Alternador a consumir bateria - Audi A3 8P 2.0TDI

Boas malta,
O meu argolas há algum tempo que custa a pegar disseram-me que podia ser do motor de arranque, desmontei e está tudo em ordem.
Tive uma semana sem precisar do carro e quando finalmente fui dar à chave bateria não havia. Liguei os cabos e meti o carro a trabalhar, alternador a carregar entre os 14 e os 14,5V.
Deixei o carro parado 2 dias e a muito custo lá acabou por pegar.
O que é certo é que muitas vezes a memória do relógio no quadrante era perdida cerca de uma hora depois de parar o carro mas fui ignorando e após o dia de trabalho ao pegar no carro ele custa a pegar e o quadrante "vai abaixo e volta".
Testei se era a bateria que perdia corrente e isso não aconteceu bateria desligada 2 dias e mantinha a voltagem anterior, liguei novamente a bateria no carro e apenas numa noite passou de 12.7V para 11.6V.
Após alguns testes com o multímetro descobri que o carro após ser trancado fica a consumir 1.2A durante cerca de 1 minuto e após entrar em "sleep mode" fica com 0.22A de consumo. Achei estranho este consumo e fui tirar fusível a fusível para ver qual era o circuito que estava a consumir bateria e não houve nenhuma mudança no consumo. Lembrei me de desligar o cabo que vai para o alternador, com o fusível de 200A, e o consumo passou logo para 7mA o que já me parece aceitável. A placa do alternador foi trocada à 2 anos pelo eletricista porque tinha "queimado". A bateria fez agora 1 ano e é uma Varta Silver Dynamic 577 400 078 com 77Ah e 780A de arranque, a recomendada pela Varta e também na Norauto que foi onde comprei.

Isto levanta-me as questões:
- O consumo de 1.2A com tudo desligado e carro trancado durante cerca de 1 minuto é normal?
- Os 0.22A de consumo do alternador devem-se ao quê? À placa ou ao alternador em si? E o que posso testar para não estar a gastar dinheiro à toa..
- Estes 0.22A de consumo durante 9/10h são suficientes para baixar assim tanto a carga da bateria para o carro custar tanto a pegar ao ponto de o quadrante "piscar"?
- Porque é que apesar de não ficar completamente sem bateria a memória do relógio é perdida cerca de 1 hora depois de desligar o carro e não perde mais a memória?

Peço desculpa pelo post gigante e agradeço desde já a vossa ajuda e se precisarem de mais informação digam pff.
 
Boas malta,
O meu argolas há algum tempo que custa a pegar disseram-me que podia ser do motor de arranque, desmontei e está tudo em ordem.
Tive uma semana sem precisar do carro e quando finalmente fui dar à chave bateria não havia. Liguei os cabos e meti o carro a trabalhar, alternador a carregar entre os 14 e os 14,5V.
Deixei o carro parado 2 dias e a muito custo lá acabou por pegar.
O que é certo é que muitas vezes a memória do relógio no quadrante era perdida cerca de uma hora depois de parar o carro mas fui ignorando e após o dia de trabalho ao pegar no carro ele custa a pegar e o quadrante "vai abaixo e volta".
Testei se era a bateria que perdia corrente e isso não aconteceu bateria desligada 2 dias e mantinha a voltagem anterior, liguei novamente a bateria no carro e apenas numa noite passou de 12.7V para 11.6V.
Após alguns testes com o multímetro descobri que o carro após ser trancado fica a consumir 1.2A durante cerca de 1 minuto e após entrar em "sleep mode" fica com 0.22A de consumo. Achei estranho este consumo e fui tirar fusível a fusível para ver qual era o circuito que estava a consumir bateria e não houve nenhuma mudança no consumo. Lembrei me de desligar o cabo que vai para o alternador, com o fusível de 200A, e o consumo passou logo para 7mA o que já me parece aceitável. A placa do alternador foi trocada à 2 anos pelo eletricista porque tinha "queimado". A bateria fez agora 1 ano e é uma Varta Silver Dynamic 577 400 078 com 77Ah e 780A de arranque, a recomendada pela Varta e também na Norauto que foi onde comprei.

Isto levanta-me as questões:
- O consumo de 1.2A com tudo desligado e carro trancado durante cerca de 1 minuto é normal?
- Os 0.22A de consumo do alternador devem-se ao quê? À placa ou ao alternador em si? E o que posso testar para não estar a gastar dinheiro à toa..
- Estes 0.22A de consumo durante 9/10h são suficientes para baixar assim tanto a carga da bateria para o carro custar tanto a pegar ao ponto de o quadrante "piscar"?
- Porque é que apesar de não ficar completamente sem bateria a memória do relógio é perdida cerca de 1 hora depois de desligar o carro e não perde mais a memória?

Peço desculpa pelo post gigante e agradeço desde já a vossa ajuda e se precisarem de mais informação digam pff.
Normal gastar muito amp antes de entrar em sleep Mode. A bateria desligada baixar para 11,6v em menos de 24h é mau sinal. Péssimo até. Varta é lixo a nível de bateria.
Quanto ao consumo de 0.22A em sleep com o fusível desligado, não significa ser o alternador, pois o mesmo alimenta mais circuitos.
Tens mesmo de desligar o cabo do alternador e não o fusível e depois medir. O consumo não deve exceder 0,08A em sleep mode ou máximo 0,1A caso uses um radio android com standby. 0,22A é inaceitável a nível de consumo, pois vai drenar a bateria em 5/6 dias.
 
