Ajuda- Tecto A4 B6 Avant

[PROBLEMA RESOLVIDO]

Boa noite pessoal,


Não consegui encontrar nada de especial em lado nenhum relativamente a este assunto, talvez me possam ajudar...

Tenho o tecido do tecto a descolar-se, neste momento parece uma bolha enorme. Penso que o ideal é desmontar tudo e voltar a colar com cola de contacto, certo?

O meu problema é mesmo desmontar. Alguém sabe se existe um guia prático para que possa desmontar tudo direitinho sem estragar nada?

Ainda não perdi muito tempo a olhar para aquilo mas não faço ideia como devo proceder... Algumas dicas?



Desde já o meu obrigado e peço imensa desculpa se já existe algum tópico deste género. Procurei nos DIY mas não encontrei nada.

Cumprimentos!
 
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Tenho problema identico e a resolução passa ou por um tecto novo (seja ele usado ou mesmo novo) ou mandar estufar.

Colar não vai ficar bem pois vão-se notar engilhas.

Tanto quanto sei as desmontagens iniciam-se pelo plafondiers e depois terás de aliviar os resguardos dos pilares.

Boa sorte, que só de pensar no que vou ter de fazer no meu até fico mal disposto...
 
A troca/substituição de um tecto é um processo moroso e algo trabalhoso, mas faz-se.

1º - Retirar todos os plafoniers, palas e as 4 pegas
2º - aliviar/retirar as forras do pilares (retirar facilita o trabalho pois dá mais margem de manobra)
3º - Retirar e trocar o tecto.

O tecto é uma peça única que está colado à chapa da viatura em alguns pontos por velcro, sendo que nos restantes pontos é sustentado pelo apoio das forras dos pilares. Atenção que passa uma cablagem pelo tecto, mas que facilmente se pode soltar do mesmo e colocar no novo tecto.

Quando fiz esta operação na minha antiga B6 não tirei grandes fotos, mas fica aqui um DIY que tirei de um fórum internacional que mostra essa operação num B6 Limo:

https://dl.dropboxusercontent.com/u... upper pillars and headliner removalswap.docx

Este link também pode ajudar: DIY removing C pillar and seat belt
 
Foi a primeira coisa que fiz na minha...

Dá muito trabalho.

Vou tentar resumir como funciona.

1) tiras as palas da frente, cada pala tem uma tampinha e o respectivo parafuso...depois é desligar a ficha. O suporte da pala é simples de tirar, tirar o trim de volta e depois é só puxar.

2) as pegas, abres a tampa e depois tirar os parafusos...aquilo é fixe, porque a tampa prende a própria pega para ser mais fácil

3) tiras os plafoniers, o da frente tens de tirar o vidro (plástico na verdade) e depois o plástico em redor dos botões. Depois é desapertar 2 parafusos e sai, os de trás são mais simples

4) tirar aquela peça à frente do plafonier da frente

5) agora começa a parte chata....vais à mala e tiras o plástico junto à entrada da mala em baixo (tem 4 parafusos), tiras o tapete da mala

6) tiras as portas laterais da mala (onde tem o sub e assim)

7) os ilhós da mala...cada um tem 2 parafusos

8) depois tiras um parafuso que fica escondido no local onde prendes a chapeleira (atrás)

9) rebates os bancos e pronto, tens de puxar as quartelas laterais da mala...é puxar com força, junto das molas... Tem duas molas atrás junto aos farolins e outras duas mais a meio...

10) depois vais à forra do pilar D e tens no sítio onde prendes a rede um grande parafuso torx...desapertas isso

11) tiras a forra de cima da mala (perto do plafonier) aquilo tem 4 molas, é meter uma chave perto de cada uma para nao partir...

12) já podes tirar as forras do pilar D...tem 2 molas atrás no pilar e depois tens de o puxar como se o tivesses a tirar da mala, porque ele tem um clip (muito forte) no pilar da frente...

13) o pior já passou...agora vais ao plástico onde diz airbag e tirar fora com uma chave, tem lá um parafuso, tira...depois, com jeito já consegues tirar o pilar A, tem 3 molas à frente e uma mesmo na ponta, mas essa tu vês logo

14) nesta altura começas a ver que há cablagem dentro do teto... agora convém alguém ir segurando no teto

15) tiras os pilares da coluna B, aquilo tem 2 molas em baixo e depois é puxar pra baixo...

16) Agora já está quase tudo, tens de tirar outro parafuso na forra que falta (onde prende a rede) e outro atrás dessa forra e tirar...

17) tiras os cabos da forra e puxas fora...

Depois é fazer um inverso...um conselho, cuidado com a espessura do tecido...

Espero ter ajudado!
 
Bem, com o guia do migsan e os pontos do RMM lá consegui tirar aquilo e já foi entregue ao estofador. Quando voltar é uma questão de repetir a dose. E que dose...

Estimem bem o tecto do vosso argolas, é daquelas coisas que tira a paciência a uma pessoa...

Obrigado a todos pela ajuda.
 
Montar é pior... Eu dou do Porto. Se quiseres ajuda diz!

Peço desculpa só responder agora, tenho andando um pouco offline...

Lá consegui montar aquilo tudo direitinho com a ajuda do meu pai, é importante ter outra pessoa a ajudar... Nem que seja pelo apoio moral!

De qualquer das maneiras agradeço-te, RMM, pela disponibilidade e vontade de me ajudar.

O meu obrigado a todos os que contribuiram para a resolução do problema.
 
Desenterrando o assunto, e porque só agora arranjei um forro de tecto igual ao meu, lanço a seguinte questão:

Este novo forro pertencia a uma avant com luzes de cortesia por baixo das palas, coisa que a minha não tinha. Por via das duvidas trouxe as luzes e as palas mas queria saber se, por ventura, já terei a instalação electrica na minha carrinha ou se vou ter de inventar ligações.

Por outro lado, se tiver de inventar, onde sugerem e como sugerem que obtenha ponto do luz para as ligações às ditas luzes?

Obrigado.
 
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