Hoje fui alertado por um amigo meu para o facto de que está a ser utilizado um esquema muito simples que permite assaltos ao interior das viaturas sem necessiade de arrombamento ou quebra de vidros que consiste simplesmente na utilização de um vulgar comando de garagem para impedir que o sinal dos nossos comandos seja recebido pelo carro quando o trancamos.
Muitos de nós saem do carro e num gesto banal e já de costas para o carro carregamos no comando para trancar a viatura e seguimos sem ver se os piscas piscaram ou se ouvimos o fecho centralizado actuar, isto pode ser suficiente para nos limparem o interior sem dar-mos por isso, principalmente na praia ou nos shoppings, pois basta estar um fulano a topar-nos com um comando de garagem de radio-frequência e pressionar o comando durante o espaço de tempo em que nós tb pressionamos o nosso comando para que o carro não fique trancado e à disposição da ladroagem.
Para tirar as dúvidas efectuei o teste na minha B7 com o comando da minha garagem particular e com o comando da garagem do meu emprego e constatei que com o comando da minha garagem nada aconteceu, mas com o comando da garagem do meu trabalho deixei de poder trancar ou destrancar a minha B7 assim que pressionava o dito comando em simultânio com o respectivo comando da carrinha...MEDO!
Testei no A3 Sportback de 2008 do meu vizinho e já não dava, mas no Nissan Qasquai de 2010 da esposa já funcionou, pelo que presumo que afecta alguns carros dependendo da frequência em que operam os comandos (o meu A4 trabalha a 433mhz enquanto que o A3 a 434mhz).
Deixo aqui o meu alerta para que verifiquem sempre se o carro tranca realmente sempre que pressionam o vosso comando e de preferência ouçam o fecho centralizado a operar.
Cumprimentos a todos e boas férias sem surpresas!!!
Muitos de nós saem do carro e num gesto banal e já de costas para o carro carregamos no comando para trancar a viatura e seguimos sem ver se os piscas piscaram ou se ouvimos o fecho centralizado actuar, isto pode ser suficiente para nos limparem o interior sem dar-mos por isso, principalmente na praia ou nos shoppings, pois basta estar um fulano a topar-nos com um comando de garagem de radio-frequência e pressionar o comando durante o espaço de tempo em que nós tb pressionamos o nosso comando para que o carro não fique trancado e à disposição da ladroagem.
Para tirar as dúvidas efectuei o teste na minha B7 com o comando da minha garagem particular e com o comando da garagem do meu emprego e constatei que com o comando da minha garagem nada aconteceu, mas com o comando da garagem do meu trabalho deixei de poder trancar ou destrancar a minha B7 assim que pressionava o dito comando em simultânio com o respectivo comando da carrinha...MEDO!
Testei no A3 Sportback de 2008 do meu vizinho e já não dava, mas no Nissan Qasquai de 2010 da esposa já funcionou, pelo que presumo que afecta alguns carros dependendo da frequência em que operam os comandos (o meu A4 trabalha a 433mhz enquanto que o A3 a 434mhz).
Deixo aqui o meu alerta para que verifiquem sempre se o carro tranca realmente sempre que pressionam o vosso comando e de preferência ouçam o fecho centralizado a operar.
Cumprimentos a todos e boas férias sem surpresas!!!