[AJUDA] - Problema fecho centralizado (B5)

Boas,

preciso de apoio a diagnosticar/resolver um problema com a minha carrinha; aqui à dias, a bomba de vacuo (modulo confort) começou a ficar tempo demais a "bombar ar" quando se trancava as portas, à procura de fugas verifiquei se as portas trancavam e destarncavam todas e ao mesmo tempo .. e sim, estavam todas a mexer, e rápido.

Poucos dias depois, descobri que a mala não trancava, os botões que abrem a mala funcionavam com o carro trancado ou não; tranca de chave na mala, o modulo confort ficou na mesma.

Vag-com:

01367 - Central Locking Pump Run Time Exceeded (Likely Leak)
35-00 -- -

Este erro embora esperado não me parece apontar ao problema ...

Agora pergunto:

1. A mala da B5 tem tranca actuada a ar?
2. Embora a mala não tranque o problema pode estar noutro lado, no confort? Um relé?

Se alguem passou pelo mesmo ou sabe onde devo procurar o problema, agradeço desde já alguma resposta.

Obrigado.

Diogo
 
A minha quando avariou a bomba de vácuo ficou assim,a mala não fecha a vácuo mas o actuador eletrico que está na mala é activado a partir do modulo confort da bomba,dentro da bomba existe um sensor de pressão,enquanto essa pressão não for atingida o motor não desliga,se a pressão nunca chegar para dar sinal ao sensor o motor acaba por parar apos alguns segundos mas como não foi atingida a pressão certa o modulo "pensa" que a carrinha continua aberta e não desativa o actuador da mala.
Se a bomba fica muito tempo a trabalhar vê se não há fuga na ligação á tampa do deposito,essas bombas tem 2 saidas de ar, 1 para as portas e 1 para a tampa do combustivel
 
ja tive esse problema na minha A6.

tirei o forro da mala e desmontei a pistola que é acionada por vacuo .

Abri a pistola e vi que o diafragma estava routo.

foi reparar o diafragma , e ficou bom .

Mas depois de montar , funcionava ao contrario .

trancava o carro e le abria a mala.
Abria o carro e ele trancava a mala.
Tem la um tirante grande que sai da fechadura , foi afinar esse tirante , e ficou optimo , nunca mais chateou.

Dentro da bomba de vacuo tambem tem um diafragma que podes regular quanto tempo fica a fazer vacuo ou presão .
 
Obrigado pelas respostas pessoal.

Não me parece haver fugas, digo isto pois a bomba parece enquanto funciona, que vai perdendo força, dando a ideia que a pressão dentro do sistema já é elevada, se sligar um dos tubos, e deixar essa pressão sair, ela bomba nas horas!

Vou então abrir o modulo confort, a ver se chego a alguma conclusão ... se der com algo errado, deixo aqui o registo para memória futura.

Obrigado pessoal.
 
Boas novamente ...

Já estive bastante tempo em troubleshooting ao fecho central do meu carro, tenho aqui uns pontos que queria deixar aqui no forum para que quem já tiver andado à luta com o modulo Confort me possa dar uma ajuda.

1. - Não há fugas, ponto assente. E a bomba de vacuo tem bastante força, quer de pressão positiva ou negativa.

2. - Abri a bomba, na altura limpei apenas e procurei as referencias e os esquemas dos relés para poder testa-los. Nada mais fiz.

3. - O fecho da mala, tal como o MASC disse, é actuado electricamente, e:

a. - Não abre a mala na propria porta da mala após destrancar, ou seja, carro destrancado e nada, só com a chave ou com o comando.
b. - ... ou, não tranca, ou seja carro trancado e qualquer um abre a mala. Exepto se a trancar mecanicamente com a chave.

Como conclusão, por vezes o modulo tranca e por vezes destranca a mala do carro(semana sim, semana não).

4. - Pretendo, para já, desactivar apenas o FC do carro, ainda dou cabo da grafite daquilo e isto não anda para festas, como sabem, desligando competamente no modulo nas fichas ficamos sem vidros electricos, plafonier, etc, etc.

a. - No proprio modulo, desligando fios ou fichas (?)
b. - VAG-COM ?
c. - Ando 90% do tempo sozinho, talvez activando o "destrancar selectivo" ele "esqueça" o porta-bagagens e consiga evitar o "Run Time Exceeded". (?)
Extenso .. mas quem quiser pensar sobre isto precisa da "hole picture", preciso de poupar, para já, o maximo de €uros neste problema pois tenho ainda a polie do alternador e/ou tensor da correia nas couves e o orçamento não estica, e o com o meu primeiro filho mesmo ai a chegar cada vez menos sobra para as manias da argolas.

Obrigado,

Diogo
 
Obrigado pelas respostas pessoal.

Não me parece haver fugas, digo isto pois a bomba parece enquanto funciona, que vai perdendo força, dando a ideia que a pressão dentro do sistema já é elevada, se sligar um dos tubos, e deixar essa pressão sair, ela bomba nas horas!

Vou então abrir o modulo confort, a ver se chego a alguma conclusão ... se der com algo errado, deixo aqui o registo para memória futura.

Obrigado pessoal.

o problema é os grafites da bomba central gastos. (procura uma bomba nas sucatas , se for VDO tenta das passat de 92, VDO! o motor é igual e trabalha melhor que novo!)
 
Desisti ...

Os grafites estão bons, bastante ar, bastante pressão, muito pouco pó dentro da bomba.

