Audi 80 B4 1.9 tdi Avant - Localização do relé do limpa pára brisas traseiro.

Boas a todos:

Este é o meu primeiro post, visto ter acabado de me registar. O meu nome é Rui e sou proprietário de uma carrinha Audi 80 B4 1.9 tdi Avant.
O limpa pára brisas traseiro deixou de funcionar sem mais nem menos e ando a tentar verificar o relé que acciona o motor do eléctrico que o acciona, mas não tenho bem a certeza de ser aquele que penso. Existe um relé debaixo do banco traseiro ( um único ). Eu penso que seja esse, mas não tenho bem a certeza. Alguém me pode ajudar?

Obrigado e Cumprimentos a todos.
 
bem vindo
o mais provável é ser o fio de corrente que se partiu
quando abres a mala em cima do lado esquerdo tens ai
uns quantos fios verifica se estão bons

ops:aqui é só para apresentações
 
Boas alexand:

Obrigado pela resposta. Em relação ao facto de aqui ser só para apresentações, não me apercebi bem disso. Pensei que aqui se faziam as apresentações e se colocavam post.
A solução que tu sugeriste é uma boa ideia,. Do lado esquerdo, em cima, quando se abre a porta da mala surgem uns fios. Vão 3 para o motor do limpa pára brisas. Um castanho (massa), um preto e verde ( + do motor ) e um preto e lilás ( + do motor quando parqueia a escova ). Já retirei o motor liguei os fios e parqueia. Mas nesses 3 fios, só o preto e lilás ( parqueamento) é que tem corrente. Quando acciono o manípulo do carro no limpa pára brisas, nunca chega corrente ao fio preto e verde ( + do motor ). Por isso é bem capaz de ter razão. Obrigadíssimo pela ajuda. Vou testar.

- - - - - - - - - -

Boas alexand:

Obrigado pela resposta. Em relação ao facto de aqui ser só para apresentações, não me apercebi bem disso. Pensei que aqui se faziam as apresentações e se colocavam post.
A solução que tu sugeriste é uma boa ideia,. Do lado esquerdo, em cima, quando se abre a porta da mala surgem uns fios. Vão 3 para o motor do limpa pára brisas. Um castanho (massa), um preto e verde ( + do motor ) e um preto e lilás ( + do motor quando parqueia a escova ). Já retirei o motor liguei os fios e parqueia. Mas nesses 3 fios, só o preto e lilás ( parqueamento) é que tem corrente. Quando acciono o manípulo do carro no limpa pára brisas, nunca chega corrente ao fio preto e verde ( + do motor ). Por isso é bem capaz de ter razão. Obrigadíssimo pela ajuda. Vou testar.
 
Last edited:
Boas:

Obrigado pela atenção. À bocado fui abrir a porta da mala à carrinha para verificar os fios tal como o Alexandre sugeriu. Os fios que alimentam as luzes, o motor do limpa pára brisas e fechadura, passam por duas mangueiras aneladas. Uma em cada topo da porta e entram penso que para o pilar traseiro através de dois orifícios junto às dobradiças da porta. Realmente a mangueira do lado esquerdo está um bocado trincada pela porta. Estou a pensar amanhã retirar o pilar traseiro e verificar alguma ponta do fio para depois medir a continuidade. Ou então simplesmente tentar desenbainhar a mangueira e fazer uma verificação visual do estado do fio. Não sei se o Alexandre já alguma vez precisou de fazer algo do genero na carrinha, mas de qualquer forma são modelos diferentes, pois a do Alexandre é V6 Quattro.
Mais uma vez obrigado pela atenção.
 
Boa noite Rui. Bem vindo ao forum e quando for oportuno abre o teu tópico e coloca nele todas as tuas questões que nós estamos para ajudar-nos. Eu tenho uma 80 tdi e já tive que fazer esse trabalho que é moroso. Vais precisar de umas pontas de fios e tens que soldar todos para no local da dobra ficar com fios novos e as emendas vais enfiar mais para baixo da calha da mala. Tens que retirar a ficha que está do lado de baixo dentro da parte do farol. Vai dando noticias e já agora eu também ainda não descobri o relé da minha, já que não tenho limpa para brizas já á três anos e os fios estão todos bem.Continuo a tenar ver qual o relá que comanda esse motor.
Abraço
 
Boas Américo:

