Ajuda - Ventoinha Radiador não Liga - A3 8L

Boas..

Tive hoje aqui um carrod e um amigo meu para trocar o sensor da temperatura do liquido do radiador (o que faz variar o ponteiro). Depois de trocado e liquido reposto, deixamos a trabalhar atá disparar a ventoinha. No Climatronic colocamos a função 49 para ir vendo a temp. da agua e quando chegou aos 102ºC pensei, bem, agora vai disparar.. mas nada, até aos 110ºC não disparou..

Achei muito estranho, desliguei o carro e fui buscar o VAG.. no Engine, Output test, chega a parte do "FAN RELAY J323" aqui a ventoinha devia trabalhar para testar.. mas nada... fui exprimentar no meu esta função e chegando a esta fase a Ventoinha começa a trabalhar pelos impulsos do relay que se vai ouvindo..

Fomos dar uma volta, o carro ja não varia tanto o ponteiro, mas fica a vacilar entre os 80 e 90ºC, sinal que o termostato tambem já foi à vida...

Portanto, sensor avariado, termostato avariado e não dsipara a ventoinha, será que algum dos compnentes interfer na Ventoinha? Com o VAG no meu, à medida que se ouve estalinhos do relay a ventoinha trabalha, mas nesse do meu amigo, nem estalinhos de relay se ouve... silencio profundo... Será Relay? onde se localiza?

Deixo aqui o motor: 1.9TDI 110cv AHF

Obrigado..
 
estou com o mesmo problema,,...

em relaçao á ventoinha..
mas este andou muito tempo com agua e esta todo entupido.. desentupi o tubo que entra por cima do vaso e mal dei á chave aconteceu a mesma coisa....
vou ter de desarmar o carro todo.. o pior é que chega aos 11ograus e ventoinha nada...
 
Limpeza nisso tudo incluindo radiadores.
Troca o termostato, mas mantem o sensor de temperatura.
Depois de quente verifica se efectivamente circula agua quente no radiador.
Verifica se chega corrente a relé do fan e se tem massa (-).
Liga directamente a ventoinha a corrente só para ver se o motor funciona correctamente.
 
No meu aconteceu a ventoinha nao ligar ja ia nos 110graus, testei direto e ligou, troquei a valvula da temperatura pois esta ainda era a de origem (1998 ) e era uma que so abria aos 102graus penso eu, mesmo com a valvula nova nao ligava a ventoinha, depois de testar relés e fusiveis dentro do habitaculo do carro descobri que o problema era um fusivel que tem na bateria, é um fusivel de 30A, fica mesmo na caixinha em cima da bateria, é o primeiro da esquerda, nao estava partido por isso nao desconfiei, mas afinal estava derretido dentro, verifica este fusivel
 
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