Audi 80 TDI

Foi uma compra arriscada, porque o conta-quilómetros marca 347357. Mas apesar de muitos, provavelmente também terão sido martelados. Para já porque desde que o comprei entre outras voltas vim de Lisboa a Coimbra, e marcou 8 kms. Agora não anda de todo, e presumo que muito de vez em quando acorde e faça mais uns poucos.

Mais ilações podemos tirar pela certidão de inspeções:
gOUYLAp.jpg

Ele tem feito uma média consistente de 6000 kms/ano, por isso penso que este desatino no conta kms tenha sido depois da última inspeção. Comprei a proprietários de um stand que vendem as retomas mais baratas a título particular, e eles disseram-me que não tinham alterado. Por isso terá isto entregue a alma ao criador assim sem mais nem menos?

Quanto ao motor, a quente fazia um barulho numa correia. No grupo "Tudo sobre mecânica" no Facebook pelo vídeo que meti achavam que era folga entre o carreto e a ponta da cambota, o que me deixou com o coração nas mãos. Felizmente o mecânico onde meti o carro descobriu que era a correia do alternador e trocou-a. Também trocou o óleo, filtros de ar, combustível e óleo, foles de transmissão, junta do cárter, afinou rolamentos traseiros e mandou alinhar a direção.

Há uma série de pequenos problemas que ficaram para eu resolver:
-O conta quilómetros que não funciona
-O rádio não está ligado á antena e qualquer vibração o faz desligar
-O depósito de combustível não tranca (afinal fecha com o fecho central...):roll:
-O banco do condutor não prende
-A porta do condutor não abre do lado de dentro
-A ventoinha da sofagem só funciona no modo mais alto e se lhe der pancadinhas (vou começar a minha intervenção por aqui)
-O radiador da sofagem tem fuga (?) - O mecânico chamou-me a atenção para este bypass (o tubo que sai é o mesmo que entra):

dwPiXTP.jpg
 
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Entre 2007 e 2010 fez apenas 279Km... :S
E mesmo nos anos à volta destes tem muito poucos... Sinceramente, parece-me que essa questão do conta kms já virá de antes.
Mas o importante é agora cuidares bem da máquina, e conservá-la, sem te preocupares muito com os kms. Em carros desta idade, o que interessa mesmo é o estado do carro, pois dificilmente serão kms reais.
Abraço, e boa sorte com o bólide!
 
Sejas bem vindos
O que interessa é a maquina estar boa de mecânica, nem vale a pena moeres o juízo com os quilómetros.
Esse problema nos carretos dos quadrante dos 80´s é cronico, a malta tem a mania de desmarcar quilómetros com o carro em andamento e derivado aos carretos serem de plástico, com os anos partem.
O banco não prender provavelmente tem haver com os suportes de plástico nas calhas e uma borracha que faz altura no sitio que trava o banco.
Essa foto é do permutador, nada tem haver com o radiador da soufagem.
A porta do condutor quase de certeza que tens o cabo partido ou solto.
A velocidade das ventoinhas, tenta ver os comandos e a resistência.
 
Tive uma surpresa muito desgradável... O carro andava a perder água... Então liguei-o sem a tampa do vaso de expansão e vêem-se as bolhas a sair. Fui a um mecãnico que fez a mesma coisa, e confirmou-se - é a junta da cabeça / cabeça rachada.
Não vale a pena falar de quem me vendeu o carro, não sei se eles sabiam disto ou não mas são uns aldrabõeszecos... Eu é que fui burro porque foi um negócio em cima do joelho sem provas nenhumas.
Agora o que interessa é reparar a máquina.
Vai ser um mecânico a tratar do assunto, mas gostava que me dessem sugestões. Sobretudo porque o aquecimento veio de algum lado e tem de ser resolvido. O que reparei é que o indicador da temperatura leva 20 minutos a chegar perto dos 90ºC (a 120 na autoestrada) e a ventoinha nunca a vi a trabalhar. Portanto vou pedir ao mecânico para trocar termoestato e sensor de temperatura. Vale a pena trocar a bomba da água? Mais ideias?
 
Amigo então deves ter a bomba de água com problemas,ja gora dá uma vista de olhos a nível geral gastas agora mas fica de vez boa sorte
 
Podes fazer uns testes antes de pensares no pior.
1- confirma se o tubo que vai do radiador á cabeça fica rijo que nem pedra.
2- com o carro a trabalhar 1 minuto, tiras a tampa do vaso de expansão, já sabes se a agua sair fora e ferver nesse espaço tempo, tens problema.
3- podes deixar o carro parado de um dia para o outro,tiras a tampa do vaso de expansão, se tiver pressão, podes ter problema.
Pode ser só a junta, pode ser cabeça etc

Podes também testar o carro sem o termostato, para ver se não cria pressão.
Mas muita atenção ao estado das tubagens, possíveis fugas, termostato e bomba de agua.
 
