boas
encontrei isto num fórum espero que o user não leve a mal o que dizem
boas, já há muito que estava para fazer um diy como retirar o filtro de partículas nos nossos 6J 1.9 tdi, antes de mais eu apenas venho explicar os procedimentos e consequências e todo o trabalho e dores de cabeça que tive para solucionar o meu problema do dpf visto que agora está 100% e assim evitam andar as voltas e vão logo diretos ao assunto. não tenho fotos o que ajudaria bastante mas não me lembrei de tirar vou tentar ser o mais explicito possível:
em primeiro lugar quem não tem muita experiencia em mecânica/eletricidade não aconselho a faze-lo.
tempo do trabalho desde o começo no carro até ao resultado final +- 1 dia isto engloba ir a uma casa de escapes etc.
vamos começar por retirar as escovas, depois retiramos o plástico que esta por debaixo das escovas (aquela grelha plástica ranhurada que une ao para brisas), após isso retiramos o tubo que vai a egr admissão o tubo flexivel depois do sensor map retiramos as proteções térmicas que aquilo tem depois as fichas da egr e da borboleta temos 3 ou 4parafusos torque a apertar ao coletor de admissão + 2 parafusos por debaixo desse bloco que tem a egr e a borboleta que são do tubo da egr ao coletor de escape retiramos também, após termos tirado esse bloco retiramos a chapa que esta atrás do motor forrada com material isolante, para retirar a mesma temos que desligar as fichas laranja/preta/castanha que estão num apoio ao pé da admissão que tem a válvula n75, depois temos umas molas pretas tipo anilhas a fixar a capa isolante atras do motor após retirar todas as anilhas e tirar a manta procurar os apoios da chapa e tirar os mesmos e a repectiva chapa(ganham espaço atras do motor) depois retirar capas protectoras em metal que envolvem o turbo e repectivos tubos do dpf que passam por ali, essas mesma chapa depois de todos os parafusos retirados temos que a forçar um bocadinho para ela sair, os tubos metálicos que vem do filtro vão os 2 a uma válvula podem desligar esses mesmos ficando só la a válvula no sitio, desapertam a braçadeira do turbo que é cónica abrem na e retiram, depois vão debaixo do carro retiram a proteção cárter(plástico) e seguem o escape veem o "cú" do filtro la em cima escondido verificam que tem 2 apoios um cima um baixo retiram-os, o filtro de partículas neste momento já esta solto estando só preso pelo tubo de escape. agora vem a parte mais chata e mais doloraza do trabalho temos que baixar o filtro o que podemos que é pouco e no meu caso como não cabe la nenhuma ferramenta de corte a não ser a lamina do serrote cortar ferro teve que ser a mão e cortam junto a saída do filtro (entre o flexível e o filtro) depois de demorada tarefa e já com bolhas nas mãos e com o braço dorido de cortar retiram o filtro para cima. sinceramente antes me ter esse trabalho do corte pensei como é que desmontavam e montavam o filtro ou retiram o charrion ou o motor levanta pois aquilo vem desde o turbo ate a meio do carro um tubo único não existe outra forma de retirar pelo menos eu não encontrei, depois do filtro na rua retiram a sonda maior é a única que só tem 1 diferente ficha maior. retiram o flexível junto com o tubo ate maio do carro para a rua, nesse mesmo tubo retirar a sonda e colocar um parafuso a tapar, ir a uma casa de escapes com o tubo e o filtro aqui covem ser uma boa casa de escapes e profissionais pedir para faze um tubo direto com o formato do filtro e respectivas bocas para o turbo e flexível, é um tubo de 40cm com duas curvas atenção tem que ficar nas mesmas medidas que o filtro senão depois ou não cabe ou fica a a bater ou não fica centrado com o flexível, depois disso fito montar tudo no sitio parte mais fácil incluindo bloco egr tubo, guarda do cofre do motor, manta colocar tudo como estava.