Quando trocaste a bateria tambem a codificaste com um programa de diagnóstico?
Não sabia que era preciso codificar mas tenho o cabo e vou ver isso.
Normal gastar muito amp antes de entrar em sleep Mode. A bateria desligada baixar para 11,6v em menos de 24h é mau sinal. Péssimo até. Varta é lixo a nível de bateria.
Quanto ao consumo de 0.22A em sleep com o fusível desligado, não significa ser o alternador, pois o mesmo alimenta mais circuitos.
Tens mesmo de desligar o cabo do alternador e não o fusível e depois medir. O consumo não deve exceder 0,08A em sleep mode ou máximo 0,1A caso uses um radio android com standby. 0,22A é inaceitável a nível de consumo, pois vai drenar a bateria em 5/6 dias.
A bateria desligada não perde, só perde quando está ligada ao carro dai ter ido ver o que me estava a consumir.
Até tinha boa impressão das baterias Varta assim sendo, caso seja necessário no futuro, qual marca aconselhas?
Por acaso nunca me lembrei que ele alimenta mais circuitos mas vou testar desligar o cabo do alternador e ver o consumo e caso não seja ele o culpado vou testar os circuitos que ele alimenta.
O rádio é o Concert de Origem.

Obrigado pela ajuda
 
Sim vê isso, é que o meu mesmo com bateria nova, como não codifiquei o alternador estava sempre a carregar a 14,5V até 14,9 como se fosse a velha que lá estava que já não tinha capacidade de carga..... Fiz então a codificação, e quando está carregada fica a carregar só volta dos 12,3 a 13,3v e não aquela loucura no stop de quase 15v, só lá vai a esses valores no para arranca e depois de andar um pouco volta a estar carregada e volta aos 12/13v.
 
Normal gastar muito amp antes de entrar em sleep Mode. A bateria desligada baixar para 11,6v em menos de 24h é mau sinal. Péssimo até. Varta é lixo a nível de bateria.
Quanto ao consumo de 0.22A em sleep com o fusível desligado, não significa ser o alternador, pois o mesmo alimenta mais circuitos.
Tens mesmo de desligar o cabo do alternador e não o fusível e depois medir. O consumo não deve exceder 0,08A em sleep mode ou máximo 0,1A caso uses um radio android com standby. 0,22A é inaceitável a nível de consumo, pois vai drenar a bateria em 5/6 dias.
Varta lixo? Sempre vejo pessoal a recomendar essas baterias. Especialmente no leste, esta sempre no top 3 das marcas de baterias. Por que dizes que é lixo?
 
Não sabia que era preciso codificar mas tenho o cabo e vou ver isso.

A bateria desligada não perde, só perde quando está ligada ao carro dai ter ido ver o que me estava a consumir.
Até tinha boa impressão das baterias Varta assim sendo, caso seja necessário no futuro, qual marca aconselhas?
Por acaso nunca me lembrei que ele alimenta mais circuitos mas vou testar desligar o cabo do alternador e ver o consumo e caso não seja ele o culpado vou testar os circuitos que ele alimenta.
O rádio é o Concert de Origem.

Obrigado pela ajuda
A bateria, só codificar caso seja start/stop e tipo AGM. Senão, não há nada a codificar.

As melhores bateria neste momento são as Bull, bosch, Molicell, etc... e se hoje é bom, não significa que amanhã o seja. Varta foi Excelente durante uns anos, agora são fracas. Neste mundo, tudo muda. As empresas muitas vezes depois de ganharem nome na praça, alteram o fabrico e diminuem a qualidade em prole dos lucros. Não é fácil rastrear o que é bom.
As vezes meter uma bateria desconhecida dá no mesmo que comprar uma de marca.
O que nunca mudou, são 2 coisas:
A bateria, quanto mais pesada, melhor é.
Quanto mais recente, mais vai durar (não recomendo baterias paradas muito tempo em armazém)
 
Last edited:
Eu na b8 ainda ando com a bateria original, e só este ano é que começou a dar sinais de desgaste, e o carro é de 2012. Duvido que agora haja alguma bateria no mercado que dure 13 anos. Se durar 4-5 anos já vou com sorte. Mas hoje, como em muita coisa, as peças duram o periodo da garantia e vao a vida :( Parece que isto é uma raspadinha na compra de baterias, é praticamente uma questao de sorte.
 
Só para dar o meu input acerca de baterias:
Na A6 a original deu o berro ali algures perto dos 8/9 anos, meti uma Bosch que me custou os olhos da cara na altura, durou até finais de 2023, um dia morreu sem dar grande sinal, tirei o carro da garagem para o lavar, entre lavar e não lavar, morreu.
Sabendo que o carro tem sempre um carregador da CTEK Ligado.
Meti uma Varta Silver Dynamic…com pouco mais de 1 ano começou a queixar-se, verifiquei que tinha alguma coisa a drenar a bateria, fiz lhe uma carga completa, ficou ok, mas volta e meia precisa de uma carga completa.
No A3, que lá estava (OEM) durou 8 anos e mais uns tempos num trator.
Meti uma Varta Silver Dymamic há 3 anos…agora com os dias de frio já se tem queixado.
Deixando o carro 3/4 dias na rua sem andar, já é o suficiente para o quadrante começar a apitar e o xenon ir abaixo quando se dá ao motor de arranque.

Portanto Varta…acho que ja não é o que era.

Pelo preço da Varta se calhar comprava uma Yuasa…
 
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