Audi A3 8Y 30 TDI - consumo excessivo de óleo?

Boa noite,

Estou no mundo Audi há muito pouco tempo e é por isso que venho colocar aqui uma questão que para alguns até poderá ser um pouco básica. Tenho um Audi A3 8Y 30 TDI 2.0 116 CV STronic com 12300 km percorridos, até agora já me pediu 3L de óleo do tipo 0W20.

Sempre estive habituado a nunca ter que adicionar extra de óleo em carro nenhum… é normal este motor fazer este consumo todo de óleo? O que para mim acho exagerado…

Cumprimentos, Miguel
 
Também já tive vários carros e tenho e graças a deus também nunca comeram óleo, independentemente até dos km. Se não tiveres feito alguma alteração ao carro ou conduções em regimes muito muito altos, pode estar ai é um erro de fabrico, os gajos querem é baixar a viscosidade, mas podem não ter aperfeiçoado bem as tolerâncias dimensionais de certos sobressalentes internos para essa gama de viscosidades ou algum componente teve já um desgaste prematuro fora do que era suposto, cada vez mais é só produzir produzir, pagar caro e qualidade uma miséria! Se for isso dificilmente consegues demonstrar esse nexo de causalidade para pedires uma indeminzaçao..... Mas convem veres se não há é uma coisa simples tipo um fuga externa tipo do parafuso do bujon do óleo um pouco desapertado e tens é ensopado em óleo o resguardo.....
 
Atenção que acho que esses carros a norma é a 508 a indicação é 0w20 aumentar a viscosidade sem ter conhecimento técnico ou informação da marca so porque sim pode dar mau resultado!
 
Também já tive vários carros e tenho e graças a deus também nunca comeram óleo, independentemente até dos km. Se não tiveres feito alguma alteração ao carro ou conduções em regimes muito muito altos, pode estar ai é um erro de fabrico, os gajos querem é baixar a viscosidade, mas podem não ter aperfeiçoado bem as tolerâncias dimensionais de certos sobressalentes internos para essa gama de viscosidades ou algum componente teve já um desgaste prematuro fora do que era suposto, cada vez mais é só produzir produzir, pagar caro e qualidade uma miséria! Se for isso dificilmente consegues demonstrar esse nexo de causalidade para pedires uma indeminzaçao..... Mas convem veres se não há é uma coisa simples tipo um fuga externa tipo do parafuso do bujon do óleo um pouco desapertado e tens é ensopado em óleo o resguardo.....
Atenção que acho que esses carros a norma é a 508 a indicação é 0w20 aumentar a viscosidade sem ter conhecimento técnico ou informação da marca so porque sim pode dar mau resultado!
Acho que nenhum de vocês percebeu que o carro é novo: com 12300 km percorridos.
Não será fuga mas sim defeito/má concepção do motor para uso do 0w20.
Boa noite,

Estou no mundo Audi há muito pouco tempo e é por isso que venho colocar aqui uma questão que para alguns até poderá ser um pouco básica. Tenho um Audi A3 8Y 30 TDI 2.0 116 CV STronic com 12300 km percorridos, até agora já me pediu 3L de óleo do tipo 0W20.

Sempre estive habituado a nunca ter que adicionar extra de óleo em carro nenhum… é normal este motor fazer este consumo todo de óleo? O que para mim acho exagerado…

Cumprimentos, Miguel
Não é normal haver esse tipo de consumos de óleo num carro novo. No entanto, o 2.0TDI atual está a gerar muito alarido por isso mesmo. A meu ver, forçaram o uso do 0w20 num motor que foi concebido para 0w30/5w30. Provavelmente vão lhe dizer que é normal no concessionário, mas só tem que reclamar porque se o carro em novo consome esse óleo, imagine quando tiver algum desgaste. Já para não falar no custo que essa "brincadeira" de gastar óleo tem.

No manual do condutor, vem alguma referência à viscosidade do óleo a utilizar ou apenas a norma?
 
Acho que nenhum de vocês percebeu que o carro é novo: com 12300 km percorridos.
Não será fuga mas sim defeito/má concepção do motor para uso do 0w20.

Não é normal haver esse tipo de consumos de óleo num carro novo. No entanto, o 2.0TDI atual está a gerar muito alarido por isso mesmo. A meu ver, forçaram o uso do 0w20 num motor que foi concebido para 0w30/5w30. Provavelmente vão lhe dizer que é normal no concessionário, mas só tem que reclamar porque se o carro em novo consome esse óleo, imagine quando tiver algum desgaste. Já para não falar no custo que essa "brincadeira" de gastar óleo tem.

No manual do condutor, vem alguma referência à viscosidade do óleo a utilizar ou apenas a norma?
Bom dia,

Desde já agradeço a todos pelas respostas. Realmente o carro apesar de já ter 12300 km é novo, faço muitas viagens para Santarém.

Relativamente ao manual ele refere que pode gastar 0,5l/1000 km no primeiros 5000 km, contudo, como já passou essa fase continuo realmente a achar que para um carro novo é um consumo exagerado. Independentemente de fazer viagens a altas rotações…

Junto ao motor fala em utilizar 0W20, norma 508 se não me engano, mas no manual fala numa norma 507 5W30. O que me deixa realmente confuso se o óleo que está a ser usado é o apropriado para este motor…

Cumprimentos
 

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Bom dia,

Desde já agradeço a todos pelas respostas. Realmente o carro apesar de já ter 12300 km é novo, faço muitas viagens para Santarém.

Relativamente ao manual ele refere que pode gastar 0,5l/1000 km no primeiros 5000 km, contudo, como já passou essa fase continuo realmente a achar que para um carro novo é um consumo exagerado. Independentemente de fazer viagens a altas rotações…

Junto ao motor fala em utilizar 0W20, norma 508 se não me engano, mas no manual fala numa norma 507 5W30. O que me deixa realmente confuso se o óleo que está a ser usado é o apropriado para este motor…

Cumprimentos
Diria mais “só ter” eheheh

A informação é clara segundo o que está na segundo página do manual: o óleo correto é o indicado no autocolante junto ao cofre do motor. Caso não esteja disponível, pode se usar o óleo alternativo indicado no manual para realizar o atesto ;)

Não, não é normal. Além do mais o conceito altas rotações é relativo. Não é como se o carro passasse horas às 4.000rpm.

Fale com o concessionário e depois dê-nos feedback
 
Atenção conceito de altas rotações pode ter nexo de causalidade com o consumo de óleo. No caso de se andar a picar muito o motor e parar logo a seguir. Pois, se o turbo-compressor estiver muito quente o óleo que o lubrifica deixa de fluir com essa paragem prematura do motor e será transformado em carvão, o que poderá com o tempo destruir/folgas o turbo e parte da admissão do motor acaba por ser depois alimentada também com óleo de lubrificação do turbo, que acaba por arder na camara de combustão. A regra quando se anda a picar os carros em altas rotações é quando se pára, manter o motor ao ralenti pelo menos uns 2/3 minutos antes de ser desligado o motor. Quem faz ou lhe faz repros sabe bem do que falo, pois de outra forma só se aprende com os erros com euros :duhh:!
 
Agradeço a todos pelas respostas e sugestões. Irei acionar a garantia para ver o que se passa com a viatura.

Cumps
 
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