Árvore de Cames - Curiosidade

P

PJ77

Guest
Boas,
Na sequência da grande revi~soa que a minha velhinha está a ser alvo, hoje o mecânico chamou-me à oficina para me mostrar 1 coisa.
Bem, o motor está todo desarmado e 1 das árvores de cames (4 ao todo) tinha um ligeiro desgaste num dos veios.
Decidimos, obviamente, mudar essa peça. HOje chegou a peça e por incrivel que pareça não só não casa com a outra como os veios são ligeiramente mais estreitos.
Ligou-se para a marca distribuidor etc e todos garantiram que aquela é o modelo indicado para o motor e que é certamente um upgrade. Diz que as marcas vão adaptando as peças ao longo dos tenpos por forma a melhorarem o desempenho e durabilidade.
Desta forma foi necessário encomendar uma segunda peça para que ambas "casem" correctamente.
Em relação aos veios da mesma serem mais estreitos, o meu mecânico nem na Audi conseguiram dar nenhuma certeza mas disseram que pela lógica e senso comum é provavelmente para haver uma melhor lubrificação e menos atrito.
Eu tenho plena confiança nesta oficina e nos mecânicos de lá mas não deixa de ser curioso não haver explicação fundamentada nem da parte da marca nem de ninguém. Só uma suposição lógica. Concordam com isto?

Já agora, mudar as 2 arvores de cames para estas novas e daixar as outras 2 como estão não vais desequilibrar o funcionamento do motor?

Eu não entendo nada de mecânica e fico um pouco assustado com estas diferenças, pois a minha velhinha nunca me deu qualquer problema.

Alguém pode dar-me umas luzes ?

Cumps
 
Boa noite PJ77.

Eu de menanica tenho umas luzes, pelo menos no campo da teoria.

Em principio não irá desiquilibrar o seu funcionamento, mas tubo vai depender do desgaste das cames que ainda ficaram no motor.
Se elas estiverem muito gastas, ao fazerem abrir as valvulas, o tempo de abertura das mesmas vai ser mais curto, e por consequencia o gasoleo que entra para dentro da camara de combustão, tambem será menor, logo uma explosão mais fraca. Mas mesmo que assim sejá duvido muito que sintas alguma quebra de rendimento.
O maximo que podes sentir é um aumento de rendimento, devido as cames novas, e tenho quase a certeza que não terás problemas por causa dessa diferença das cames.

O que eu acho muito estranho é as cames serem diferentes, pois quando fui á AUDI perguntar sobre a correia de destribuição, fiz a pergunta sobre as cames, como dizem que dão problemas tive curiosidade.

Perguntei então se comprasse cames novas seria retificado o problema original, e se o material era mais resistente, e na Audi disseram que não, disseram que era o mesmo material que o motor de origem tinha e que não tinha sido sujeito a nenhuma melhoria.

Conclusão... Não percebo nada :S


Abraço.
 
Boa noite PJ77.

Eu de menanica tenho umas luzes, pelo menos no campo da teoria.

Em principio não irá desiquilibrar o seu funcionamento, mas tubo vai depender do desgaste das cames que ainda ficaram no motor.
Se elas estiverem muito gastas, ao fazerem abrir as valvulas, o tempo de abertura das mesmas vai ser mais curto, e por consequencia o gasoleo que entra para dentro da camara de combustão, tambem será menor, logo uma explosão mais fraca. Mas mesmo que assim sejá duvido muito que sintas alguma quebra de rendimento.
O maximo que podes sentir é um aumento de rendimento, devido as cames novas, e tenho quase a certeza que não terás problemas por causa dessa diferença das cames.

O que eu acho muito estranho é as cames serem diferentes, pois quando fui á AUDI perguntar sobre a correia de destribuição, fiz a pergunta sobre as cames, como dizem que dão problemas tive curiosidade.

Perguntei então se comprasse cames novas seria retificado o problema original, e se o material era mais resistente, e na Audi disseram que não, disseram que era o mesmo material que o motor de origem tinha e que não tinha sido sujeito a nenhuma melhoria.

Conclusão... Não percebo nada :S


Abraço.


Ainda bem que nao percebes nada..... (Palavras tuas.... nao pretendo ofender de forma alguma)

Explosao num motor diesel???

Adiante.

Ao trocar as cams, deve-se trocar todas. forma a existir uma combustao uniforme em ambas as bancadas, ao trocar so uma, é decerto garatido que vai acelarar o desgaste prematuro das restantes bem como um desgaste mais acentuado de valvulas

Das 2 uma, se a carrinha, nao consome oleo, nao tem um trabalhar estranho, nao ha batidas estranhas, deixas estar essas cams, é normal haver desgaste nas cams, o material circundante das mesmas acompanha esse desgaste, pelo que nao é critico ao ponto de trocar só uma, aliás vejo mais desvantagens do que vantagens

Existem cams no mercado NAO OEM, mais fiaveis que as OEM, visto que sao ligeiramente corrigidas, salvo erro assim de cabeça são 2 decimas.

