Audi A4 Avant B5 1.9 TDI 1996

Boa noite.

A breve história da minha carrinha:
Foi importada da Alemanha e teve um dono em Portugal (sou o segundo).
Adquiri num stand com garantia de 6meses (motor e caixa).

Marca: Audi

Modelo: A4 Avant B5 8D

Motor e Transmissão: 1.9 TDI 81kw tração frontal.
Kilometragem: 387000

Chassis: Suspensão original da versão.

Travões: Disco atrás e à frente originais da versão.

Jantes/Pneus:
Jantes 15" BBS (uma com a aresta danificada).
Pneus 195/65/R15 (marca fortuna).

Exterior:
Cor: Cinza claro (com riscos).
Óticas e faróis originais (elevada degradação).
Estado original

Interior:
Estofos em tecido.
AC automático (não aquece).
Vidros elétricos (tem sistema Confort).
Computador de bordo completo (resolvido).
Espelho da consola partido.
As portas fecham em andamento.

Audio:
Sistema original.(apenas colunas frontais).
Rádio com o visor LCD danificado.

Próximas Alterações:
Reparar plásticos interiores danificados.
Reparar computador de bordo.(feito);
Reparar riscos exteriores.
Substituir óticas e faróis (queimadas e estaladas).
Aplicar Cruise Control. (já tinha[emoji847]);
Reparar o sistema de luz interior (não desliga quando se fecha a porta).(feito);
Reparar o AC a quente.
Substituir jantes por umas 16/17 (se ainda for possível com declaração na SIVA vai 17").
Aplicar faróis de nevoeiro.(luzes fundidas)
Rever suspensão (ainda não sei qual).

Fotos:
Para breve [emoji39]


Enviado do meu VFD 710 através do Tapatalk
 
Last edited:
Pelo visto tenho manete de Cruise Control. Mas não está a funcionar ou pelo menos eu não sei lidar com a coisa. [emoji28]IMG_20180119_135336.jpgIMG_20180119_135449.jpg

Enviado do meu VFD 710 através do Tapatalk
 
Parece-me bem. Tem um miminhos para receber. O que é normal.
A suspensão podias optar por coilovers. Ou é para manter original?
Com umas jantes 17' e um pouco mais baixa ficava logo outra coisa.
 
Parece-me bem. Tem um miminhos para receber. O que é normal.
A suspensão podias optar por coilovers. Ou é para manter original?
Com umas jantes 17' e um pouco mais baixa ficava logo outra coisa.
Olá Rui.
Sim uns belos miminhos a se fazer.
Para já é para manter original. Vai ser o carro do dia a dia.
Mas se de futuro reportar fiabilidade aqui ao dono [emoji41], estou a pensar por uns bilstein b8 com um kit de molas eibach (descer uns 2cm). Coilovers para o percurso que faço não é boa ideia [emoji28][emoji28]. Isso só se fizesse cidade, aí seria uma aposta.
Jantes ando a ver o que consigo na SIVA. Já mandei e-mail, vamos ver a resposta deles.
Eu queria umas 17. 8j com 215/55 ou 225/45 depende o conforto ganho. Caso contrário vão umas BBS CO ou SR em 16" (já tem Homologação).
Atualmente está com jante 15", originais BBS sem centros e pneumáticos 195/65 fortuna (vieram no negócio).


Enviado do meu VFD 710 através do Tapatalk
 
Olá Rui.
Sim uns belos miminhos a se fazer.
Para já é para manter original.
Jantes ando a ver o que consigo na SIVA. Já mandei e-mail, vamos ver a resposta deles.
Eu queria umas 17. 8j com 215/55 ou 225/45 depende o conforto ganho. Caso contrário vão umas BBS CO ou SR em 16" (já tem Homologação).
Atualmente está com jante 15", originais BBS sem centros e pneumáticos 195/65 fortuna (vieram no negócio).


