Already born - Audi Q5 3.0 Tdi STronic S-Line - Named IETE (by Wolfy)

Bom... tenho de corrigir... parece que agora já está disponível.

Agora já se pode pedir o Q5 com o que eles chamam: "Telefone fixo Audi Bluetooth" que é o código de encomenda "9ZW" (cerca de 400 euros) e pode pedir-ser o "Telefone fixo Audi Bluetooth com auricular" que é o código de encomenda "PT4" (cerca de 845 euros).

Se eu soubesse antes de ter encomendado...
 
vasco fernandes disse:
para que serve o AUDI HOLD ASSIST ?? :p

O Audi Hold Assist é um sistema que mantém o carro travado (com os normais travões do carro, ou seja, não é com o travão de mão) após o carro parar.

É necessário activar cada vez que se liga o carro (caso se pretenda utilizar) e é muito simples de usar.

Quando se pára num sinal vermelho, depois do carro se imobilizar completamente, podemos tirar o pé do travão que ele não descai nem para a frente nem para trás. Mantém-se travado (e as luzes dos stops acesas). É uma "comodidade" que pode dar jeito ou não.

Eu normalmente, quando me lembro, ligo-o. Nos semádoros páro, meto em "N" para não estar a esforçar a caixa, e tiro o pé do travão. Quando passa a verde, toco no travão para passar par "D", acelero e ele destrava sozinho e segue viagem.

Na garagem desligo, pois entre manobras não dá muito jeito, pois existe sempre ali um tempo (inferior a 1 segundo... diria para aí 0,2 ou 0,3 segundo) entre o começares a acelerar e o carro destravar.
 
Wolfy disse:
O Audi Hold Assist é um sistema que mantém o carro travado (com os normais travões do carro, ou seja, não é com o travão de mão) após o carro parar.

É necessário activar cada vez que se liga o carro (caso se pretenda utilizar) e é muito simples de usar.

Quando se pára num sinal vermelho, depois do carro se imobilizar completamente, podemos tirar o pé do travão que ele não descai nem para a frente nem para trás. Mantém-se travado (e as luzes dos stops acesas). É uma "comodidade" que pode dar jeito ou não.

Eu normalmente, quando me lembro, ligo-o. Nos semádoros páro, meto em "N" para não estar a esforçar a caixa, e tiro o pé do travão. Quando passa a verde, toco no travão para passar par "D", acelero e ele destrava sozinho e segue viagem.

Na garagem desligo, pois entre manobras não dá muito jeito, pois existe sempre ali um tempo (inferior a 1 segundo... diria para aí 0,2 ou 0,3 segundo) entre o começares a acelerar e o carro destravar.

Boas Wolfy,
o AHS é engraçado e prático mas em carros com caixa manual, em S-Tronic não faz grande sentido pois na caixa auto consegues fazer isso na boa, se eu soubesse não tinha pedido esse extra no meu Q5, usava-o mais no A4 do que nete...
O teu Q5 não trouxe blueetooth?
 
fjdcosta disse:
Boas Wolfy,
o AHS é engraçado e prático mas em carros com caixa manual, em S-Tronic não faz grande sentido pois na caixa auto consegues fazer isso na boa, se eu soubesse não tinha pedido esse extra no meu Q5, usava-o mais no A4 do que nete...
O teu Q5 não trouxe blueetooth?

Olá. Boa tarde.

Sim, trouxe Bluetooth (acho que é de série em todos), mas trouxe o bluetooth básico, ou seja, apenas permite aceder à lista telefónica, marcar números de telefone, atender e rejeitar chamadas. O outro modo (mais avançado e que agora já pode ser pedido), permite receber as SMS no MMI, avisa que existem chamadas não atendidas, utiliza uma antena integrada no carro e tem umas quantas outras particularidades que o sistema básico não permite.

o AHS pode ser prático para quem tem o hábito de colocar a caixa na posição "N" sempre que está parado (que é o meu caso). Assim coloco a caixa no "N" e tiro o pé do travão. Faço isso muitas vezes.