As minhas na vertente de 180Cv sao as originais, é obvio que teem algum desgaste, mas nada que me faça pensar em trocar pelo menos nos proximos 80/100 mil km se não houver outras intreferencias entretanto
 
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Ainda bem que nao percebes nada..... (Palavras tuas.... nao pretendo ofender de forma alguma)

Explosao num motor diesel???

Adiante.

Ao trocar as cams, deve-se trocar todas. forma a existir uma combustao uniforme em ambas as bancadas, ao trocar so uma, é decerto garatido que vai acelarar o desgaste prematuro das restantes bem como um desgaste mais acentuado de valvulas

Das 2 uma, se a carrinha, nao consome oleo, nao tem um trabalhar estranho, nao ha batidas estranhas, deixas estar essas cams, é normal haver desgaste nas cams, o material circundante das mesmas acompanha esse desgaste, pelo que nao é critico ao ponto de trocar só uma, aliás vejo mais desvantagens do que vantagens

Existem cams no mercado NAO OEM, mais fiaveis que as OEM, visto que sao ligeiramente corrigidas, salvo erro assim de cabeça são 2 decimas.

As minhas na vertente de 180Cv sao as originais, é obvio que teem algum desgaste, mas nada que me faça pensar em trocar pelo menos nos proximos 80/100 mil km se não houver outras intreferencias entretanto


Esta tudo dito e bem explicado

abraços
 
Se fosse na mesma bancada de trabalho teres 1 came de cada , ainda ia .

Agora tens uma bancada com cames novas e outra bancada com cames velhas e ainda por cima 1 das bancadas usa cames diferentes , não sei porque ele não vai achar piada .


Quanto ao tempos de aberturas das valvulas afectarem a injecção , isso é em motores de injecção indirecta (otto) nos diesel isso é indiferente.
 
pois de facto estou num impasse.
em 400.000kms nunca mudei as árvores de cames no entanto agora havia de facto 1 que tinha já um bom desgaste num dos veios. Mas só num veio.....
Manda-mos vir uma nova mas como não "casa" com a antiga manda-mos vir a 2ª
O mecânico diz que não irá haver desequilibrio no motor e garantiu-me que não era preciso estar a repetir que o trabalho dele tem sempre 2 anos de garantia.
Epá eu e a maior parte somos leigos na matério e no fim temos que aceitar e confirar. Agora a pulga fica sempre atrás da orelha.

Em termos práticos e na generalidade, trocar uma peça afecta invariavelmente a harmonia do conjunto. Podendo ser de forma positiva ou negativa, lá está.

Mas as diferenças das cames novas e antigas são de facto bastante evidentes. Os veios das novas são bem mais estreitos.
Gostei do pormenor das cams antigas terem gravado em relevo "RS4" :)
 
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O pessoal anda por aqui e tenta ajudar de alguma maneira, nem que seja com o tal "pirete" para o tópico não ficar esquecido, queres SÓ respostas profissionais, tens bom remédio.

Referente ao teu problema, tens toda a explicação mais acima, agora cabe-te ATI a decisão. Se fosse comigo fazia mais um esforço e metia tudo novo, não ficava com isso na cabeça.
 
Bem...

1º Muda de Mecanico

2º Quem diz que mudar apenas uma, que ainda por cima nao é igual, nao vai afectar em nada o funcionamento do motor, é no minimo mostrar total desconhecimento de motores V6, para nao dizer outra coisa.

3º Das duas, uma, outra trocas as Cams TODAS, o que se fosse eu, por descargo de consciente, trocava tambem a distribuiçao e tensores (Trabalha tudo com base na mesma correia) Ou se nao há batidas, nem consumos de oleo e se esta tudo ok, deixava estar, pois nao seras o primeiro que troca SÓ as cams e começa do nada a gastar oleo como gente grande, são motores um pouco complicados, por vezes pensas que estas a reparar quando na realidade so estas a estragar.........
 
epá não podia estar mais de acordo e não percebo nada de mecânica. Mas é natural que neste tipo de conjuntos extremamente sensíveis vamos na certa comprometer a harmonia de funcionamento se alterarmos parte dos componentes. parece-me lógico.
Em relação à distribuição,.claro. Já la esta o kit completo.
Mas mais 2 cams devem ser mais €600. Tenho que pensar mesmo seriamente nesta treta senão ainda arranjo aqui uma dor de dentes
 
Ainda não entendi essa da "grande revisão" porque abriram o motor? Para ver se havia desgaste de peças???

