Tens um qualque problema no sistema de refrigeração. Pode ser algo barato, ou nem por isso.
Coisas a ver:
- Termostato se abre correctamente ou não. Ver temperatura dos tubos inferiores e superiores do radiador, depois de chegar aos 90°, ambos têm de estar com temp. Semelhantes, nao pode estar um frio e outro quente.
- ver se o tubo estreito que faz retorno do liquido ao vaso se está desentupido e a correr bem.
- deixar o carro em ralenti ate aquecer e monitorizar se as ventoinhas trabalham bem, e se desligam pouco depois, em intervalos de tempo relativamente curtos.
- se nada dos anteriores resultar ou estiver decente, tira os tubos superior e inferior do radiador, e poe mangueira com bom caudal. Se sair menos agua do que entra, radiador entupido.
- verificar fugas/ possiveis locais de entrada de ar no circuito (geralmente são no mesmo local)
A partir daqui so consegues ver mais a gastar dinheiro:
- tampo do vaso com defeito
- junta da cabeça queimada, ou cabeça estalada.
Sei bem do que falo, tive um 80 de 91 e sei o que a casa gasta. Ao longo do tempo cheguei a por tudo novo, desde tubos, a vasos, a tampas, radiador, g12, sensores, junta, etc. O meu fazia isso, e foi junta queimada, e cabeça estalada ao mesmo tempo.
Não te quero alarmar nem ser pivot de más noticias, mas com a pressão que dizes ter, apostaria que é junta. Mas de qualquer forma ja deixei conselhos a ver se te ajuda e oxalá não seja.
Unica coisa que acho estranha é o aviso que te deu. Mas creio que não te explicaste bem, e o aviso foi devido a falta de agua no vaso, e não devido a temperatura, já que supostamente tinhas a 80° e a essa temperatura nunca apitaria aviso.
Abraços