Hoje também utilizei a assistência na descida e funcionou na perfeição. Fiz uma descida muito íngreme, em terra batida, com a assistência na descida a controlar a velocidade nos 5 km/h. O carro manteve-se sempre estável, apesar das rodas estarem sempre a bloquear alternadamente. Foi engraçado e funcionou bem (a minha mulher morreu de medo e pensava que o carro ia resvalar até "lá ao fundo ao mar" - foi uma brincadeira que estive a fazer hoje na Ericeira).
 
a assistencia em descida é engraçada, tb ja experimentei no meu e aprova-se.... :D :D :D

tens de por o teu em 2 rodas, este fim de semana estive a fazer umas cenas com ums amigos meus no monte (soft claro) e o SUV até se mexe bem, embora nao faça um cruzamento de eixo grande bloqueia a rodas que estão no ar e ultrapassa os obstaculos com as que estão no solo.

vai dando notícias...
 
Já actualizei o primeiro post com a marca e modelo dos pneus: Pneu Bridgestone Dueler H/P Sport

Nunca tinha ouvido falar deste modelo de pneus. Pelos vistos são os Bridgestone especialmente concebidos para aos SUV.

Até agora só posso dizer que tem um rolar muito suave. Em termos de grip, ainda não sei, pois ando em fase de rodagem e ainda não deu para ver o que são capazes.
 
Como não consigo editar o primeiro post para acrescentar a foto em falta (foto da câmara traseira a funcionar com a marcha a trás), deixo-a aqui.

26082009146.jpg

By wolfypt, shot with N97 at 2009-08-26
 
A câmara tem dado muito jeito. Não só para estacionar e reconhecer atempadamente obstáculos, como tem-se mostrado muito útil ao sair de lugares de estacionamento em espinha. Nós ainda não conseguimos ver se "vem lá alguém", mas como a câmara é na mala e tem uma grande angular, dá logo para ver sem ter de deixar o metade do carro na estrada.

Esta até tem sido a maior vantagem que vejo na câmara e não tanto para estacionar.
 
As fotos estão na primeira página.

Aproveito, agora que o carro tem 3.500 KM para deixar o comentário do que estou a achar até agora.

Até ao momento não tenho puxado muito por ele. Tenho feito uma rodagem controlada, à minha maneira. Resumidamente, até aos primeiros 1.000 km não passei dos 80 km/h, até aos 2.000 km não passei dos 100 km/h, até aos 3.000 km não passei dos 120 km/h e agora vêm-me a passear por aí sem passar dos 150 km/h. Quando fizer 4.000 km vou dar-lhe um puxão até aos 200 km/h e a rodagem fica feita.

O carro é super insonorizado. Houve-se muito pouco ruído, excluído o sistema de Ar Condicionado que é um pouco ruidoso (especialmente quando está muito calor e o ventilador trabalha bastante depressa).

O consumo começou por andar por volta dos 7,9 - 8,2 l/100 km a 80 km/h e agora anda nos 9,6 l/100 km a andar, sempre que posso, a 150 km/h.

A caixa é excelente a subir, mas dá uns solavancos quando reduz... algo do tipo: se formos a rolar a 100 km/k a caixa ao fim de um bocadinho passa logo para a 7ª. Se acelerar-mos um bocadinho, ela passa para 6ª e sente-se um solavanco. A acelerar, sempre a subir as mudanças, não se sente nada. Parece que a caixa está sempre pronta para por mais uma... quando se põe uma abaixo fica um bocado aborrecida e queixa-se.

O Cruise Control Adaptativo mantém uma distância muito grande ao carro da frente... Às vezes ainda vai o gajo lá longe e já o carro está a reduzir. Já li no manual que podemos pedir na Audi para regular a distância para começar sempre na distância 1 (que é a mais curta). É o que tenho feito agora, mas manualmente, pois a partir de cada vez que se liga o carro, ele passa para a distância padrão que é a distância 3. Um toque no acelerador também desactiva momentaneamente o sistema... mas é sempre mais aborrecido.

O sistema da Bang Olufsen é um espectaculo. Já estive para fazer um filme artístico de uma música a tocar e a filmar o meu braço para verem os pelos a levantar... Causa mesmo arrepios... Acho que nunca tive um sistema de som com tamanha fidelidade.

