Audi 80 1.9 TDI

Boa noite a todos.
Após a minha apresentação há umas semanas atrás finalmente tenho tempo de apresentar o meu Audi.
Trata-se de um Audi 80 1.9 TDI de Maio de 1992 comercializado na Alemanha e que legalizado em Portugal em Outubro de 1994.
Comprei-o recentemente, com a marca de 300000KM mas avariado, (sabe se lá há quantos KM's o conta km's parou),
Tem alguns problemas, nomeadamente:
-Rolamento roda direita frente gripado. (Já substituido)
-Terminal de direção direito com folga. (Já substituido)
-Apoios das torres de suspenção com folga. (Já substituido)
-Filtro de oleo e oleo novo
-Filtro gasoleo novo
-2 pneus à frente (para já comprados em 2ª mão). Pretendo após o Verão investir nos 4 pneus novos(aceito recomendações para as medidas 195/65R15)

Falta mudar, para já:
-Os cineblocos dos triangulos do motor
-As pontas das tubagens dos travões
-Algumas coisas nos interiores, como poderão constatar nas fotos
- No final uma pintura

Coisa boa é que não tem pontos de ferrugem, pelo menos visiveís
O que está mal: Motor perde força
Já me falaram de várias coisas mas o melhor e será mesmo a primeira coisa que vou fazer é liga-lo à maquina e ver o que se passa... depois direi.

Fiquei muito admirado com o consumo. já fiz perto de 400KM com 20€... (+- 17Lt)
O espaço da mala é também um ponto positivo.
A caixa é muito certinha
A direção muito suave
Apesar dos problemas que tem, não estou nada arrependido de o ter comprado.
Gosto muito da linha dele.
Tem corpo... só falta reavivar-lhe a alma.
Que é o que vou tentar fazer, apesar de ter um orçamento apertado.

Para já é só...

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Aceito qualquer dica que queiram partilhar.

Obrigado e Bom Fim De Semana:):):)
 
Bem vindo á area dos 80.

Tens um bom exemplar, pena ser dos modelos iniciais de b4 e por isso ser muito desprovido de extras, nem vidros electricos á frente tens. Pelo menos tens a.c. :green:

Tens ai umas invenções nesse quadrante, manometros de temperatura e tal. Troca o quadrante por um usado de tdi e aproveitas para ficar com conta rotações. Se precisares de ajuda em quadrantes podes perguntar.

Isso so precisa de uns toques de amor e carinho aqui e ali e fica no ponto :)

Se precisares de umas quartelas, ja que as tuas estão descoladas, tenho umas do b3 que posso dispensar, em pele tal como as tuas.

Abraço
 
Boas, migo esse 80 precisa aí duns toques, mas as peças as peças são baratas e isso com uns trocos e alguma paciencia fica no ponto, assim de repente aproveitava as quartelas do reactive e o carro fica logo outro, piscas brancos , e um quadrante com conta rotações, e ficavas com o manómetro da temp a marcar, assim não precisas do apêndice que aí trazes no tablier. Quanto ao carro falhar isso deve ser uma coisa simples, fala com racegy que ele é de setubal, tem o vag-com e percebe tudo do 80 tdi.
 
Agradado com as respostas, Reactive e A1Z:)

Realmente este argolinhas tem poucos extras, o que até nem é mau. Pelo menos no que diz respeito aos vidros eléctricos... Assim também não avariam..Rs Quanto ao quadrante, esse tem mesmo de ser trocado. O manómetro da temperatura não funciona e o conta km's também não. e aquele apêndice como diz o A1Z não está mesmo com nada. Aliás, o tablier para bem até devia ser trocado!! Tem um buraco, provocado por algo que lá colaram e a seguir descolaram. Resultado: Veio um bocado da pele atrás.
Quanto às quartelas, é uma questão de falarmos... Também estou a precisar dos bancos traseiros e dianteiros. Atrás o banco é em napa e está a desfazer-se todo, daí a forra e os da frente são em tecido. Há mais no interior a fazer, mas para já importa-me é tratar do coração. Uma coisa engaçada que descobri no banco traseiro é o porta-ski!!! Os vossos também têm isso? Está localizado por detrás do encosto de braço situado a meio do banco traseiro. Nunca tinha visto tal coisa... Adiante.
Vou tentar falar com o racegy, ver se ele dá umas dicas. Já me falaram que podem ser varias coisas.. electro-valvulas, a EGR, pressão acumulado no turbo... Vou ter mesmo de o ligar à maquina para se chegar a uma conclusão e começar a partir daí.
Outra coisa: Penso que este carro já vinha com tranca central de portas, pois os "botões" que trancam as portas pelo interior como são, tipo "pontiagudos" são dificeis de abrir, e a tampa do combustível também tem uma tranca e o tampão não é de chave, só que isso não está a funcionar. A chave só abre a porta do condutor. A pergunta é: onde se encontra o módulo que comanda a tranca das portas?
Aparte isto a próxima intervenção vai ser meter os cineblocos dos triangulos novos.. Nessa altura vou tirar umas fotos do habitáculo do motor e motor e postar aqui... Bem haja e Boa noite
Abraço
 
O saco de eskis é normal em certos modelos apenas.

Em relação ao fecho central das portas, exstem 3 hipoteses, uma é ver os fusiveis (isso convem veres todos eles ja que compraste agora o carro), outra é ser fuga de vácuo nas linhas, por ter algum tubo rachado ou partido, ou algum dos modulos a deixar escapar (a bomba de fecho central nestes carros é uma bomba de vacuo, tipo compressor, que gira para os 2 lados, um empurra o ar e abre as portas, o outro cria vacuo fechando-as). A terceira hipotese e mais gravosa, é a bomba de vacuo ter-se partido internamente por desgaste, pois tem uma espécie de grafites por dentro que se partem. Nos 80 é pouco comum partires, mas acontece, nos A4 é muito comum, e estou com esse mesmo problema agora.


A bomba fica na bagageira do lado direito, envolta numa esponja preta.
Se fechares a porta e ouvires um zumbido, tens os fusiveis bons e ela funciona mas deve ter fuga.
Se ela nao trabalhar e os fusiveis estiverem bons, retira-a e desmonta, devera estar partida internamente nos grafites.




Quando aos problemas de motor, custumam ser genéricos, ou é problemas relacionados com MAF, com a EGR indirectamente, devido ao carvão acumulado que esta manda para o motor, ou turbo carbonizado na wastegate, ou problemas.com.os tudos de vacuo e sensores relacionados com esses tubos.


Abraços
 
Boa tarde.
Boas dicas Seabra e Reactive..
Este FDS vou dar uso às ferramentas.:)
Logo direi os resultados. Na partilha de informação é que está o ganho.
Bem haja..
Abraços.

PS. Creio que fiz denúncia de mensagem sem querer. Se assim foi, as minhas desculpas.
 
Bem vindo,
Já vi que somos vizinhos e esse 80 tem muito trabalhinho pela frente.
No que precisares avisa, vou enviar PM.

Se precisares de material, no Porto Alto estavam lá dois, ou então ebay.
 
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