Obrigado pela disponibilidade. Vou fazer esse trabalho hoje mesmo. Vamos ver o que vai dar. Em relação aos relés, andei um bocado a partir a cabeça. Em relação ao pára brisas da frente do que consigo entender, existe um relé mais alto na caixa de fusíveis, por dentro do capot, localizada em frente ao volante. Nessa caixa, o relé mais alto e mais chegado à frente, é responsavel pelos intervalos de funcionamento e paragem no limpa pára brisas da frente. ´
Em relação ao limpa pára brisas traseiro, descobri que existe um relé por baixo do banco de trás do lado esquerdo. Ele torna-se acessível quando se rebatem os bancos de trás da carrinha. Quando se puxa pela fita para levantar a o tampo de baixo do banco fica à vista uma plaquinha muito fininha de uma material maleável. Levantando essa tampinha fica à vista um pequeno relé. Pelo esquema que vem no relé, parece-me um relé temporizado e eu sei que tem qualquer coisa a ver com a escova limpa pára brisas traseira, porque quando retirei esse relé e accionei o manípulo do limpa pára brisas traseiro, há um borne que fica com corrente. Portanto este relé tem a ver com o limpa pára brisas traseiro. Se tem a ver com mais alguma coisa, não sei. Tipo piscas ou assim. Não sei.
Mas ando para aqui às voltas com o sistema eléctrico disto e acho algo complicado.
Mais uma vez Américo, obrigado pela ajuda. Quando tiver feito o trabalho, venho aqui dizer como correu e se resolveu.
Já agora. Na sua carrinha, o limpa pára brisas traseiro, pára passado um determinado intervalo de tempo, ou tem de dar outro toque no manípulo para ele parar?
Cumprimentos e obrigado.
 
Boa tarde Rui. Obrigado ela ajuda do relé. Realmente existe um relá por baixo do banco. Levanta-se a cobertura retirando as molas, mas na altura foi um electricista que me disse que não era dali. Como já soldei todos os fios da famosa dobre da mala e o problema persiste, parei de investigar. O meu quando trabalhava tinha que accionar o manipulo para baixo e de pois accionava novamente para parar.
Obrigado e vamos falando.
Abraço
 
Caro Américo:

Obrigado pelo pedido de amizade que já fiz questão de aceitar. Já afastei a manga do lado esquerdo da porta da mala e realmente os fios estavam todos cortados ou descarnados, até me admiro como é que não houve para ali um curto circuito qualquer. Vou soldá-los e estou a pensar cobrir as emendas com uma manga plástica que se enfia no fio e depois se quece com um isqueiro e se molda e cola ao fio. Vou fazer isso, fio a fio à medida que vou soldando. O problema é que a manga grossa de origem, onde os fios todos estão inseridos ( não a manga eléctrica, mas sim a manga de borracha anelada que abraça os fios entre a porta e o tejadilho ), parece muito difícil de afastar. Não sei se consigo afastar o suficiente sem danificar alguma coisa. Ele é de borracha e os fios são isolados a plástico. Já pensei besuntar os fios com um bocado de vaselina e depois com duas ou três abraçadeiras plásticas, apertá-la, de forma a ficar mais apertada, com menos comprimento e assim ter acesso à parte dos fios que estão cortados. Como é que o Américo fez?
Em relação ao relé, eu não sou electricista e não quero pôr em causa o saber de um profissional, mas esse relé tem quatro terminais. Que são o 15, o 31, o 53 e o L. É o relé da Siemens 445 955 529 A. É um relé tipo Bosch. E segundo as normas da Bosch,( o link que eu usei para identificação dos terminais em relés Bosch é este: http://www.bosch-automotive-traditi...switches/downloads_3/klemmenbezeichnungen.pdf , estes terminais têm as seguintes identificações:

15 - Positivo ao comando da ignição
31 - Negativo, ligado à massa
53 - Entrada + do motor do limpa pára brisas
L - Pisca do lado esquerdo

Ou seja o 53 é a entrada de comando ao relé para o motor do limpa pára brisas. E realmente quando se pressiona o manípulo do limpa pára brisas traseiro, um dos terminais da caixa onde o relé é inserido fica com corrente. Agora não me lembro qual é o número do terminal mas é o que fica mais junto à porta. Não tenho a certeza se é o 53 ou o L. Qundo se dá toques no manípulo, ele fica em tensão. Além disso é um relé temporizado. Eu já o abri e é um relé estranho. Tem uma bobine, mas tem também uma pequena placa electrónica com pequeninas resistências e uma coisa que parece um pequeno microprocessador. Que ele tem uma temporização qualquer, eu sei. Mas não faço a mínima ideia como funciona. Por isso estas razões é que achei que era o relé que comandava o motor do limpa pára brisas traseiro. Mas é fácil de verificar, basta retirar o relé e dar ordem ao manípulo e ver se o motor funciona. Se não funcionar, é esse o relé.
Cumprimentos e até breve.

