Boas malta,
O meu argolas há algum tempo que custa a pegar disseram-me que podia ser do motor de arranque, desmontei e está tudo em ordem.
Tive uma semana sem precisar do carro e quando finalmente fui dar à chave bateria não havia. Liguei os cabos e meti o carro a trabalhar, alternador a carregar entre os 14 e os 14,5V.
Deixei o carro parado 2 dias e a muito custo lá acabou por pegar.
O que é certo é que muitas vezes a memória do relógio no quadrante era perdida cerca de uma hora depois de parar o carro mas fui ignorando e após o dia de trabalho ao pegar no carro ele custa a pegar e o quadrante "vai abaixo e volta".
Testei se era a bateria que perdia corrente e isso não aconteceu bateria desligada 2 dias e mantinha a voltagem anterior, liguei novamente a bateria no carro e apenas numa noite passou de 12.7V para 11.6V.
Após alguns testes com o multímetro descobri que o carro após ser trancado fica a consumir 1.2A durante cerca de 1 minuto e após entrar em "sleep mode" fica com 0.22A de consumo. Achei estranho este consumo e fui tirar fusível a fusível para ver qual era o circuito que estava a consumir bateria e não houve nenhuma mudança no consumo. Lembrei me de desligar o cabo que vai para o alternador, com o fusível de 200A, e o consumo passou logo para 7mA o que já me parece aceitável. A placa do alternador foi trocada à 2 anos pelo eletricista porque tinha "queimado". A bateria fez agora 1 ano e é uma Varta Silver Dynamic 577 400 078 com 77Ah e 780A de arranque, a recomendada pela Varta e também na Norauto que foi onde comprei.
Isto levanta-me as questões:
- O consumo de 1.2A com tudo desligado e carro trancado durante cerca de 1 minuto é normal?
- Os 0.22A de consumo do alternador devem-se ao quê? À placa ou ao alternador em si? E o que posso testar para não estar a gastar dinheiro à toa..
- Estes 0.22A de consumo durante 9/10h são suficientes para baixar assim tanto a carga da bateria para o carro custar tanto a pegar ao ponto de o quadrante "piscar"?
- Porque é que apesar de não ficar completamente sem bateria a memória do relógio é perdida cerca de 1 hora depois de desligar o carro e não perde mais a memória?
Peço desculpa pelo post gigante e agradeço desde já a vossa ajuda e se precisarem de mais informação digam pff.
O meu argolas há algum tempo que custa a pegar disseram-me que podia ser do motor de arranque, desmontei e está tudo em ordem.
Tive uma semana sem precisar do carro e quando finalmente fui dar à chave bateria não havia. Liguei os cabos e meti o carro a trabalhar, alternador a carregar entre os 14 e os 14,5V.
Deixei o carro parado 2 dias e a muito custo lá acabou por pegar.
O que é certo é que muitas vezes a memória do relógio no quadrante era perdida cerca de uma hora depois de parar o carro mas fui ignorando e após o dia de trabalho ao pegar no carro ele custa a pegar e o quadrante "vai abaixo e volta".
Testei se era a bateria que perdia corrente e isso não aconteceu bateria desligada 2 dias e mantinha a voltagem anterior, liguei novamente a bateria no carro e apenas numa noite passou de 12.7V para 11.6V.
Após alguns testes com o multímetro descobri que o carro após ser trancado fica a consumir 1.2A durante cerca de 1 minuto e após entrar em "sleep mode" fica com 0.22A de consumo. Achei estranho este consumo e fui tirar fusível a fusível para ver qual era o circuito que estava a consumir bateria e não houve nenhuma mudança no consumo. Lembrei me de desligar o cabo que vai para o alternador, com o fusível de 200A, e o consumo passou logo para 7mA o que já me parece aceitável. A placa do alternador foi trocada à 2 anos pelo eletricista porque tinha "queimado". A bateria fez agora 1 ano e é uma Varta Silver Dynamic 577 400 078 com 77Ah e 780A de arranque, a recomendada pela Varta e também na Norauto que foi onde comprei.
Isto levanta-me as questões:
- O consumo de 1.2A com tudo desligado e carro trancado durante cerca de 1 minuto é normal?
- Os 0.22A de consumo do alternador devem-se ao quê? À placa ou ao alternador em si? E o que posso testar para não estar a gastar dinheiro à toa..
- Estes 0.22A de consumo durante 9/10h são suficientes para baixar assim tanto a carga da bateria para o carro custar tanto a pegar ao ponto de o quadrante "piscar"?
- Porque é que apesar de não ficar completamente sem bateria a memória do relógio é perdida cerca de 1 hora depois de desligar o carro e não perde mais a memória?
Peço desculpa pelo post gigante e agradeço desde já a vossa ajuda e se precisarem de mais informação digam pff.