em a3 8p &lt;2009 (como eliminar erro de lâmpada fundida)?

Bota aí foto das resistencias.

- - - - - - - - - -

As resistencias são destas? :

22 Ohm 22R 100W Watt Power Metal Shell Case Wirewound Resistor | eBay

Apertaste ao chassi para dissipar o calor?

As resistências que usei são iguais a esta:
hs100-1kj.jpg

Não apertei ao chassis, como elas têm uma face plana, apertei uma contra a outra com 4 parafusos e massa termica no meio, embrulhei-as com fita isoladora e fita "de pano" por cima.
Como pelos testes que fiz antes de as montar no carro, a temperatura maxima estabiliza nos 60º e só atingem esta temperatura ao fim de cerca de 3h julgo não precisar de as fixar "à chapa".
Fiz agora um teste de cerca de 40min de condução (DRL on), paragem de 30min e mais 40 de condução (DRL on), cheguei a casa e mal se notava o aquecimento, portanto a 1ª fase dos testes está superada :p
 
Back
Top