Bom dia a todos, Espero que se encontrem bem e respectivas famílias!! Tenho um Audi A 3 1.4 TFSI de 125cv SLine de 07/2008 à 8 meses que ando com problemas e está complicado de se resolver. À aproximadamente 1 ano começou-me a desaparecer agua do radiador, os mecânicos não encontram a fuga, perde pouca mas o suficiente para ter de repor 1 vez por semana. Entretendo acendeu-me a luz do motor, a que está associada aos gases, ia ao mecânico apagava a luz o mesmo diz que o carro está bom. Sintoma quando acende a luz corta aceleração em subida. No entanto o carro quando não corta anda bem apesar de que quando a luz acende, a mesma mantém-se acesa até ser apagado o erro, noto uma pequena perda na aceleração, nem sempre mas parece-me que ela está lá, mas também pode ser panca minha já ando com isto à tanto tempo que já nem sei qual é o normal do carro!! Turbo já foi testado está bom, apenas me disseram que a geometria estava a ficar sempre aberta e resolveram isso, já se mudou bomba combustível, válvulas de pressão do turbo a luz volta sempre a acender. Por ultimo disseram-me que era o catalisador entupido ou sujo, penso que lhe retiram o miolo, voltei a andar com o carro pareceu realmente mais solto mas passados 2 dias volta a perder aceleração em subida e acende a luz. Gostava de colocar algumas questões e se pudessem esclarecer algumas situações agradecia. Neste momento o carro está na oficina outra vez, o mecânico vai com ele à inspecção vai tentar ver a situação da agua pois parece-me que começou a perder mais e possivelmente trocar o turbo para ver se não será realmente do turbo andando uns tempos com outro para ver como reage. Alguém teve sintomas semelhantes? Foi resolvido? O carro sem o miolo do catalisador não chumba na medição dos gases na inspecção? Obrigado Abraço a todos
Carro a gasolina sem miolo de catalisador!!! A luz assim nao apaga garantidamente... Quais sao os erros que isso acusa ? Enviado do meu 6055K através do Tapatalk
Bem vindo ao fórum Joao82. Espero que em breve você resolva esse problema e devolva a máquina para ser como nova. A verdade é que essas falhas são as mais problemáticas, porque você não as encontra localizadas e, portanto, não sabe exatamente para onde está indo o problema.
Amigo, muda de mecanico que tas a ser comido de cebolada. Ou por desonestidade ou incompetencia (esta a mais provavel). O mais preocupante ai é o consumo de agua. Se nao ha efectivamente fugas, a agua esta a ser consumida pelo motor. Ou tens passagem na culaça ou na EGR (se esta for refrigerada a agua, que nesse motor nao tenho a certeza, nao sei de cor). Quanto a luz do motor, se o teu mecanico com acesso aos erros que a maquina dá, nao te consegue resolver o problema, muito menos nós aqui sem ver os erros. O erro tem a ver com gases dizes tu.. Para comecar via os valores em tempo real da sondas (banco 1 e 2) so pelos valores da sonda 2, consegues ver se o catalisador está a "catalisar". Olhando para os graficos cartesianos (sinal em volts e tempo), motor ligado ao ralenti, dá logo para perceber se o catalisador esta bom. No grafico da 1 sonda ves ondas em "V" oscilantes e no grafico da sonda 2 tens de ver uma linha mais ou menos recta. Se na sonda 2 vires uma linha semelhante à 1, significa que o catalisador podera nao estar bom, ou a sonda esta avariada. Mas ha sondas que volta e meia necessitam de fazer uma adaptacao. Se a sonda por ventura for wideband até pode ter fusivel, mais uma coisa a confirmar. Tem de se ver os valores da mistura ar combustivel, como esta a injeccao, ignicao, etc, etc, etc, etc, etc, etc....... há que queimar neuronios e perder tempo.
Esses motores tendência a perder agua pela falange do termostato.. Enviado do meu 6055K através do Tapatalk https://photos.app.goo.gl/YBgN6XSh2VdMrPSVA
Bom dia a todos, Obrigado pelas dicas. Eu como não percebo nada de mecânica tenho de confiar nos mecânicos, acho que em todo o caso não me estão a enganar. O carro neste momento está outra vez na oficina, isto do teletrabalho tem dado jeito porque cada vez que fico em casa lá vai o carro mais uma semana para oficina. Se vier resolvido dou feedback do que era aqui no grupo, se não vier vou optar por colocá-lo mesmo numa oficia da Audi tendo em conta que já é o 2º mecânico que está a ver o carro e são ambos da minha confiança (um é mais velhote e disse-me logo que não me podia cobrar o tempo que iria passar de volta do carro dando a entender que não queria aquela avaria e é o que me costuma fazer as revisões ao carro). Obrigado.
Boa tarde a todos, espero que se encontrem bem. Fui fazer diagnóstico à oficina da Audi (Lisboa) não digo o nome por não achar correto fazer mas uma oficina mesmo da Marca. Diagnóstico: Perda de compressão no 4º cilindro, não me souberam dizer se a perda de água também era por esse motivo ou se era mesmo a perda de água que estava a causar a situação pois assim que detectaram este problema não continuaram a desmontar o motor. Solução deles: Motor novo, turbo novo, orçamento 10.000€. O que acham desta situação? Pode ter outra resolução? Será necessário realmente mudar o motor? Obrigado Cumprimentos
Tens o carro á muito tempo? Acho que esse orcamento de 10 mil euros foi mesmo para nao mandares reparar la!!!.. O motor reconstruído custa 3.500€ apenas tens de aproveitar os teus periféricos.. Enviado do meu 6055K através do Tapatalk
Bom dia a todos, Óleo não consome, pelo menos nunca tive de repor entre mudanças de óleo. Comprei o carro à 5 anos com 70.000Km e já fiz outros 80.000km e gostei mesmo muito da condução do carro, estava muito contente com ele, neste momento está com 150.000km. Sim, fiquei com noção de que foi um orçamento para me despachar e eles não quererem mexer no carro, só fiquei um pouco desiludido por a solução ser trocar o motor. Acham que facto do carro perder compressão no 4º cilindro é motivo para mudar o motor? Não pode ter reparação? Não pode ser a junta da cabeça queimada a explicar a perda de água e esta estar a passar para o cilindro e daí a perda de compressão? Bem ele agora vai voltar para oficina e se realmente dor necessário trocar o motor lá terá de ser. Obrigado pessoal