- - - - - - - - - -

Caro Américo:

Obrigado pelo pedido de amizade que já fiz questão de aceitar. Já afastei a manga do lado esquerdo da porta da mala e realmente os fios estavam todos cortados ou descarnados, até me admiro como é que não houve para ali um curto circuito qualquer. Vou soldá-los e estou a pensar cobrir as emendas com uma manga plástica que se enfia no fio e depois se quece com um isqueiro e se molda e cola ao fio. Vou fazer isso, fio a fio à medida que vou soldando. O problema é que a manga grossa de origem, onde os fios todos estão inseridos ( não a manga eléctrica, mas sim a manga de borracha anelada que abraça os fios entre a porta e o tejadilho ), parece muito difícil de afastar. Não sei se consigo afastar o suficiente sem danificar alguma coisa. Ele é de borracha e os fios são isolados a plástico. Já pensei besuntar os fios com um bocado de vaselina e depois com duas ou três abraçadeiras plásticas, apertá-la, de forma a ficar mais apertada, com menos comprimento e assim ter acesso à parte dos fios que estão cortados. Como é que o Américo fez?
Em relação ao relé, eu não sou electricista e não quero pôr em causa o saber de um profissional, mas esse relé tem quatro terminais. Que são o 15, o 31, o 53 e o L. É o relé da Siemens 445 955 529 A. É um relé tipo Bosch. E segundo as normas da Bosch,( o link que eu usei para identificação dos terminais em relés Bosch é este: http://www.bosch-automotive-tradition.com/media/en/automotive_tradition_1/teile_1/switches/downloads_3/klemmenbezeichnungen.pdf , estes terminais têm as seguintes identificações:

15 - Positivo ao comando da ignição
31 - Negativo, ligado à massa
53 - Entrada + do motor do limpa pára brisas
L - Pisca do lado esquerdo

Ou seja o 53 é a entrada de comando ao relé para o motor do limpa pára brisas. E realmente quando se pressiona o manípulo do limpa pára brisas traseiro, um dos terminais da caixa onde o relé é inserido fica com corrente. Agora não me lembro qual é o número do terminal mas é o que fica mais junto à porta. Não tenho a certeza se é o 53 ou o L. Qundo se dá toques no manípulo, ele fica em tensão. Além disso é um relé temporizado. Eu já o abri e é um relé estranho. Tem uma bobine, mas tem também uma pequena placa electrónica com pequeninas resistências e uma coisa que parece um pequeno microprocessador. Que ele tem uma temporização qualquer, eu sei. Mas não faço a mínima ideia como funciona. Por isso estas razões é que achei que era o relé que comandava o motor do limpa pára brisas traseiro. Mas é fácil de verificar, basta retirar o relé e dar ordem ao manípulo e ver se o motor funciona. Se não funcionar, é esse o relé.
Cumprimentos e até breve.
 
Boa tarde Rui,
Muito obrigado pela explicação. Eu andei lá perco, como tu, mas faltava-me a certeza e equipamentos para testar. Quase de certeza que é um desses relés, mas para mim, fica por baixo do volante o que comanda a traseiro. Relativamente aos fios cortados da mala, é fácil e passo a explicar como fiz:
- Tens que ter arranjar as pontas de fio quantas tens no circuito.
- cortas todas as pontas e retiras a borracha grossa.
- Na parte em baixo, dentro da mala abres a portinha que dá acesso à luz e retiras uma ficha para dar folga para puxares em cima para fora e ficares com mais fio para fazer as emendas.
- Depois de fazeres as emendas todas numa das pontas, puxas novamente para ficaren na calha da mala.
- Depois emendas as pontas da outra extremidade, não esquecer que deves enfiar primeiro os fios novos no fole de borracha e este quando encaixar de novo, já não fica com os fios emendados na passagem.

Espero ter ajudado mas vê no meu tópico que vais perceber.
Abraço
 
Boas Américo:

Agradeço imenso a explicação. Vou fazer isso amanhã. Mas feito jumento rasguei a mangueira anelar que envolve os fios. Vou ter de comprar uma nova. Espero que não seja muito cara que isto está curto.
Em relação ao relé, como disse não sou electricista, provalvelmente o américo tem razão e aquele relé que está por debaixo do banco traseiro deve servir para comandar os intervalos temporais dos piscas, ou algo assim. De qualquer forma nem sabia que existem relés debaixo do volante.
Cumprimentos e até breve.
 
Back
Top