Ajuda - Erro Seat Ibiza 6k3-1Y-2

Boas pessoal.

Comprei recentemente um "charuto" para a minha esposa andar no dia-a-dia, trata-se de um Ibiza de 97 1.9D, e conta (no quadrante!) com quase 221.000km.

Para além do problema que de momento me dá mais dores de cabeça - o velocímetro não marca a velocidade, ficando sempre em baixo e a "trepidar" e o conta rotações também não marca - tem o ponteiro exactamente na vertical "em cima" do relógio:

IMG_20161015_223542.jpg


À pouco liguei-lhe o VAG-COM e fiz Auto-Scan, e qual o meu espanto quando só (!!!) me leu o modulo "25 - Immobilizer" e apresentou:

--------------------------------------------------------------------------------
Chassis Type: 6K - Seat Ibiza/Cordoba (1993 > 2001)
Scan: 01 02 03 08 15 17 25 45 56

-------------------------------------------------------------------------------
Address 25: Immobilizer Labels: 1H0-953-257.lbl
Part No: 1H0 953 257 B
Component: IMMO VWZ3Z0V4218447 V00
Coding: 02400
Shop #: WSC 82652
VCID: 2A5BE423D60AF24EEA7-12B8

1 Fault Found:
00546 - Data wiring faulty
27-00 - Implausible Signal

End ---------------------------------------------------------------------

Já andei a pesquisar (inclusive WikiRossTech) mas nem sei por onde começar...

Alguem pode dar "umas luzes"?? Abraço!
 
Qual é versão do cabo que estas a usar?
Quanto ao quadrante, os RPM provavelmente será o motor do ponteiro, o do conta kilometros ou motor os sensor das RPM..
 
Qual é versão do cabo que estas a usar?
Quanto ao quadrante, os RPM provavelmente será o motor do ponteiro, o do conta kilometros ou motor os sensor das RPM..

Boas amigo.

Versão 12.12.0
Sei que me vais dizer que é instavel, mas de momento é a que tenho... :p

Porém tenho usado (no que posso/entendo) num A3 8L e 8P até à data sem stresses...
 
O problema é que esses Ibizas são muito esquisitos aos VAGS, mas normalmente só não lia a ECU, no teu caso já deixa muitos módulos por ler.. acho que o primeiro a fazer seria ver o fusível do diagnostico, depois testar com outa versão, e se nem assim resolver, tentar descobrir se existe corte nas linhas "K"
 
O problema é que esses Ibizas são muito esquisitos aos VAGS, mas normalmente só não lia a ECU, no teu caso já deixa muitos módulos por ler.. acho que o primeiro a fazer seria ver o fusível do diagnostico, depois testar com outa versão, e se nem assim resolver, tentar descobrir se existe corte nas linhas "K"


que confusão que aqui anda....

Ibiza 6K1 basicamente só lê ECU e Imobilizador.... e ECU só em casos de se tratar TDI....

agora o caso do user é um 1.9D portanto tem centralina tem..... e só le e muito bem o imobilizador.... escusas de procurar outros cabos porque é essa a realidade...

Quanto ao painel, esta mais que visto que esta avariado.... deixo um alerta de esse carro de 1997 ainda nem sequer ter possibilidade de usar esse painel, ou seja, deveria usar os de conta kilometros de dígitos analógicos.... e não esse de display digital.... portanto, pode ser que tenham colocado esse painel ai que não é compatível com o carro.... mas atenção, não tenho 100% certeza disso...
 
que confusão que aqui anda....

Ibiza 6K1 basicamente só lê ECU e Imobilizador.... e ECU só em casos de se tratar TDI....

agora o caso do user é um 1.9D portanto tem centralina tem..... e só le e muito bem o imobilizador.... escusas de procurar outros cabos porque é essa a realidade...

Quanto ao painel, esta mais que visto que esta avariado.... deixo um alerta de esse carro de 1997 ainda nem sequer ter possibilidade de usar esse painel, ou seja, deveria usar os de conta kilometros de dígitos analógicos.... e não esse de display digital.... portanto, pode ser que tenham colocado esse painel ai que não é compatível com o carro.... mas atenção, não tenho 100% certeza disso...
Realmente é 1.9D nem tinha reparado em tal coisa, sendo assim é tal como o meu Golf 1.9D, le o imobilizador e a bomba de combustível apenas..
 
que confusão que aqui anda....

