Assunto ; EGR

Em primeiro lugar como não sabia onde por o topic, ( mecanica ou vag com ) postei aqui
Se algum moderador achar mal colocado agradeço que o mude.

- Após muito pesquisar sobre a EGR, cheguei a um forum em que aconselham afinar a dita, ou seja não fechar totalmente.
Vou explicar melhor:
A minha Allroad e os motores 2.5 TDI tem um deficit até ás 1700RPM (acho que quase todos os TDI).
pelo que experimentei fechar através do Vag a EGR ao máximo passado, reparei que o carro deixou de morrer em baixas e ficou mais redondo.mas conforme eu tinha lido não convinha fechar totalmente, pelo que dos valores apresentados como máximo e minimo optei por dividir e fiquei com o carro igual com baixas e altas óptimas e pasme-se que está a consumir menos ( pelo menos em cidade, e estou a falar de 1 lt ) tambem noto que não preciso de acelarar tanto. desde já aconselho q uem possa que feche em metade a EGR, principalmente em carros com deficit de baixas, alem de não sujar tanto o motor não se precisa de acelarar tanto para arrancar nem faz o coice do turbo a entrar, ou seja responde desde inicio , mas conforme dito pelo Muncho cada carro é um caso pelo que existe carros que com a EGR fechada ao máximo vibram e tem que se afinar a abertura.
resumindo eu estou contente

Eu sei que isto está mais que falado mas a maioria dos que falam não sabem o que dizem, pois a EGR não deixa o carro desenvolver pois manda gases queimados para a camara de combustão e só a partir das 2000 ou 2500 é que fecha totalmente pelo que se acelerar de repente entra muito gasóleo mas pouco ar puro e o gasóleo que não é gasto sai pelo escape dai o fumo nos arranques ora se fechar-mos a EGR por metade continuamos amigos da natureza e amigos da carteira
 
mas, quando se fecha uma EGR electronicamente (com VAG) a centralina, continua a abrir \ fechar a EGR... Só se consegue fechar a EGR electronicamente e entenda-se fechar como não funcionar, através de uma REPRO, ai sim, na repro coloca-se a 0 os valores da EGR..

no meu caso, meti junta cega, fechei electronicamente atraves do processo descritivo no forum e realmente em andamento ao fazer um LOG ve-se no VAG o valor de EGR Duty a variar, logo se não tivesse a junta cega, estaria a funcionar na mesma (talvez numa menos escala). Pela via das duvidas levou junta cega..
 
a minha fechei-a na repro e 100%, meti 8500 no mapa todo, no inverno abro-a até ás 1900rpms para aquecer mais depressa, o meu pára de maneira igual, fuma o mesmo e sente-se o turbo igual, o carro gasta menos mas também poderá ser da repro, só a fundo gasta mais 0.5l...
 
a minha fechei-a na repro e 100%, meti 8500 no mapa todo, no inverno abro-a até ás 1900rpms para aquecer mais depressa, o meu pára de maneira igual, fuma o mesmo e sente-se o turbo igual, o carro gasta menos mas também poderá ser da repro, só a fundo gasta mais 0.5l...
se está a gastar mais a fundo é porque anda mais e isso não tem nada a ver com a EGR, mas sim com a repro pois ela fecha-se a partir das 2000 ou 2500RPM ( varia de motor para motor, onde se nota ganhos é em baixas, eu antes de a fechar tinha que carregar mais no acelarador para arrancar agora é só um toquezinho, logo preciso de menos gasoil para arrancar, ou seja não desperdiço gasoil
 
mas, quando se fecha uma EGR electronicamente (com VAG) a centralina, continua a abrir \ fechar a EGR... Só se consegue fechar a EGR electronicamente e entenda-se fechar como não funcionar, através de uma REPRO, ai sim, na repro coloca-se a 0 os valores da EGR..