Penso que sou mais um a dizer, muda de mecânico!!
 
Deixa la d atirar pedras ao meu mecânico que é muito bom mesmo. Se calhar esta grande revisão é porque o carro têm mais de 400.000 e eu quero que dure mais 400.000 sem problemas. ou não vês muitos a reportarem mundos e fundos motores partidos etc neste modelo.
Porquê que achas que o meu carro tem os kms que tem, vai ser a 1° vez que vai mudar as camas e nunca me deu problemas? Talvez pk o mecânico não preste ou pk eu não goste de andar sempre de olho aberto com as revisões que a maior parte das pessoas acha desnecessário e um dispêndio de dinheiro desnecessário. Para mim o meu investimento num carro é acima de tudo no bom funcionamento do motor e não exclusivamente em polimentos na chapa pasta agradar aos olhos.

Já muitos me disseram como é que é possível este carro nunca c ter dado bronca, e o segredo é simples. Debaixo do capô tem sido sempre melhor tratado que eu próprio lol
Qualquer carro faz muitos kms desde que nós olhemos pelo coração dele!
 
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Bem...

1º Muda de Mecanico

2º Quem diz que mudar apenas uma, que ainda por cima nao é igual, nao vai afectar em nada o funcionamento do motor, é no minimo mostrar total desconhecimento de motores V6, para nao dizer outra coisa.

3º Das duas, uma, outra trocas as Cams TODAS, o que se fosse eu, por descargo de consciente, trocava tambem a distribuiçao e tensores (Trabalha tudo com base na mesma correia) Ou se nao há batidas, nem consumos de oleo e se esta tudo ok, deixava estar, pois nao seras o primeiro que troca SÓ as cams e começa do nada a gastar oleo como gente grande, são motores um pouco complicados, por vezes pensas que estas a reparar quando na realidade so estas a estragar.........

Não ha problema em trocar uma came , mesmo que fosse um motor em w trocar uma came não afecta nada , desde que todas as outras cames não apresentem desgaste , e que a came que se vai por seja igual .


Ja troquei varias cames a motores 6 cilindros boxer e alguns ate com vario cam e v8 então as pazadas , e nunca houve reclamações , mas ha que verificar o estado de todas as outras.
Agora por 1 came diferente de todas as outras , ai que não vai bem .

Não sei qual das cames tem de se trocar .

mas por exemplo não fazia o que o mecanico esta a fazer trocar as 2 cames da mesma cabeça .

Se a came é diferente no minimo trocava a outra came da outra cabeça , caso seja a came de admição trocas as 2 admição , caso fosse a de escape trocava as 2 de escape.
para jogarem as 2 cabeças com os mesmos conjuntos.
 
Faz todo o sentido.

É assim, deixa-me ver se consigo explicar. Quem olha de frente para o motor temos 2 bacadas com 2 cams cada, uma bancada à esquerda e uma à direita, certo?

A cam que apresentava desgaste é a da bancada da esquerda e é a cam do lado direito (ligeiramente mais subida que a outra).

Manda-mos vir uma para substituir, original Audi claro, e foi com espanto quando reparamos que existe uma ligeira diferença e que a cremalheira da nova não casa com a outra.
Ao contactar-mos a origem tb não souberam dar explicação óbvia, disseram simplesmente que aquela é actualmente a peça especifica para substituição e correspondente ao part number indicado. Quer dizer que cam igual à que estava instalada já não há, pelo menos originais, e as originais já são upgrades.

Assim para se conseguir instalar a nova cam, é preciso mudar a outra pois as cremalheiras não casam.
Daí a bancada da esquerda ficar com as 2 cams novas e a bancada da direita não se mexer pois as outras cams estão como novas
 
Se a came é diferente no minimo trocava a outra came da outra cabeça , caso seja a came de admição trocas as 2 admição , caso fosse a de escape trocava as 2 de escape.
para jogarem as 2 cabeças com os mesmos conjuntos.


É isto !

Assim nenhuma bancada fica a admitir/escoar mais que a outra.
 
Bem, trocamos as 2 cams da mesma bancada, pois como havia mencionado a nova não casava com a antiga. pesquisei e pesquisei, o Engenheiro da oficina, pesquisou, até expôs a situação ao engenheiro coordenador da marca cá em portugal que por suas vez contactou a alemanha e ninguém encontrou inconveniente em fazer-se as coisas desta forma. aliás quando se mudam as cams se estas tiveram as especificações oem nada obriga a mudar as 4 so porque 1 ta fanada.
Os engenheiros são eles, vamos la ver a longo prazo

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