Apreensões de droga batem recordes
Por Redacção
Nos primeiros seis meses deste ano já se apreendeu mais droga nas alfândegas portuguesas do que em todo o ano de 2008.
Segundo avança o ‘Diário de Notícias’, as alfândegas nacionais apreenderam mais de 1600 quilos de droga entre Janeiro e Junho de 2009.
Um valor que supera os 1110 quilos capturados durante os doze meses de 2008.
A diferença é ainda mais significativa se se tiver em conta que o valor relativo a 2009 diz respeito apenas aos estupefacientes apreendidos no Aeroporto da Portela, na Alfândega Marítima de Lisboa e na Delegação Aduaneira da Horta, ao passo que os registos de 2008 incluem as detecções realizadas em todos os aeroportos e portos portugueses.
Os dados agora divulgados pela Direcção-Geral das Alfândegas e dos Impostos Especiais sobre o Consumo (DGAIEC), confirmam a tendência dos anos anteriores. Assim, em 2007 foram apreendidos 596 quilos de droga – pouco mais de metade do valor do ano seguinte.
De acordo com uma fonte da DGAIEC ouvida pelo ‘Diário de Notícias’, o aumento das apreensões «pode resultar de diversos factores como a experiência dos funcionários, o cuidado na formação, a maior frequência de correios de droga, mas sobretudo o sucesso de apreensões na via marítima que normalmente são em grandes quantidades».