neste momento temos mecanicamente tudo montado falta eletrónica, pois é foi aqui que andei a bater muito tempo com erros safes etc, ligamos o sensor maior que retiramos e ligamos no tal apoio das fichas coloridas deixamos no ar fixo com uma braçadeira a um cabo que lá esta perto ficamos com 3 fichas por ligar os sensores, ou cortamos as fichas dos sensores ou compramos as repectivas fichas na seat aconselho para não estragar nada de origem, casa de eletrónica 2 resistências de 200ohm e colocamos 1 em cada ficha depois de soldadas as resistências nas fichas encaixamos no sitio delas no carro, eu dixe 3 sondas 3 resistências o filtro só tem 2 mas temos que colocar a sonda que esta no coletor de escape assim também senão o turbo fica a oscilar muito a partir das 3mil rmps+- devido a ler muito "fumo" corta a inj. depois volta depois corta e o turbo faz um diferencial muito grande até se nota o carro aos soluços, temos que por os 3 sensores a 200ohm (valor que os sensores tem em repouso). repro no carro e toca a acelerar
são faz save nem erros sem sondas nos tubos porque ele esta a dizer a ecu que os sensores estão ok, e os "fumos" temp. também etc, não vai regenear porque os valores de diferencial dos sensores estão "corretos" não necessita de limpar o filtro esta limpinho lol,
já la vão 30 mil km´s sem DPF e nem um erro no painel e o carro esta com pressões de turbo ok estáveis, motor ok, deita fumo mas é preto tem um corte giro. não fica a fazer barulho tipo trator mesmo todo direto só mesmo quando se puxa aqui também tem a ver com a repro e a afinação da geometria.
custo: +- 50 euros para o tubo(feito como dever ser, leva tempo e eles pagam-se mas mais vale pagar e ficar bem feito senão depois é só fugas e nada bate certo fica com mau especto), 1 euro para as resistências, +- 8 euros cada ficha x 3 como diz o Guterres é só fazer as contas. e muita mão de obra e paciência..............acreditem não é nada impossível mas dá um bocadinho de trabalho.
peço desculpa pelo português fui escrevendo como me veio a cabeça daí poder estar um bocadinho confuso.
agora é so os corajosos se chegarem a frente.
não sei se fui o primeiro a faze-lo já o fiz a algum tempo ninguém me ajudou nem me explicaram foi a apalpar fui a medo mas no final ninguém se aleijou e correu tudo ok ate a data.
encontrei isto num fórum espero que o user não leve a mal o que dizem
boas, já há muito que estava para fazer um diy como retirar o filtro de partículas nos nossos 6J 1.9 tdi, antes de mais eu apenas venho explicar os procedimentos e consequências e todo o trabalho e dores de cabeça que tive para solucionar o meu problema do dpf visto que agora está 100% e assim evitam andar as voltas e vão logo diretos ao assunto. não tenho fotos o que ajudaria bastante mas não me lembrei de tirar vou tentar ser o mais explicito possível:
em primeiro lugar quem não tem muita experiencia em mecânica/eletricidade não aconselho a faze-lo.
tempo do trabalho desde o começo no carro até ao resultado final +- 1 dia isto engloba ir a uma casa de escapes etc.
vamos começar por retirar as escovas, depois retiramos o plástico que esta por debaixo das escovas (aquela grelha plástica ranhurada que une ao para brisas), após isso retiramos o tubo que vai a egr admissão o tubo flexivel depois do sensor map retiramos as proteções térmicas que aquilo tem depois as fichas da egr e da borboleta temos 3 ou 4parafusos torque a apertar ao coletor de admissão + 2 parafusos por debaixo desse bloco que tem a egr e a borboleta que são do tubo da egr ao coletor de escape retiramos também, após termos tirado esse bloco retiramos a chapa que esta atrás do motor forrada com material isolante, para retirar a mesma temos que desligar as fichas laranja/preta/castanha que estão num apoio ao pé da admissão que tem a válvula n75, depois temos umas molas pretas tipo anilhas a fixar a capa isolante atras do motor após retirar todas as anilhas e tirar a manta procurar os apoios da chapa e tirar os mesmos e a repectiva chapa(ganham espaço atras do motor) depois retirar capas protectoras em metal que envolvem o turbo e repectivos tubos do dpf que passam por ali, essas mesma chapa depois de todos os parafusos retirados temos