Enviado do meu VFD 710 através do Tapatalk

A minha também veio com jante 15'.
Quando estes pneus forem à vida leva 16'. Mas mais para a frente será 18 ou 19.
Na SIVA dão-te homologação 225.45.17
Coilovers consegues regular naquilo que pretendes. E como pra ja so queres 2cm baixo pouca diferença te deve fazer das molas que vais por.
Eu a gastar na suspensão vai ser logo em coils.
Já tive uns lowtec 9.1 (b5 anterior) e gostei. Mas existe mais barato. Falam bem dos Jom.
 
Os bilstein com molas eibach depois também posso regular a altura mas já seriam uns b12. Coils, não tem a mesma durabilidade, já tive e não gostei. Também pode ter sido má experiência minha.
Com as bilstein sempre tenho outro Confort. Sabes que as estradas portuguesas (calçada) não é grande coisa para suspensões duras, rapidamente ficaria com o carro cheio de barulhos e para já estou admirado, para os anos que tem.

Enviado do meu VFD 710 através do Tapatalk
 
Boas vai ser mais um projecto para ir acompanhando.
Quando comecei a ler, inicialmente pensei que tinhas a carrinha mesmo em mau estado... :p
Mas pelo que vejo, são coisinhas normais dos anos e coisas de facil e barata reparação.
De mecânica se tiver estimada tens uma carrinha com um motor muito fiável.
Em relação há suspensão se valorizas o conforto, mete molas, eu tenho coils vmaxx, não são maus... mas...
Adeus conforto.
Já andei em carros com JOM e não recomendo.
 
Boas vai ser mais um projecto para ir acompanhando.
Quando comecei a ler, inicialmente pensei que tinhas a carrinha mesmo em mau estado... [emoji14]
Mas pelo que vejo, são coisinhas normais dos anos e coisas de facil e barata reparação.
De mecânica se tiver estimada tens uma carrinha com um motor muito fiável.
Em relação há suspensão se valorizas o conforto, mete molas, eu tenho coils vmaxx, não são maus... mas...
Adeus conforto.
Já andei em carros com JOM e não recomendo.
Eu depois coloco mais umas fotografias do exterior, mas agora com os exames na universidade não tenho tido tempo.

A nível mecânico/eletrônica tem três problemas que quero resolver:

Custa imenso a pegar a frio e faz fumo branco quando pega. A quente não tem problema e não aquece (temperatura 90ºC).
O AC a quente não funciona, zero.
O erro brems licht.

De resto parece estar bem.

A ideia e não perder conforto.
Com coils, ponho o carro cheio de ruídos em pouco tempo.
Portugal no seu geral não é país para carro do dia a dia usarem coils ou suspensão mais dura.
É a minha opinião.

Enviado do meu VFD 710 através do Tapatalk
 
O facto de pegar mal a frio, pode ser o sensor de temperatura, ar no gasoleo ou a bomba injectora.
Se não tens ar quente, deverás ter o radiador da soufagem entupido ou anulado.
O erro brems licht, deve ser alguma luz de stop fundida.
 
O facto de pegar mal a frio, pode ser o sensor de temperatura, ar no gasoleo ou a bomba injectora.
Se não tens ar quente, deverás ter o radiador da soufagem entupido ou anulado.
O erro brems licht, deve ser alguma luz de stop fundida.
Ar não deve ser, porque o ar implicaria mesmo a quente.
Bomba injetora, mesmo a quente iria ter problemas embora aconteça casos que na substituição desta fique resolvido pelo que tenho lido e ouvido.
Sensor de temperatura? Como assim?
E vela de aquecimento do arranque, poderá ser? Nem sei se tem, os diesel de bomba mecânica têm.

Porque a bateria está boa e o motor de arranque igualmente.

As luzes de stop dão todas.
Isto é assim, quando ligo o carro (o computador de bordo já dá) no LCD surge o erro brems licht e passados uns segundos, surge OK, e fica sem nada.
Li no Manual do carro que se surgir o símbolo por mais de três segundos e apitar e desaparecer é sinal de erro nas luzes stop (fundidas ou cabos), que é o que acontece, mas as luzes dão.