no meu caso, meti junta cega, fechei electronicamente atraves do processo descritivo no forum e realmente em andamento ao fazer um LOG ve-se no VAG o valor de EGR Duty a variar, logo se não tivesse a junta cega, estaria a funcionar na mesma (talvez numa menos escala). Pela via das duvidas levou junta cega..
A EGR trabalha com a MAF, se fechas a EGR a MAF deixa entrar mais fluxo de ar para compensar e quem gere isso claro que é a centralina. se tapares fisicamente a EGR e não avisares a centralina ela continua a fazer o mesmo como se lá tivesse a EGRe ficas com falta de ar na mistura. se electronicamente avisares a centralina ela manda-te mais ar puro e a mistura é mais rica, por isso em baixas tens melhorias mas em altas é igual pois a EGR fecha a partir de uma certa rotação
 
e o interesse disto tudo é tornar o motor mais confortavel e sem esticões mas com uma boa acelaração, e eu posso dizer que já não sinto a entrada do turbo ás 1700RPM, ou seja parecia que o carro estava a dormir até ás 1700 e depois dava um coice agora parece um carro a gasolina.....
 
A EGR trabalha com a MAF, se fechas a EGR a MAF deixa entrar mais fluxo de ar para compensar e quem gere isso claro que é a centralina. se tapares fisicamente a EGR e não avisares a centralina ela continua a fazer o mesmo como se lá tivesse a EGRe ficas com falta de ar na mistura. se electronicamente avisares a centralina ela manda-te mais ar puro e a mistura é mais rica, por isso em baixas tens melhorias mas em altas é igual pois a EGR fecha a partir de uma certa rotação

sendo eu um NOOB em Repros e gestão de calculos de injecção, vou questionar o que escreves-te (a vermelho):

Como é que a MAF manda mais ou menos ar??? a MAF não é um sensor que simplesmnete mede o caudal de ar?? Não é uma borboleta onde possa abrir e fechar a passagem de ar... O que pode meter mais ar (em quantidade) é o turbo porque pode comprimir (fazer mais pressão) e ai sim entra mais ar (em cm3) para a admissão..

o que dizes faz sentido sim... mas nao na MAF deixar passar mais ou menos ar.. o que no meu ver pode acontecer, é o calculador fazer mais ou menos pressao (actuando na geometria) e na injecção nos momentos em que a EGR esteja aberta ou fechada...
 
sendo eu um NOOB em Repros e gestão de calculos de injecção, vou questionar o que escreves-te (a vermelho):

Como é que a MAF manda mais ou menos ar??? a MAF não é um sensor que simplesmnete mede o caudal de ar?? Não é uma borboleta onde possa abrir e fechar a passagem de ar... O que pode meter mais ar (em quantidade) é o turbo porque pode comprimir (fazer mais pressão) e ai sim entra mais ar (em cm3) para a admissão..

o que dizes faz sentido sim... mas nao na MAF deixar passar mais ou menos ar.. o que no meu ver pode acontecer, é o calculador fazer mais ou menos pressao (actuando na geometria) e na injecção nos momentos em que a EGR esteja aberta ou fechada...
É claro e tens toda a razão a MAF não manda ar simplesmente faz a leitura da temperatura e caudal de arpresumo que quem lê essa medição é a centralina que depois conforme as RPM abre ou fecha algures uma borboleta .
Estou a falar em baixas rotações em que o valor do turbo quase não existe, e como sabemos a EGR aproveita os gases de escape ou seja sujos e sem qualquer valor explosivo.por exemplo no meu 2.5 o turbo entra em pleno ás 1800 RPM mas desde as 800 até ai custa a andar, ou seja custava que agora até parece um carro a zagolina é que está tão linear que nem se sente a entrada do turbo.
Alem do mais está a consumir menos e tem um trabalhar mais silencioso
 