que a forçar um bocadinho para ela sair, os tubos metálicos que vem do filtro vão os 2 a uma válvula podem desligar esses mesmos ficando só la a válvula no sitio, desapertam a braçadeira do turbo que é cónica abrem na e retiram, depois vão debaixo do carro retiram a proteção cárter(plástico) e seguem o escape veem o "cú" do filtro la em cima escondido verificam que tem 2 apoios um cima um baixo retiram-os, o filtro de partículas neste momento já esta solto estando só preso pelo tubo de escape. agora vem a parte mais chata e mais doloraza do trabalho temos que baixar o filtro o que podemos que é pouco e no meu caso como não cabe la nenhuma ferramenta de corte a não ser a lamina do serrote cortar ferro teve que ser a mão e cortam junto a saída do filtro (entre o flexível e o filtro) depois de demorada tarefa e já com bolhas nas mãos e com o braço dorido de cortar retiram o filtro para cima. sinceramente antes me ter esse trabalho do corte pensei como é que desmontavam e montavam o filtro ou retiram o charrion ou o motor levanta pois aquilo vem desde o turbo ate a meio do carro um tubo único não existe outra forma de retirar pelo menos eu não encontrei, depois do filtro na rua retiram a sonda maior é a única que só tem 1 diferente ficha maior. retiram o flexível junto com o tubo ate maio do carro para a rua, nesse mesmo tubo retirar a sonda e colocar um parafuso a tapar, ir a uma casa de escapes com o tubo e o filtro aqui covem ser uma boa casa de escapes e profissionais pedir para faze um tubo direto com o formato do filtro e respectivas bocas para o turbo e flexível, é um tubo de 40cm com duas curvas atenção tem que ficar nas mesmas medidas que o filtro senão depois ou não cabe ou fica a a bater ou não fica centrado com o flexível, depois disso fito montar tudo no sitio parte mais fácil incluindo bloco egr tubo, guarda do cofre do motor, manta colocar tudo como estava.
neste momento temos mecanicamente tudo montado falta eletrónica, pois é foi aqui que andei a bater muito tempo com erros safes etc, ligamos o sensor maior que retiramos e ligamos no tal apoio das fichas coloridas deixamos no ar fixo com uma braçadeira a um cabo que lá esta perto ficamos com 3 fichas por ligar os sensores, ou cortamos as fichas dos sensores ou compramos as repectivas fichas na seat aconselho para não estragar nada de origem, casa de eletrónica 2 resistências de 200ohm e colocamos 1 em cada ficha depois de soldadas as resistências nas fichas encaixamos no sitio delas no carro, eu dixe 3 sondas 3 resistências o filtro só tem 2 mas temos que colocar a sonda que esta no coletor de escape assim também senão o turbo fica a oscilar muito a partir das 3mil rmps+- devido a ler muito "fumo" corta a inj. depois volta depois corta e o turbo faz um diferencial muito grande até se nota o carro aos soluços, temos que por os 3 sensores a 200ohm (valor que os sensores tem em repouso). repro no carro e toca a acelerar
são faz save nem erros sem sondas nos tubos porque ele esta a dizer a ecu que os sensores estão ok, e os "fumos" temp. também etc, não vai regenear porque os valores de diferencial dos sensores estão "corretos" não necessita de limpar o filtro esta limpinho lol,
já la vão 30 mil km´s sem DPF e nem um erro no painel e o carro esta com pressões de turbo ok estáveis, motor ok, deita fumo mas é preto tem um corte giro. não fica a fazer barulho tipo trator mesmo todo direto só mesmo quando se puxa aqui também tem a ver com a repro e a afinação da geometria.
custo: +- 50 euros para o tubo(feito como dever ser, leva tempo e eles pagam-se mas mais vale pagar e ficar bem feito senão depois é só fugas e nada bate certo fica com mau especto), 1 euro para as resistências, +- 8 euros cada ficha x 3 como diz o Guterres é só fazer as contas. e muita mão de obra e paciência..............acreditem não é nada impossível mas dá um bocadinho de trabalho.
peço desculpa pelo português fui escrevendo como me veio a cabeça daí poder estar um bocadinho confuso.
agora é so os corajosos se chegarem a frente.
não sei se fui o primeiro a faze-lo já o fiz a algum tempo ninguém me ajudou nem me explicaram foi a apalpar fui a medo mas no final ninguém se aleijou e correu tudo ok ate a data.