A navegação podia estar mais actualizada. Tive de ir a Tomar, tratar de uns assuntos e percebi que nenhuma daquelas auto-estradas novas (apesar de terem já cerca de 1 ano ou não) estão no GPS. Fora isso, funciona bastante bem, é bastante rápido e a senhora percebe bastante bem os nossos pedidos. Tanto no GPS como para o telefone.

Em relação ao todo-o-terreno, ainda só fiz 4 experiências, mas até agora fiquei bastante satisfeito. Uma delas foi estacionar entre duas dunas na Fonte da Telha e o gajo aguentou-se sem qualquer problema, ou tra foi descer uma rua cheia de cascalho solto e bastante ingreme... e o sistema hill descent funcionou às mil maravilhas e este úlimo fim-de-semana fui a Aveiro e para sair e entrar da quinta onde estava, utilizava uma caminho de tratores e também o fez sem qualquer dificuldade (é que nem as rodas chegam a patinar). Em todas estas experiências coloquei o ESP em modo OFF ROAD. Na primeira vez experimentei que se deixamos o ESP em modo normal, começa logo a piscar e a queixar-se por todos os lados.

Reumidamente, é um carro que recomendo vivamente e estou extremamente satisfeito. Superou completamente as minhas expectactivas.

Neste momento tenho duas exposições a correr na SIVA e na Audi Alemã. Uma delas é a possibilidade de instalar um descodificador MPEG4 para a TDT, uma vez que em lado nenhum (nem no manual) informam que o descodificador é MPEG2 e que não funciona em Portugal. Eu apenas pedi a TDT porque pensava que ia funcionar em Portugal.

A outra exposição tem haver com o facto de permitirem configurar o Cruise Control Adaptável tal como o Q7 o tem, uma vez que julgo que o "hardware" é o mesmo. O Q7 tem uma margem de utilização dos 0 aos 200 km/h. O Q5 tem apenas dos 30 aos 200 km/h. Gostava de ver o Q5 a funcionar em trânsito pára-arranca automaticamente... mas para isso preciso de alarmar o intervalo de funcionamento do ACC (Adaptative Cruise Control), que não percebo porque vem "cortado" aos 30 km/h no Q5 mas no Q7 não.

Em relação aos extras todos, agora que sei o que sei, alguns não colocava e acrescentava outros:


O que se fosse hoje, não colocava:
- Não colocava o TDT (nunca utilizo aquilo... em andamento estou sempre a ouvir MP3 e quando estou parado estou a ver e-mails no telemóvel);
- Assistente de máximo (não me estou a dar lá muito bem com aquilo... sempre que quero ligar os máximos o carro acha sempre que não os devo ter ligado e por isso tenho de acionar a alavanca duas vezes);
- Palas de encadeamento extensíveis (este extra não veio e acho que não existe, pois nunca vi nenhum carro com isto e não conheço ninguém que tenha... a vendedora também diz que não sabe o que se passou e apenas confirmou que os códigos estavam todos correctos... mas também não sabe o que é...)
- Bancos aquecidos atrás e à frente (acho que nunca vou utilizar aquilo e por vezes ando com os botões lá de trás fora da posição zero e o pessoal queixa-se que fica com calor - o puto deve mexer naquilo);

O que se fosse hoje, colocava:
Em vez das coisas que referi em cima, e o preço deve ir dar ela por ela, colocava:
- Tecto em tecido preto, mas alcântara. Fica com muito mais classe. O meu tem o tecido preto, mas se fosse em alcantara, fica mesmo espectacular;
- Sistema de telefone bluetooth totalmente integrado no carro (com espaço para por o SIM no carro e tudo). Isso permite ver as SMS no carro, ver se perdemos alguma chamada e tem uma recepção muito melhor;

E acho que era só isso... pois de resto, tem tudo.

Se quiserem que faça algum comentário em particular em relação a algum ponto em especial do carro, foque alguma característica ou acessório, não hesitem em comentar.

Já agora, uma coisa porreira: o carro vinha com as barras de tejadilho dentro da mala... Não sei se se enganaram (e trocaram pelas palas extensíveis) ou se vêm todos... É sempre agradável, pois as barras são um pouco caras.

Conforme vá tento notícias da SIVA ou da Audi Alemá, informo. Ambos já me disseram que estão a investigar o assunto e que entrarão em contacto comigo futuramente...
 
Back
Top