Alarme After Market em A4 B5 - Help needed

Boas a todos,

Comprei faz alguns anos para a minha B5 um alarme aftermarket aparentement dos chinas, daqueles que tem os comandos embutidos na chave, muito semelhantes ás primeiras chaves ponta-e-mola OEM Audi.

Acontece que, o artista que me o montou, talvez não tenha feito o trabalho bem feito ou então não se preocupou muito em completa-lo.

Funciona tudo ok à exceção de, quando o alarme está activado e carrego para abrir as portas, se não coloco a chave na ignição e a ligo em menos de 15 segundos após a abertura das portas, ele volta a trancar-se.
Isto já me tem dado alguns dissabores e implica um cuidado redobrado com a chave e a abertura do carro, não vá eu deixa-la acidentalmente dentro do carro e por descuido fechar a porta, o carro trancar-se e eu ficar com a chave lá dentro.

Em leitura ao manual de instalação do alarme, vejo que supostamente ele suporta a função de, ao desactivar o alarme ele cancelar o fecho automático caso uma porta seja aberta.
Isto é, quando carrego no botão para abrir a porta, a questão de ele voltar a trancar-se após 15 segundos, devia ser desactivada no momento em que eu abrisse qualquer porta.

Ao analisar a instalação feita, vejo que da unidade central do alarme, os dois fios supostos de receber o sinal de abertura das portas não estão ligados a nada.
Experimentei liga-los ao fio castanho e branco da segunda ficha castanha que se encontra aos pés do condutor no lado direito mas não funcionou correctamente.
O que aconteceu ao ligar esse fio foi que os piscas começaram a piscar e ao ligar o carro, o alarme começava a tocar.
Isto fez me faz pensar, ou que o alarme possa estar mal montado ou que o fio a ligar não seja este, o indicado no manual.

Deixo em anexo os diagramas.




Talvez este alarme e este problema seja familiar para alguns de vocês.
O meu único problema é ele não desactivar o fecho automático após uma abertura de porta.
O fio castanho e branco da segunda ficha castanha aos pés do condutor é o indicado para o sinal de portas no meu modelo? Ou será outro? (Audi A4 B5 1.9 Tdi Sport 110cv de 11/1997)
Há aí alguém entendido nestas lides que me possa dar umas dicas?
Outra questão é, ele não deveria bloquear o motor também? Já ouvi algures que por ser diesel não é possível...

Antecipadamente agradeço a vossa ajuda.

Cpts,
 
boas, o fio azul tem mesmo que ser ligado ao sinal de porta aberta, agora nesse carro não sei se e esse branco na ficha castanha mas amanha já confirmo qual o fio, podes fazer um teste rápido encostas o fio azul a massa, para ver se ao abrir o carro ele dasativa a função auto lock, quanto ao corte e possivel fazer ao gasoleo como ao motor de arranque, neste ultimo caso tens que aplicar um rele devido a amperagem do motor de arranque, no caso de ser feito a válvula de corte de gasoleo nao e preciso rele, mas nao aconselho esta opção, porque imagina que vais na AE e a central do alarme bloqueia, vai cortar o gasoleo e o carro para, e complicado e alem de mais o carro tem imobilizador, mas e apenas uma opiniao.
amanha ja te digo a cor do fio ao certo
cumprimentos
 
boas, o fio azul tem mesmo que ser ligado ao sinal de porta aberta, agora nesse carro não sei se e esse branco na ficha castanha mas amanha já confirmo qual o fio, podes fazer um teste rápido encostas o fio azul a massa, para ver se ao abrir o carro ele dasativa a função auto lock, quanto ao corte e possivel fazer ao gasoleo como ao motor de arranque, neste ultimo caso tens que aplicar um rele devido a amperagem do motor de arranque, no caso de ser feito a válvula de corte de gasoleo nao e preciso rele, mas nao aconselho esta opção, porque imagina que vais na AE e a central do alarme bloqueia, vai cortar o gasoleo e o carro para, e complicado e alem de mais o carro tem imobilizador, mas e apenas uma opiniao.
amanha ja te digo a cor do fio ao certo
cumprimentos

Boas numi.c,

Antes de mais, obrigado pela tua resposta.
O fio azul que saí da central do alarme na verdade são dois, creio que um deve ser positivo e o outro negativo.
Assim sendo, ligo o negativo à massa e o positivo ao tal fio castanho e branco da segunda ficha castanha aos pés do condutor?

Quanto ao bloqueio, acho melhor não me por com aventuras de facto.

Mais uma vez obrigado.

Cpts,

M.
 
boas, os fios azuis apenas recebem massa, sao dois porque um e para as portas e outro para receber o sinal da mala aberta, mas os dois apenas recebem sinal negativo (massa) cumprimentos
 
Boas numi.c,

Volto a desenterrar este tópico porque só ontem, finalmente voltei a olhar para essa questão mas continuo sem solução à vista.
Tentei ligar um dos fios directamente à massa e outro ao tal fio castanho e branco da segunda ficha castanha aos pés do condutor e nada!
Ambos ligados à massa também não dá!
Continuo sem perceber onde os ligar e a carrinha a trancar as portas a menos de 30 segundos de ser aberta, se eu antes não ligar a ignição.
Ainda me calha a sorte grande de um dia deixar as chaves dentro...
Continuo a precisar de ajuda nesta questão!!!

Outra coisa (estúpida), sem querer, ao trocar a lampada da bagageira, coloquei os contactos em curto circuito e a luz deixou de dar por completo....
Ja fui ver os fusíveis e estão todos bem mas aquela luz ou instalação morreu por completo....
Alguém sabe onde devo procurar o problema?
 
