Alinhamento de direcção num Quattro

Boa tarde pessoal,

Na semana passada precisei de substituir os 2 pneus da frente na A6. Estavam ambos bastante gastos na parte que fica voltada para os discos de travão, apesar do rasto no meio estar praticamente novo.
O que aconteceu é que os arames partiram (devido ao desgaste excessivo naquela zona) e os pneus ficaram cortados em toda a volta.
Levou pneus novos, e hoje fui mandar alinhar a direcção. O que achei estranho, foi o rapaz me dizer que estes carros não passam na inspecção com os valores de fabrica, pelo que lá teria de ir novamente antes de ir à inspecção.

Alguém confirma esta situação?
 
Last edited:
Olá :) sim é normal, audi e mercedes nas maquinas de inspecção as vezes da desalinhado, de fabrica manda alinhar os camber 0,15+ 0,15+ para nao gastar pneu! espero ter ajudado ;) um abraço
 
Ora bem, o que me explicaram foi o seguinte:

Em velocidades entre os 80kmh pra cima por as suspensões terem partes moveis as rodas abrem, daí a marca recomendar o alinhamento referido! O carro parado nota-se que as rodas estão ligeiramente enfiadas para dentro no topo das mesmas!...

Nos centros de inspecções essas medições são feitas a baixa velocidade, o que não permite que a suspensão abra! Resultado:
Mau alinhamento das rodas!...

Existe muito boa gente que vai a inspecção com a consciência que o carro esta desalinhado! Após a aprovação não voltam a colocar como a marca manda, o resultado é o referido!...

Já se chegou ao cumulo de, por ex: na Norauto, perguntarem se é alinhamento de fabrica ou para passar na inspecção! :S

Essas situações são mais frequentes nas viaturas com suspensão denominada por "MultiLink"...

Enfim... Portugal no seu melhor! ...
 
Last edited:
audi e mercedes

E BMW também.

Eu já reprovei na primeira inspeção com este carro e o artista que me chumbou sabia deste pormenor, eu tinha alinhado recentemente e não me entrava na cabeça tal coisa, com o print do alimento calou-se e passou. :green:
Depois fui indicado a ir a um sítio onde já sabem disto e não há chumbo por causa da direção.

A explicação que me deram foi a mesma que ao @ires, sem tirar nem por. Até me disseram que isto já passou no telejornal há uns anos.
 
E BMW também.

Eu já reprovei na primeira inspeção com este carro e o artista que me chumbou sabia deste pormenor, eu tinha alinhado recentemente e não me entrava na cabeça tal coisa, com o print do alimento calou-se e passou. :green:
Depois fui indicado a ir a um sítio onde já sabem disto e não há chumbo por causa da direção.

A explicação que me deram foi a mesma que ao @ires, sem tirar nem por. Até me disseram que isto já passou no telejornal há uns anos.

Confirmo! Também vi! ;)
 
Pois por isso tem que se fechar o camber +/- 0,15 para não gastar pneu por dentro que manda a própria marca Audi! Alias em cima o nosso amigo mostra fotos de como ficam os pneus dele após mau alinhamentos :) Um abraço para todos ;)
 
Por acaso não tirei fotos, mas os pneus estavam precisamente como os do user "boost".
Tanto se fala em sinistralidade rodoviária, campanhas de prevenção e afins, e depois encontram-se casos destes.
Não me admira nada que já se tenham perdido vidas à custa de situações semelhantes.
 
Vejo muita gente a falar em hipotéticos no IPO, que isto e aquilo. Eu posso comprovar tudo isso, pois passei por isso em primeira mão...
Alinhei a direcção e no dia seguinte fui á inspecção, acusou desalinhamento de direcção de X metros por cada X centenas de metros, penso ser assim... Indignei-me com aquilo e mostrei ao examinador o papel com as referências e afins, e com a data a comprovar que tudo tinha sido feito nos conformes no dia anterior, ele nem me ligou nenhuma ...
Fui no dia seguinte reclamar a quem me alinhou a pedir explicações que tinha pago pelo serviço e que tinha sido uma perca de dinheiro, dado que o problema ficou registado na folha de inspecção. Lá me explicaram isso dos valores pré-definidos por carro, e valores de IPO, que têm de ser zeros.
A realidade é que agora sempre que vou á IPO, mando alinhar a zeros e desde aí nunca mais acusou nada na folha ... É estupido, mas a tecnologia presente nos rolos do IPO deve ser antiquada relativamente a esse tipo de coisas, e apenas lê valores zeros ...
 
É um caso bastante estúpido, sempre que vou alinhar perguntam sempre se é para ir à inspecção ou não, mando sempre alinhar de acordo com o fabricante pois na inspeção nunca tenho grandes problemas, mas é das maiores parvidades que existem
 
Ismas agora quando alinhares pede para o alinhamento de fábrica porque andadno com o da IPO arriscas-te aos pneus se desgastarem por dentro e na parte de fora estarem praticamente novos!

Abraço
 
Ismas agora quando alinhares pede para o alinhamento de fábrica porque andadno com o da IPO arriscas-te aos pneus se desgastarem por dentro e na parte de fora estarem praticamente novos!

Abraço

Sim amigo, eu alinho sempre de acordo com o fabricante, no IPO que vou não implicam com isso.

Abç
 
Boas amigos,

Eu tenho um a6 3.0 tdi quattro, sport, 2004, 230.000 kms. jante 18'' 245/40 R18

O que dizem em parte é verdade mas alinhamento do meu carro é sempre com os valores de fábrica.
o que acontece é que para quem tem carros de tracção integral, o alinhamento é demorado/dificil de se fazer.

Ainda hoje estive 3 horas, mesmo, no mecânico e mesmo assim não dá os valores todos no verde.

Quanto à isnpecção, perdooe-me o meu comentário: "put*a que os pariu". Os centros de inspeção, alguns, são uma falácia. Por vezes nem veem os valores
 
Boas amigos,

Eu tenho um a6 3.0 tdi quattro, sport, 2004, 230.000 kms. jante 18'' 245/40 R18

O que dizem em parte é verdade mas alinhamento do meu carro é sempre com os valores de fábrica.
o que acontece é que para quem tem carros de tracção integral, o alinhamento é demorado/dificil de se fazer.

Ainda hoje estive 3 horas, mesmo, no mecânico e mesmo assim não dá os valores todos no verde.

Quanto à isnpecção, perdooe-me o meu comentário: "put*a que os pariu". Os centros de inspeção, alguns, são uma falácia. Por vezes nem veem os valores

Nem mais!...

Peço sempre valores de fabrica!... Que se lixe a inspecção!...

1º está a minha segurança e dos meus!...
 
Back
Top