Ibiza 6K1 basicamente só lê ECU e Imobilizador.... e ECU só em casos de se tratar TDI....

agora o caso do user é um 1.9D portanto tem centralina tem..... e só le e muito bem o imobilizador.... escusas de procurar outros cabos porque é essa a realidade...

Quanto ao painel, esta mais que visto que esta avariado.... deixo um alerta de esse carro de 1997 ainda nem sequer ter possibilidade de usar esse painel, ou seja, deveria usar os de conta kilometros de dígitos analógicos.... e não esse de display digital.... portanto, pode ser que tenham colocado esse painel ai que não é compatível com o carro.... mas atenção, não tenho 100% certeza disso...
O pólo classic e Ibiza de 96/98 podem ter quadrante com kms e horas digitais.
Depende da versão e equipamento.
Quanto ao quadrante, convém remover o ponteiro das rpm e colocar na posição correcta antes de assumir uma possível avaria. Nestes, quando colocados na posição errada, ficam parados a meio como na foto por estar no centro magnético das bobines. Um pequeno ajuste as vezes resolve. Atenção, não estou aqui a dizer que não está avariado.
O velocímetro, convém verificar se é de bicha ainda, e podendo a mesma estar partida ou mal engatada. Se for de sensor, verificar o sensor/ficha.
Como o polo de 97 daqui de casa é hora digital e no entanto marca a velocidade ainda por bicha, e o de 99 que vendi já tinha sensor na caixa, pode ser o caso desta Ibiza.
 
Boas pessoal.

vick_79, RockyBoy e madlima29 muito obrigado pelas opiniões!

Entretanto andei a ver quadrantes à venda pela net (usados) e tendo em conta que a diferença entre identicos a este e o do GT TDI não é muita, estava inclinado para o do GT TDI... Porém, desconheço a compatibilidade - bem sei que o CB não irá funcionar, mas a minha grande dúvida é o facto de o meu ser somente 1.9D e não TDI...
 
o de gt tdi tem sensor de vel. por fio..... e o teu?? sera de fio?? Ou sera de bicha?? se for de bicha não consegues montar o do GT tdi assim a primeira...
 
o de gt tdi tem sensor de vel. por fio..... e o teu?? sera de fio?? Ou sera de bicha?? se for de bicha não consegues montar o do GT tdi assim a primeira...

Boas. Estive a verificar agora e o meu quadrante é tudo "por fios", tem apenas uma ficha de ligação.

Entretanto depois de ler pela net, decidi optar por comprar um quadrante idêntico...
Tenho um negócio alinhavado por um em boas condições (e curiosamente o valor dos km's até não difere muiiito) mas agora verifiquei que no conta-rotações desse dito marca até às 6000rpm, sendo que o que tenho atualmente tem apenas até às 5000rpm (ver foto no 1º post do tópico)... Segue foto (real) do dito quadrante que tava a pensar comprar:

image_1_C_pia.jpg



Opiniões??
 
da igual..................

RockyBoy, não fica a marcar sem stress's???
Sendo assim vou avançar para o negócio (nota: o vendedor diz-me que estava num 1.9TD)

Voltando ao titulo do tópico, o erro do Imobilizador, é grave?
Apaguei mas assim que liguei o carro e fiz nova leitura o mesmo erro voltou...
 
Last edited:
não te preocupes.. funciona igual..

imobilizador... sorte a tua, tens o imobilizador numa box a parte.. logo é tirar um painel e meter o outro e esta a andar....
 
"deixo um alerta de esse carro de 1997 ainda nem sequer ter possibilidade de usar esse painel, ou seja, deveria usar os de conta kilometros de dígitos analógicos.... e não esse de display digital.... portanto, pode ser que tenham colocado esse painel ai que não é compatível com o carro.... mas atenção, não tenho 100% certeza disso..."[/QUOTE]

O meu mk3 de 1994 ja tinha display digital de origem, a seat tb ja vi com digital de 96 por exemplo.
 
Back
Top