Verifica mas é as tubagens de aluminio que apodrecem nesse carro com os anos.
Faz um teste a compressao. Muda todos os bronzes.

Onde há tubagens de alumínio? E bronzes?

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Podes fazer uns testes antes de pensares no pior.
1- confirma se o tubo que vai do radiador á cabeça fica rijo que nem pedra.
2- com o carro a trabalhar 1 minuto, tiras a tampa do vaso de expansão, já sabes se a agua sair fora e ferver nesse espaço tempo, tens problema.
3- podes deixar o carro parado de um dia para o outro,tiras a tampa do vaso de expansão, se tiver pressão, podes ter problema.

Esses três testes é que me permitiram saber que era a junta (confirmado por um mecânico).

Pode ser só a junta, pode ser cabeça etc

etc? como assim? :(

Podes também testar o carro sem o termostato, para ver se não cria pressão.

Qual o objetivo?

Mas muita atenção ao estado das tubagens, possíveis fugas, termostato e bomba de agua.

Penso não haver mais fugas. O sensor de temperatura demora é muito a subir, o que me faz questionar se o carro estará a sobreaquecer e eu não noto. Porque teve de haver sobreaquecimento para rebentar a junta.
 
Da experiência que tenho e do que sei (passo estar enganado), ja esta diagnosticado um problema de pressão para a água daí veres os tubos rijos e ele mandar agua fora.

Isso pode vir da junta da colaça, ou da cabeça do motor ou dos dois.
Por exempo, se o carro andou com água em vez de anticogelante, durante muito tempo ou se o caro ficou parado muito tempo assim...pode aprodrecer e danificar todo o sistema de refrigeração do motor. Ou seja criar "borras" que mais parece barro isso entope o circuito origina a pressão...que depois pode danificar a junta / ou um rachadura na cabeça do motor se já estiver fragilizada.

Isto é só um pequeno exemplo agora...pode ser disso ou de outra coisa qualquer...como o termostato bloqueado.

O que deves fazer é abrir o bicho e mudar a junta mandar testar a cabeça para ver se também foi afetada. Limpar todo o sistema de refrigeração. Mudar o termostato por um bom...não vás ao mais barato...se poder ser da original melhor.
Depois g12 no faso de expansão...

Como disse no início é só a minha opinião..não sou mecânico, falo só da experiência que tenho com o meu.

Ah e é como ja disseram verifica também os bronzes.

Abraço e boa sorte.

Enviado do meu ALE-L21 através de Tapatalk
 
Penso que já foi tudo dito. ;)
Falei em testar sem termostato, para ver se o circuito continua a criar pressão excessiva.
 
O que o termostato faz é só permitir que a água vá ao radiador não é? Eu acho que ele está a abrir porque a mangueira inferior do radiador que vai ao bloco está quente depois de eu andar com o carro...
 
O que o termostato faz é só permitir que a água vá ao radiador não é? Eu acho que ele está a abrir porque a mangueira inferior do radiador que vai ao bloco está quente depois de eu andar com o carro...

A função do termostato é manter a temperatura ideal de funcionamento do motor.
Ou seja, quando atinge uma determinada temperatura abre para fazer arrefecer o liquido passando o pelo radiador.
Se a temperatura descer fecha...isto para manter um temperatura ideal de funcionamento.
Teres os tubos quentes não quer dizer necessariamente que esteja a trabalhar bem.
Uma coisa comum de alguns artistas fazerem é furar o termostato para se ele bloquear o motor não entrar em sobreaquecimento.

Como sabes se o teu está furado, sem o tirar? Se a temperatura não se mantiver nos 90º ou ligeiramente a baixo ou se demorar muito tempo a atingir a temperatura correcta.

Normalmente no inverno / dependo da altura do ano até consegues notar a abertura do termostato, pois o motor aquece...chega a uma temperatura e o termostato abre o que provoca uma ligeira descida da temperatura no quadrante.
Claro que depois de a temperatura ideal ser atingida já não vês isto a acontecer.

Só mais uma informação...no inverno bem que demora a chegar aos 90º, as vezes o meu leva uns 15/20min.
 
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