Audi 80 b3 luz do oleo acende

Boas pessoal!
Já relatei aqui neste forum este problema, que deixei de ter e agora voltou, a luz do oleo acende no ecra de erros quando o carro atinge a temperatura dos 90 graus e so a baixa rotação. Foram mudadas as valvulas do oleo por valvulas da marca as que tinha eram de concorrência e agravou porque agora acende antes dos 90 graus, ja foi medida a pressao do oleo e verificado o nivel e esta ok. Tenho o carro no electricista há dois dias e não identificam o problema. Se alguém tiver uma sugestão agradeço.
 
Last edited:
Estou curioso em relação a isto, pois desde que mudei o motor para o 1.9TD tenho o mesmo problema ... Continuas a ter o motor de origem do 1.6TD?

Tens radiador do óleo?
 
Tenho radiador de oleo Reactive, o motor é de origem 1.6 td o carro era do meu avô e esteve parado 3 anos, fiz uma revisão geral no inicio do ano. Amanha vou busca-lo mesmo que o problema esteja resolvido eu conto a solução, mas parece-me que vai ser uma dor de cabeça. Quando ligas a chave acende a luz de oleo juntamente com a da bateria.
 
Last edited:
Tenho radiador de oleo Reactive, o motor é de origem 1.6 td o carro era do meu avô e esteve parado 3 anos, fiz uma revisão geral no inicio do ano. Amanha vou busca-lo mesmo que o problema esteja resolvido eu conto a solução, mas parece-me que vai ser uma dor de cabeça. Quando ligas a chave acende a luz de oleo juntamente com a da bateria.

Na minha 80 acontece o mesmo ás vezes, quando ligo a chave, dá-lhe na cabeça e dá o aviso do óleo, no meu caso penso ser o sensor de pressão, mas se calhar ,é a mesma coisa que o teu, se desligares o fio do sensor ainda faz o aviso?
 
O Ricardo chegou a ver o meu 80 a fazer isso.
O problema é mau contacto na ligação do sensor, mas atualmente nem dou importância a esse erro, mas também ando sempre em cima do nível do oleo
 
Ele apita quando se desliga a valvula da pressão. Já o foi buscar mas o problema mantem-se, o electricista disse que fez uma analise ao rapido não teve hipotese de perder tempo com o carro, vou ter de marcar para fazerem um analise a sério porque aquele apito da dores de cabeça.
 
Last edited:
No meu caso nunca me apitou com o 1.6TD, tudo trabalhou nos conformes (avisava nas situações correctas), e tive avisos tanto por óleo no minimo (aviso a amarelo no CB), e por falta de pressão de óleo, por stresses no alternador, uma das vezes por rebentamento da correia, outra por avaria do controlador de voltagem, e como a pressão de óleo está directamente ligada a um processo no alternador, acusa como falta de pressão de óleo. Este aviso é dado a luz vermelha no CB acompanhado de 3 apitos longos.

No meu caso tenho curiosidade pois tenho os mesmos sintomas que tu, apenas apita em rotações inferiores a 2 mil rpms, e só para periodos de funcionamento acima de 15 minutos a andar, ou seja, mais em transito e em viagens longas, e em viagens longas é um verdadeiro penar, com aquilo a apitar constantemente a cada 10 ou 20 segundos :mad:

No meu caso tentarei ver se o meu mecânico ainda tem os sensores que tinha o meu 1.6Td de forma a muda-los para o 1.9, mas ficarei com um sensor desligado, o que originalmente ia para o radiador de óleo.
Como o meu problema apareceu quando desisti do meu radiador de óleo e do sensor associado, talvez devas dar atenção a esse. É um de temperatura, não de óleo o que estou a falar, mas como muitos dos sistemas têm tendência a estar interligados, não perdes por investigar
 
O eletricista falou em varias possibilidades, alternador, quadrante e etc. , mas agora meti a válvula branca de concorrência e só apita acima dos 90 graus e a mais baixa rotação, o problema é na válvula branca que na de origem tem os valores 1.6-2 bar e quando a tirei é que reparei nisso pois a pressão só foi verificada na azul que é de alta pressão e essa estava ok. Agora vou ter de tirar tempo para ir ao mecânico verificar essa pressão. Antes de ir ao eletricista.
 
Alternador? Não acredito, eu acredito é que o fio que liga ao sensor esteja a tocar na massa algures ou num fio de positivo.

Olha que o problema no alternador dá exactamente os mesmos sintomas, tal como ja tinha referido antes ... Por acaso no meu, quanto mudei de motor tambem mudei de alternador ...

Depois de testares sintomas e electricista, vem cá dar algum feedback, nem que seja para dizer o que nao conseguiste achar, para ver se conseguimos alguma coisa em comum e evitamos dores de cabeça com tanto apito, lool
 
Olha que o problema no alternador dá exactamente os mesmos sintomas, tal como ja tinha referido antes ... Por acaso no meu, quanto mudei de motor tambem mudei de alternador ...

Depois de testares sintomas e electricista, vem cá dar algum feedback, nem que seja para dizer o que nao conseguiste achar, para ver se conseguimos alguma coisa em comum e evitamos dores de cabeça com tanto apito, lool

A sério? Faz me um bocado de confusão como é que o alternador pode provocar isso, mas se for mesmo quero saber como :)
 
Back
Top