Alterar caixa de 5 para 6 velocidades

Boas camaradas.
É o seguinte,tenho um amigo que tem uma Golf IV 1.9Tdi PD motor ATD com repro para 130cv.
A carrinha tem de origem caixa de 5 e ele quer que eu lhe monte uma de 6 velocidades,aliás antes de falar comigo mais a sério foi comprar uma de um Bora PD 130 e já a tem em casa.
O problema é que nesta plataforma nunca fiz esta alteração e não sei ao certo que material é preciso mudar,só a caixa sei que não chega pois já tive a olhar para as 2 e as diferenças são notórias.

O que eu gostava de saber era se alguém aqui do fórum já fez ou mandou fazer esta alteração(os A3 8L são iguais) e que material foi preciso mudar para eu o mandar ir buscar o resto das peças.
Já andei aqui no fórum a pesquisar mas não encontrei quem tenha feito mesmo,encontrei só alguns tópicos onde se fala disso mas nuns falam em caixa e transmissões outros em volante do motor,embraiagem,motor de arranque etc
 
Boas, para fazer esta alteração de caixa de 5 para caixa de 6 vais precisa trocar: embraiagem; volante motor; motor de arranque; transmissões e selector de mudança. Ainda fica bastante dispendioso mesmo com material usado.
 
Algum info no que toca a motores VAG que poderá ser relevante:

motor AJM = 115ps caixa 5

motor ATJ = 115ps caixa 6

Salvo erro, todos os Golfs de 115ps têm caixa de 6.


ps. - qual a finalidade de semelhante investimento?
 
Boas, para fazer esta alteração de caixa de 5 para caixa de 6 vais precisa trocar: embraiagem; volante motor; motor de arranque; transmissões e selector de mudança. Ainda fica bastante dispendioso mesmo com material usado.

Boas,pelo que já vi exteriormente as transmissões tem uma falange de aperto de maior diametro na caixa de 6,fiquei neste caso na duvida em relação ás mangas de eixo se serão de diametro de estrias iguais.
No seletor também pois nem a fixação á caixa nem as pontas de ligação são iguais,quanto ao volante do motor e motor de arranque lá só quando fosse desmontar e a ideia seria a carrinha não ficar imobilizada mais de um dia.
Quanto á embraiagem neste caso também não será igual já que nem o acionamento é igual,na caixa de 5 é uma bomba hidraulica auxiliar externa á caixa e na de 6 é com o chamado rolamento-bomba dentro do compartimento da embraiagem
Algum info no que toca a motores VAG que poderá ser relevante:

motor AJM = 115ps caixa 5

motor ATJ = 115ps caixa 6

Salvo erro, todos os Golfs de 115ps têm caixa de 6.


ps. - qual a finalidade de semelhante investimento?
Boas
A carrinha tem motor ATD que de origem tem 100 cv e está agora com repro para 130 cv
A caixa de 6 que ele comprou segundo o que ele me disse veio de um Bora com o motor ASZ.

Em relação á finalidade pelo que ele me diz é que faz muita AE e que não anda só a 120,como seria de esperar,o problema que ele me descreve é que a 180 já leva o motor acima das 4000 rpms e ele quer baixar essa relação.
Provavelmente quererá também aumentar a velocidade de ponta,não mo disse mas..........
 
a 180 vai gastar menos 3 litros com caixa de 6?? :lol: pouca diferença faz a essa velocidade...... se for a 100 120 ai sim....
 
Não me parece que seja só pelos consumos que ele quer que lhe troque a caixa,pois quando ele começou com esta conversa da mudança da caixa o primeiro ponto em que ele tocou foi mesmo o da velocidade/rotações em altos regimes,mas isto sou eu a pensar
 
Eu tenho um golf pd100 e a 190 vai exactamente as 4000rpm, o que é um pouco elevado, sem duvida uma caixa de 6 reduzira o esforço do motor e o ruido.
 
Ó Xor Boost...Isso é possivel?

Sacar o da 5ª e espetar lá o da 6ª?

:lol: :lol:

è meter o carreto da 5ª V , de uma caixa de um motor de 90cv...
porque a caixa de 5 do tdi 90cv , a 5ª è muito longa...

o pessoal que tem os 1.9 tdi com muito power e quer fazer velocidade de ponta costumam trocar esse carreto da 5ª ;)
 
Ó Xor Boost...Isso é possivel?

Sacar o da 5ª e espetar lá o da 6ª?
O que é feito nesta situação é substituir o carreto da 5ª por um de outra 5ª de uma caixa que seja mais longa,provavelmente não dará uma diferença tão grande como colocar uma caixa de 6 mas sai muito mais em conta.
A questão que eu tenho é que a pessoa em questão já gastou dinheiro numa caixa e deduzo que não tenha sido um investimento pequeno
 
é o mal de gastar dinheiro 1º e perguntar depois...

Conforme disse... carreto com uma relação diferente já resolvia o problema, mesmo que parcialmente... e bem mais em conta
 
Boas camaradas.
É o seguinte,tenho um amigo que tem uma Golf IV 1.9Tdi PD motor ATD com repro para 130cv.
A carrinha tem de origem caixa de 5 e ele quer que eu lhe monte uma de 6 velocidades,aliás antes de falar comigo mais a sério foi comprar uma de um Bora PD 130 e já a tem em casa.
O problema é que nesta plataforma nunca fiz esta alteração e não sei ao certo que material é preciso mudar,só a caixa sei que não chega pois já tive a olhar para as 2 e as diferenças são notórias.

O que eu gostava de saber era se alguém aqui do fórum já fez ou mandou fazer esta alteração(os A3 8L são iguais) e que material foi preciso mudar para eu o mandar ir buscar o resto das peças.
Já andei aqui no fórum a pesquisar mas não encontrei quem tenha feito mesmo,encontrei só alguns tópicos onde se fala disso mas nuns falam em caixa e transmissões outros em volante do motor,embraiagem,motor de arranque etc


chegas-te a montar a caixa de velocidades no vw do teu amigo?

eu tenho uma caixa, com transmições e volante do motor, e penso que nao seja preciso isso tudo que falas.te
acho que o selector da o da 5v e o motor de arraque tambem, so estou na duvida do volante de motor e prença e disco
 
Last edited:
Back
Top