Audi 80 TD " massa de ar ou sensor off " ajuda sff

Boas, como podem ler não tenho na presente ideia o nome concreto do problema, com tudo vou ser o mais claro quanto possível.

O problema é o seguinte, no audi 80 TD 1989 temos uma mane te junto do volante no lado esquerdo, essa mesma mane te serve para abrir o ar para o motor, o que resulta uma luz no painel a quando a mesma está puxada para fora, esta serve para dar ar ao motor quando está frio ou simplesmente ser como ajuda no arranque, ora o que se passa é que antes quando a puxava sentia o motor a trabalhar um pouco mais acelerado o que é normal pois é esse o enfeito dessa mesma mane te, o que se passa agora é que quando puxada acende a dita luz no painel mas julgo não fazer o enfeito esperado, pois não sinto o motor acelerar um pouco mais como era habitual e mesmo após ter testado varias vezes não sente-se qualquer enfeito, peço a quem me possa ajudar sobre este assunto, já vi no motor onde passa o cabo que está ligado num género de veio com uma mola, este mexe ou seja o cabo faz o seu trabalho em abrir e fechar mas acho que talvez possa ser o mecanismo que tenha deixado de trabalhar, como testar mais a fundo ou mesmo trocar o dito sensor ou lá o que seja o seu nome.

Obrigado pela atenção e espero ter sido claro, com tudo a minha sinceras desculpa por não saber o nomes próprios da dita massa dar ou lá que seja.

Agradeço toda ajuda prestada e votos de muitas o boas curvas a todos e já agora, parabéns pelo óptimo site, só podia pois é para audis e como tál tem de ser igualmente bom como as máquinas em questão. Obrigado.
 
Boas. Se é um 80TD então deve ter um motor SB ou RA. Esse motor não tem electrónica nenhuma, portanto podes descartar já a hipotese da massa de ar, penso eu.
Tive um Golf MKII GTD com esse motor e nunca precisei de puxar essa alavanca, portanto não sei porque te preocupas com isso. Mas espera que alguem com mais experiencia te dê umas luzes sobre o que se passa.
 
Boas, o meu obrigado na resposta, a importância passa por o arranque a frio, por outras palavras massa dar ou entrada de ar para o motor a frio ajuda e muito no arranque, penso eu, arranque a frio fica muito mesmo muito custoso, e poderá ou não ser pela não entrada de ar, isto pq, quando puxada a dita "alavanca" do ar, notava-se na rotação do motor, agora quando puxada não se nota qualquer reacção nas rotações do mesmo...
Resumo, dificuldade no arranque a frio, muito fumo BRANCO quando liga... e nenhuma reacção nas rotações quando se puxa a "alavanca" do ar, depois disso, sempre que se dá a chave é como sempre sempre foi, é logo à primeira.

Obrigado na resposta...alguém me ajude sff...cumprimentos e voto de muitos e boas curvas!
 
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boas amigo, tive um aaz durante muito tempo,motor mt identico a esse,tenta desligar o cabo e fazer isso manual na bomba com o carro a trabalhar,se tava tudo a trabalhar bem, só pode ser desse mesmo local,não mexeste em afinação de gasoleo certo?
 
Boas,isso não tem a ver com o ar como os carros a gasolina,ser sim para o arranque a frio mas está diretamente ligado com a bomba injectora,só pode ter acontecido duas coisas ou o cabo ganhou folga e não está a fazer o curso na totalidade e neste caso tem de ser afinado ou tem problemas a propria bomba injetora e aí já terá de passar por reparação na bomba
 
Obrigado, de facto nada foi mexido ou afinado,reparei que o cabo faz o seu trabalho ou seja estive a ver se fazia o seu tabalho quando se puxa o cabo, o resultado é positivo, poderá ser uma questão de afinação...tambem mas não me parece pois continua a fazer o seu trabalho e está bem preso... já pensei na bomba, mas a dúvida é, isto só acontece a frio logo a bomba parece estar bem se não faria sempre o mesmo, não é o caso depois de pegar sempre que for para pegar novamente está como de origem, sempre à primeira, o custo é só de manhã na primeira ligação... também já pensei no filtro de gasóleo...

Mas o que faz realmente pensar é o dito fumo liberto na primeira ligação...

Cumprimentos, obrigado uma vez mais, votos de muitas e boas curvas.
 
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Boas, quanto afinação nada foi efectuado, quanto a ser bomba, bom sai fumo logo está ok.

Quanto ao sensor verifiquei que mexe o sensor, logo ok.

O que deixa para as velas, agora pergunto: onde ficam as velas?

As minhas desculpas pela pergunta mas de facto mediante a tantos senores e cabos é um pouco dificil de saber onde ficam, espero qe possam a judar, obrigado.

Obrigado,votos de muitas e boas curvas!
 
Grande, grande obrigado pela ajuda prestada...de facto tinha pensado que as velas ficavam nesse mesmo ponto...mas estou a procura de uma foto para ser mais claro explicito... uma vez mais obrigado.

Agora a pergunta é a seguinte, sendo injectores que estão ligado por tubos em metal junto com os tubos do combutível...certo?
Posso simplesmente usar a chave de bocas e retirar do lugar a peça sem qualquer perigo de combustível ou algo do gener?
É exactamente ai que se tem de mexer certo?

Obrigado uma vez mais, assim se faz um exelente forum de e para todos nós... obrigado!
 
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nao mexes nos injetores nem nos tubos, senao desferas o carro. as velas tam ligadas entre si por uma chapinha com +- 8mm largura e na 4a vela ( a da tua direita) tens la um fio, FAZES ISTO SEMPRE COM A CHAVE DESLIGADA desligas esse fio e as porcas ( chave de bocas 8mm ou 10mm) das velas. agora arranjas 1m fio qualquer encostas no positivo da bateria uma ponta e com a outra ponta tucas levemente na rosca da vela se fizer faisca a vela ta boa se nao fizer ta queimada ( nao deixes essa ponta tucar em ferro nenhum ) faz como te digo nao tens problemas nenhuns e tem que dar certo
 
Boas, uma grande obrigado, e em jeito de resolução pra nós todos futuramente, eis a conclusão, de facto é velas, e realmente tens toda razão sobre a localização das velas,ficam ao lado do injectores um pouco mais a baixo é claro, tipo do lado direito, onde tem a uma chapinha de contacto ligando todas as 4 velas.

Conclusão, fumo pelo escape e dificuldade ao ligar = velas de inginção com problema!

Uma vez mais o grande obrigado, assim se faz e constrói um grande fórum de interajuda!

Votos de muitas e boas curvas, em especial a quem aqui passa e deixa a sua ajuda.
 
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