Enviado do meu VFD 710 através do Tapatalk
 
Ar não deve ser, porque o ar implicaria mesmo a quente.
Bomba injetora, mesmo a quente iria ter problemas embora aconteça casos que na substituição desta fique resolvido pelo que tenho lido e ouvido.
Sensor de temperatura? Como assim?
E vela de aquecimento do arranque, poderá ser? Nem sei se tem, os diesel de bomba mecânica têm.

Porque a bateria está boa e o motor de arranque igualmente.

As luzes de stop dão todas.
Isto é assim, quando ligo o carro (o computador de bordo já dá) no LCD surge o erro brems licht e passados uns segundos, surge OK, e fica sem nada.
Li no Manual do carro que se surgir o símbolo por mais de três segundos e apitar e desaparecer é sinal de erro nas luzes stop (fundidas ou cabos), que é o que acontece, mas as luzes dão.


Enviado do meu VFD 710 através do Tapatalk
Eu vou mesmo para o radiador entupido ou anulado.
Tens que ver se o gasóleo recua, se dizes que custa a pegar e faz fumo branco, podes ter isso a desferrar, e isso pode acontecer por vários factores, teres ar no sistema, a válvula anti retorno já não estar boa, ou pior a bomba injectora.
Nos TDI mais antigos o sensor da temperatura se não estiver bom, pode influenciar, no pegar do motor.
Se a bateria está boa e o motor de arranque igualmente, podemos eliminar essas opções.
Velas nesse motor não me acredito, tem que estar temperaturas bem baixas para acender a luz da resistência.
Em relação ao erro das luzes vê bem isso, penso que as lampadas são de 2 filamentos, pode estar algum queimado, ou o suporte da lampada estar estragado, ve também as fichas.
 
Eu vou mesmo para o radiador entupido ou anulado.
Tens que ver se o gasóleo recua, se dizes que custa a pegar e faz fumo branco, podes ter isso a desferrar, e isso pode acontecer por vários factores, teres ar no sistema, a válvula anti retorno já não estar boa, ou pior a bomba injectora.
Nos TDI mais antigos o sensor da temperatura se não estiver bom, pode influenciar, no pegar do motor.
Se a bateria está boa e o motor de arranque igualmente, podemos eliminar essas opções.
Velas nesse motor não me acredito, tem que estar temperaturas bem baixas para acender a luz da resistência.
Em relação ao erro das luzes vê bem isso, penso que as lampadas são de 2 filamentos, pode estar algum queimado, ou o suporte da lampada estar estragado, ve também as fichas.
Agora nas férias de semestre já vou verificar essa situação.

Enviado do meu VFD 710 através do Tapatalk
 
Acho que em relação ao sensor da temperatura, um dos testes que se pode fazer é experimentar desligar a ficha e ver se ele assim pega de "estalo", ele pode estar a dar informação à ECU que o líquido está quente fazendo assim custar pegar.
 
Acho que em relação ao sensor da temperatura, um dos testes que se pode fazer é experimentar desligar a ficha e ver se ele assim pega de "estalo", ele pode estar a dar informação à ECU que o líquido está quente fazendo assim custar pegar.
Acabei de fazer esse teste.
Custou na mesma a pegar e fez na mesma fumo branco. Todavia já vi pela primeira vez a luz da resistência.
É primeira vez que tenho um TDI. Por isso não sei se é normal neste motores quando se pega no carro de manhã, a luz a resistência surgir ou não. Nos meus carros a diesel que tive, era todos de bomba mecânica. A luz da resistência tinha de ligar obrigatoriamente de manhã cedo.

Aqui em Bragança chegam estar temperaturas negativas de manhã cedo.

Eu agora, vou voltar a fazer mais uma viagem (litoral interior) e quando vier de férias do semestre vou me dedicar ao assunto.

Fico sim é com medo do esforço que cria na mecânica de cada vez que tenho de insistir para o carro pegar.

Reparei que as fichas que ligam nas belas de aquecimento estão todas partidas. Não sei se por algum motivo alguma possa estar danificada ou a fazer mau contato, mas acho que se isso acontecesse, um dos pistões ficaria a trabalhar mal, digo eu.

Enviado do meu VFD 710 através do Tapatalk
 
Back
Top