Isso das portas trancarem passado 30 segundos, e os 15 segundos que tens para abrir o carro e meter logo a chave na ignição, é falta de sinal de abertura de portas no alarme.
Pelo esquema, só pode ser o fio azul como já aqui referiram. Tens a certeza que antes de ligar os dois fios azuis à massa, não os ligaste ao positivo? ou um em cada?
Se sim, é bem possível que tenhas queimado algo.
Em relação ao bloqueio do motor não ser possível num carro a diesel, é completamente mentira.
 
Boas numi.c,

Volto a desenterrar este tópico porque só ontem, finalmente voltei a olhar para essa questão mas continuo sem solução à vista.
Tentei ligar um dos fios directamente à massa e outro ao tal fio castanho e branco da segunda ficha castanha aos pés do condutor e nada!
Ambos ligados à massa também não dá!
Continuo sem perceber onde os ligar e a carrinha a trancar as portas a menos de 30 segundos de ser aberta, se eu antes não ligar a ignição.
Ainda me calha a sorte grande de um dia deixar as chaves dentro...
Continuo a precisar de ajuda nesta questão!!!

Outra coisa (estúpida), sem querer, ao trocar a lampada da bagageira, coloquei os contactos em curto circuito e a luz deixou de dar por completo....
Ja fui ver os fusíveis e estão todos bem mas aquela luz ou instalação morreu por completo....
Alguém sabe onde devo procurar o problema?

Em relação ao bloqueio eu tenho o mesmo carro que tu e tenho um bloqueio feito ao gasóleo.

E sobre a falta de luz no porta bagagens foi a parte electrica da bomba de vacuo que se estragou. Tens de arranjar uma bomba ou trocar essa parte.

Contudo tens de verificar se foi mesmo isso, por exemplo trocares a bomba com algum conhecido que tenha um a4 ou a3 da mesma altura.
 
Isso das portas trancarem passado 30 segundos, e os 15 segundos que tens para abrir o carro e meter logo a chave na ignição, é falta de sinal de abertura de portas no alarme.
Pelo esquema, só pode ser o fio azul como já aqui referiram. Tens a certeza que antes de ligar os dois fios azuis à massa, não os ligaste ao positivo? ou um em cada?
Se sim, é bem possível que tenhas queimado algo.
Em relação ao bloqueio do motor não ser possível num carro a diesel, é completamente mentira.

Boas de novo josebrites,
Sim é mesmo a falta do sinal de abertura de portas mas não consigo dar com ele e pelos vistos não sou o único.
A casa que me montou o alarme faz vários anos (que ja não existe), ou também não deram com ele (onde ligar) ou foram negligentes...
No esquema tenho dois fios azuis que agora não estão ligados a nada e sim já tentei ligar os dois directamente à massa (um parafuso do chassi do carro onde outros fios estão ligados a fazer massa) mas mal lá toco os piscas começam logo a piscar e o alarme não funciona como deveria...
Se o alarme tem algo queimado só se já veio assim da montagem pois o comportamento sempre foi este mas não me parece que seja esse o problema, acredito que não tem nada queimado.


Relativamente a algo queimado tenho é a instalação da luz da bagageira e não sei onde procurar o "gato"...
Sugestões?

Cpts
 
e que tal mudar de alarme :D :D acabas com as chatisses de vez e nao "queimavas" nada ...

Efectivamente a tua solução poderá resolver o problema Santinhos...
No entanto o alarme funciona bem e é só essa questão, de os fios que supostamente recebem o sinal de porta aberta estarem desligados, que tenho de resolver.
Tenho ideia que o alarme não tem nada queimado e que eu não queimei nada por causa dele.
O que está queimado é a instalação da luz da mala por outro assunto que não teve nada a ver.
Trocar de alarme é no entanto uma solução mais cara e que me implica estar a parar o carro para retirar este que funciona "quase bem" e aplicar um novo (pagar ao electricista e pagar um alarme novo).
Faço contas ao recursos que tenho e não me parece descabido tentar solucionar este "problema menor" uma vez que o alarme parece funcionar bem e são dois fios desligados.

Cpts
 
EU sei disso, so que por vezes as dores de cabeca que uma pessoa tem, ate dar com o "gato" ...

O meu alarme cobra ficou em 160€ ja com montagem incluida na feuvert, pus la o carro de manha fui buscar á tarde...
 
Em relação ao bloqueio eu tenho o mesmo carro que tu e tenho um bloqueio feito ao gasóleo.

E sobre a falta de luz no porta bagagens foi a parte electrica da bomba de vacuo que se estragou. Tens de arranjar uma bomba ou trocar essa parte.

Contudo tens de verificar se foi mesmo isso, por exemplo trocares a bomba com algum conhecido que tenha um a4 ou a3 da mesma altura.

Ui bomba de vácuo queimada ou parte eléctrica da mesma????
...era mesmo isso que me estava a faltar! =/
Mas se assim fosse, não seria suposto o fecho centralizado deixar de funcionar?
É que funciona perfeitamente...
 
Ui bomba de vácuo queimada ou parte eléctrica da mesma????
...era mesmo isso que me estava a faltar! =/
Mas se assim fosse, não seria suposto o fecho centralizado deixar de funcionar?
É que funciona perfeitamente...
não propriamente... a bomba de vácuo, faz trabalhar o fecho central, vidros electricos, luzes de habitáculo e mala, por vezes apenas um desses funcionamentos, deixa de atuar, dependendo da "peça" que avariou na bomba de vácuo..
 
Back
Top