É claro e tens toda a razão a MAF não manda ar simplesmente faz a leitura da temperatura e caudal de arpresumo que quem lê essa medição é a centralina que depois conforme as RPM abre ou fecha algures uma borboleta .
Estou a falar em baixas rotações em que o valor do turbo quase não existe, e como sabemos a EGR aproveita os gases de escape ou seja sujos e sem qualquer valor explosivo.por exemplo no meu 2.5 o turbo entra em pleno ás 1800 RPM mas desde as 800 até ai custa a andar, ou seja custava que agora até parece um carro a zagolina é que está tão linear que nem se sente a entrada do turbo.
Alem do mais está a consumir menos e tem um trabalhar mais silencioso

não existe nehuma borboleta.. o que pode acontecer é injectar mais ou menos gasoleo,
por exemplo, quanto mais alta for a temp. de ar menos concentraçao de oxigeneo existe, logo, em regioes de muito calor ou de grande altitude o oxigeneo é menos quantidade, a MAF faz a leitura da Temp. e injecta mais gasoleo para compensar a falta de oxigeneo na compressão.. neste caso da EGR pode acontecer isso, o carro ter mais baixas, porque o ar é limpo (niveis de oxigeneo melhores) e entao mais propicio a uma melhor combustão que por consequente melhor prestação..

da minha experiencia pessoal, não notei nada na eleminação da EGR...
 
não existe nehuma borboleta.. o que pode acontecer é injectar mais ou menos gasoleo,
por exemplo, quanto mais alta for a temp. de ar menos concentraçao de oxigeneo existe, logo, em regioes de muito calor ou de grande altitude o oxigeneo é menos quantidade, a MAF faz a leitura da Temp. e injecta mais gasoleo para compensar a falta de oxigeneo na compressão.. neste caso da EGR pode acontecer isso, o carro ter mais baixas, porque o ar é limpo (niveis de oxigeneo melhores) e entao mais propicio a uma melhor combustão que por consequente melhor prestação..

da minha experiencia pessoal, não notei nada na eleminação da EGR...

Pois eu pensava que na admissão havia um genero de borboleta ou válvula que condicionava a entrada de ar , mas seja como for estou mais contente. ( é que o carro a arrancar se fosse numa subida com o ar condicionado ligado quase que tinha que por as redutoras, e houve alturas em marcha atras que as pus.

-1º o carro tem mais baixas
-2º para já está a consumir menos ( em cidade)

Eu não eliminei a EGRsimplesmente fecheia um pouco
 
sendo eu um NOOB em Repros e gestão de calculos de injecção, vou questionar o que escreves-te (a vermelho):

Como é que a MAF manda mais ou menos ar??? a MAF não é um sensor que simplesmnete mede o caudal de ar?? Não é uma borboleta onde possa abrir e fechar a passagem de ar... O que pode meter mais ar (em quantidade) é o turbo porque pode comprimir (fazer mais pressão) e ai sim entra mais ar (em cm3) para a admissão..

o que dizes faz sentido sim... mas nao na MAF deixar passar mais ou menos ar.. o que no meu ver pode acontecer, é o calculador fazer mais ou menos pressao (actuando na geometria) e na injecção nos momentos em que a EGR esteja aberta ou fechada...
Poi eu sou um leigo e descobri que a EGR ao relantim só funciona durante o +-1º minuto depois fecha-se e eu que pensava que estava aberta ao relantim !
A função da EGR e se estou errado digam, é para cumprir com as normas anti poluição , evitando ao máximo a formação de NOX, sendo que a mistura ao ser pobre a camara de compressão não atinge temperaturas tão elevadas, e assim não se forma o NoX.
Outra coisa que aprendi é que em temperaturas negativas a EGR mantem-se fechada até o motor atingir uma temperatura pré defenida, e eu que tinha uma ideia diferente!!!!
 
Ser+a possivel que o carro esteja a consumir menos 2Lt,,,, isto através do <cb pois na realidade axo que´consome muito menos.......alguma coisa está mal!!!!!ou a galp está mal ou eu estou a enganar a GALP
 
Back
Top