Desmontei o modulo todo, testei todos os reles, testei o tal sensor de pressão dentro da bomba, foi limpo e mexe com a pressão nos tubos.

Tal como já tinha dito, o FC funciona "normalmente" à exepção do excesso de runtime da bomba, e da mala, que não abre com os botões da propria porta da mala, ou seja, abre e fecha as outras quatro portas todas.

A minha conclusão sobre o funcionamento do modulo em relação à mala é; quando um gajo tranca o carro o modulo simplesmete desactiva os manipulos da mala, apenas se abre trancado, com o comando ou com a chave (corrijam-me se estiver errado).

Posto isto penso que o FC do meu carro está neste estado porque não consegue "destrancar" a mala, e fica ali a tentar com tudo, até com a bomba.

Para provar isto tudo vou ter de testar o meu modulo noutro carro, mas para já, vou desligar o motor da bomba do PCB do modulo, assim poupo o motor, a grafite e consigo ter plafonier e janelas a funcionar.

Obrigado a todos.

Diogo
 
Boas amigo,
Chegaste a alguma conclusão? Passa-se exactamente o mesmo com o meu b5 e ainda não descobri a solução...

A mala não tranca pelo fecho central e a bomba de vácuo fica a trabalhar muito tempo quando se manda fechar.
A abrir funciona na perfeição...

Se alguém já tiver chegado a alguma conclusão agradeço uma ajudinha...

Cumprimentos!
 
Boas amigo,
Chegaste a alguma conclusão? Passa-se exactamente o mesmo com o meu b5 e ainda não descobri a solução...

A mala não tranca pelo fecho central e a bomba de vácuo fica a trabalhar muito tempo quando se manda fechar.
A abrir funciona na perfeição...

Se alguém já tiver chegado a alguma conclusão agradeço uma ajudinha...

Cumprimentos!

Boas,

Ainda não dei com a origem do problema.

Desliguei o motor da bomba de vacuo para não acabar com ele, tenho andado a pesquisar na net (em varias linguas) para ver se descubro alguem que se tenha safado.

Entretanto mandei PM a um user aqui do forum que já teve este problema à muito tempo, mas não tive resposta.

http://www.audipt.com/f79/mala-so-abre-com-comando-77103/

Assim que descobrir posto aqui para referencia futura.

Cumps,

Diogo
 
No meu caso a mala abre com o comando, e nos switch da mala, o problema é que não tranca...
Logo também vou tentar ver se descubro o que se passa, mas já andei a dar uma vista de olhos e não cheguei a nenhuma conclusão...

Cumprimentos.
 
Boas pessoal,
Ontem à noite consegui solucionar a situação da mala "não trancar" pelo fecho central e a bomba ficar a trabalhar muito tempo quando se manda trancar.

O problema reside exactamente na bomba de vácuo, que como estava com uma ligeira fuga de ar nas peças de grafite nunca atingia a pressão suficiente para dar sinal à mala para desactivar os switchs de abertura.

Uma vez que eu tinha trocado essas peças há pouco tempo e não as apertei muito com medo que partissem, lembrei-me de dar mais um aperto e ficou tudo em pleno.

Cumprimentos,
Qualquer duvida apitem que eu ajudo.
 
Boas,

kinadux, levaste-me à origem do problema, obrigado!

Embora tenhamos os memsos sintomas, e ao fim ou cabo, o mesmo problema, a origem do meu é diferente, passo a explicar.

As grafites da minha bomba estavam impecaveis, e a bomba faz imensa pressão.
DSC09008.JPG


O problema da minha bomba estava no sensor de pressão da bomba, que estava com o diafragma roto, deixo fotos do que encontrei.

DSC09014.JPG


A peça marcada com 1. é a valvula do destrancar selectivo, que quando activado, leva apenas o ar pelo tubo pequeno à porta do condutor e salvo erro ao deposito de combustivel tambem.

A peça 2. é o tal sensor de pressão, pressão positiva empurra e negativa puxa o ponto amarelo contra um ou o outro vermelho, como um rele.

DSC09022.JPG


DSC09024.JPG


DSC09026.JPG


A valvula é praticamente imposivel de abrir sem danificar para reparar o diafragma, mas talvez alguem consiga :confused:

Obrigado.
 
Ainda bem que conseguiste detectar a origem do problema e ainda bem que pude de alguma forma ajudar :)
Quanto a reparar o diafragma de facto não parece fácil, mas pode ser que alguém aqui tenha alguma ideia.

Mas pronto saber de onde é o problema já é um bom principio, ontem desmanchei fechadura etc, etc, e já me tava a passar porque não sabia de onde era o problema.

Portanto agora já é mais fácil.

Cumprimentos.
 
Pronto, parece que deitei foguetes antes da festa... Hoje a bomba voltou ao mesmo :@
Amanhã vou desmontá-la de novo a ver se percebo o que se passa.

Parece bruxedo, avaria a bomba de vácuo, a seguir a minha mãe bate com o audi e hoje bateram-me no c2.
Raio da bruxa era das boas!!

Cumprimentos.
 
alguem me pode ajudar sff
tenho um audi A3 de 2000 meu fecho centralizado pirou,tinha e tenho um alarma sparck mas por vezes abre ou nao.. portanto resolvi comprar um fecho centralizado Rc202 key com chave retractil tipo universal e estou confusso se devo colocar ou nao !? ...alguem me pode dar uma opinião sobre este assunto e este modelo de fecho central ?
 
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